Escolher o pneu certo para o meu carro foi uma experiência cheia de aprendizados. Na última troca, o vendedor me mostrou como identificar as informações na lateral do pneu. Agora, sempre confiro o código DOT, que indica a data de fabricação. Não adianta comprar um pneu que já está há anos no estoque, mesmo que seja novo. Aprendi que pneus muito antigos podem ter a borracha ressecada, o que compromete a segurança.
Outra coisa que faço é considerar o tipo de estrada onde dirijo mais. Eu costumo pegar bastante estrada de terra nos fins de semana, então escolhi pneus mistos, que funcionam bem tanto no asfalto quanto em terrenos irregulares. Quando usava pneus exclusivamente urbanos, sentia que o carro ficava instável em estradas de chão batido.
Além disso, passei a dar mais valor às marcas renomadas. Já comprei pneus de marcas genéricas, e a economia não compensou. Eles se desgastaram muito rápido e não tinham boa aderência. Hoje invisto em marcas como Continental e Pirelli, que oferecem garantia e bom desempenho.
Por fim, agora sempre pesquiso avaliações na internet antes de comprar. Tem muitos fóruns e sites especializados onde as pessoas compartilham experiências reais. Isso já me ajudou a evitar modelos que tinham problemas frequentes, como ruído excessivo ou desgaste rápido, e se está em dúvida de qual a melhor marca de pneu para carros de passeio recomendo os da Goodyear!