Olha, escolher um bom pneu para o carro foi algo que eu só aprendi na marra, depois de fazer algumas escolhas erradas.
A primeira coisa que levo em conta é o manual do carro. Parece óbvio, mas muita gente ignora isso! O manual indica o tamanho, a largura e o índice de carga e velocidade ideal para o modelo do veículo.
Quando comprei pneus que não seguiam essas especificações, o carro ficou instável, especialmente em curvas e frenagens mais bruscas.
Outra coisa que observo é o tipo de terreno onde vou usar mais o carro. No meu caso, dirijo muito na cidade, então escolho pneus que são mais focados no conforto e na economia de combustível, geralmente os de perfil mais baixo.
Mas, se eu fosse viajar bastante por estradas de terra ou lugares irregulares, buscaria pneus com maior resistência e desenho para aderência nesses terrenos.
Também presto atenção no índice de ruído do pneu. Teve uma vez que comprei um pneu que era ótimo em desempenho, mas o barulho na estrada era insuportável!
Hoje sempre verifico isso na etiqueta de eficiência do pneu, que mostra o nível de ruído, além da aderência no molhado. Não adianta nada ter um pneu econômico se ele escorrega na chuva, né?
Por fim, fico de olho na marca. Pode até ser tentador pegar pneus muito baratos de marcas desconhecidas, mas já tive uma experiência ruim com isso.
O pneu durou muito menos que o esperado, então acabei gastando mais no final. Agora prefiro investir em marcas reconhecidas, como Michelin ou Pirelli, que têm garantia e geralmente oferecem boa durabilidade, e se está procurando qual a melhor marca de pneu para carros de passeio recomendo os da Michelin!