Essas três marcas são reconhecidas mundialmente pela qualidade e tecnologia de seus capacetes, mas qual delas realmente se destaca? Você já usou alguma delas?
Sempre fui um grande fã da AGV. Já tive alguns capacetes da marca ao longo dos anos, e o que mais me impressiona é a qualidade da construção e o conforto. Atualmente, uso um AGV K6, que é simplesmente fantástico.
Ele é super leve, tem um ótimo campo de visão e a ventilação é excelente, principalmente para quem mora em lugares quentes.
Outro ponto que eu gosto muito é o design. Os capacetes da AGV sempre têm um visual agressivo e moderno, além de oferecerem uma aerodinâmica incrível, o que faz bastante diferença em velocidades mais altas.
Sei que algumas pessoas acham que os modelos da AGV podem ser um pouco mais apertados no início, mas isso é normal depois de alguns usos, o forro se adapta à cabeça e fica perfeito. Eu já testei capacetes da Shark e da Shoei, mas, para mim, a AGV sempre teve o melhor equilíbrio entre segurança, conforto e estilo.
Eu já experimentei capacetes de várias marcas, mas a Shoei é, sem dúvida, minha favorita. Uso um Shoei RF-1400 há um tempo, e posso dizer que nunca tive um capacete tão confortável.
A forração interna é absurdamente macia, e o encaixe na cabeça é simplesmente perfeito. Além disso, a Shoei tem uma construção impecável, e dá pra sentir a qualidade do material só de pegar no capacete.
Outro ponto que me fez optar pela Shoei é a durabilidade. Eu cuido bem dos meus equipamentos, mas mesmo assim, já tive capacetes de outras marcas que começaram a apresentar desgaste no forro e ruídos estranhos depois de um tempo.
Com a Shoei, isso nunca aconteceu meu capacete continua parecendo novo, mesmo depois de muitos quilômetros rodados.Claro, os capacetes da Shoei são mais caros, mas eu prefiro investir um pouco mais em algo que sei que vai me proporcionar segurança e conforto por muitos anos.
Nunca tinha dado muita atenção para os capacetes da Shark, até que comprei um Shark Spartan GT Carbon. Foi uma das melhores aquisições que já fiz!
Primeiro, o peso do capacete é excelente por ser feito de fibra de carbono, ele é bem leve e não cansa o pescoço em viagens longas. Além disso, ele tem um sistema de viseira solar interna, o que é uma mão na roda para quem pega estrada de dia e de noite.
O que mais me surpreendeu foi a aerodinâmica. Já tive capacetes que começavam a balançar muito quando passava dos 120 km/h, mas com o Shark, isso não acontece. Ele corta o vento de forma muito estável, e isso dá uma sensação de maior controle na pilotagem.
A única coisa que achei que poderia ser melhor é a ventilação. Não chega a ser ruim, mas em dias muito quentes, sinto que outros capacetes (como os da AGV) são mais eficientes nesse quesito. No geral, Shark é uma marca incrível e recomendo fortemente!
Se você curte motos esportivas e gosta de um capacete que entrega performance e aerodinâmica, eu diria que a AGV é a melhor escolha. Meu primeiro capacete premium foi um AGV Pista GP RR, e posso dizer que é uma obra de arte em termos de engenharia. Ele foi feito pensando na aerodinâmica em alta velocidade, então se você gosta de acelerar na pista, vai sentir a diferença.
Outro ponto forte da AGV é a leveza. Comparado a outros capacetes que já usei, a diferença de peso é perceptível, o que ajuda muito no conforto durante viagens longas. A viseira também é um show à parte o campo de visão é maior do que em muitos capacetes, o que dá mais segurança e controle na pilotagem. Claro, o preço dos modelos topo de linha da AGV pode ser um pouco salgado, mas se você busca segurança e tecnologia de ponta, vale cada centavo.
Uma coisa que sempre me incomodou em alguns capacetes foi o nível de ruído, especialmente em viagens longas.
Depois de testar várias marcas, percebi que os capacetes da Shoei são os que melhor isolam o barulho do vento. Atualmente, uso um Shoei Neotec 2, que é um modelo modular, e posso dizer que ele é um dos capacetes mais silenciosos que já tive.
Além da acústica, outra coisa que eu amo na Shoei é a qualidade dos materiais. O forro é extremamente confortável, e mesmo depois de horas pilotando, não sinto desconforto na cabeça.
Além disso, a Shoei é uma das marcas mais respeitadas quando o assunto é segurança basta ver os testes de impacto e os certificados que a marca tem. Se você quer um capacete premium e preza por conforto e silêncio na estrada, a Shoei é uma escolha certeira, pra mim é a melhor marca de capacete para moto!
Gente como escolher um bom capacete?
Eu sempre levo em consideração o conforto e o ajuste na hora de escolher um capacete. Não adianta ser bonito se ficar apertado demais ou solto na cabeça.
Gosto de experimentar vários modelos e ficar com ele na cabeça por alguns minutos para ver se realmente é confortável.
Também dou prioridade para capacetes com bom sistema de ventilação, porque ninguém merece ficar suando demais em dias quentes.
Para mim, segurança vem em primeiro lugar. Sempre procuro capacetes com certificação, como o Inmetro aqui no Brasil. Também presto atenção no material da casca externa, prefiro os de fibra de carbono ou compostos mais resistentes. Além disso, escolho um modelo que tenha viseira com proteção UV, já que costumo pegar estrada e o sol direto no rosto atrapalha muito.
Eu ando de moto todos os dias e já aprendi que um bom capacete precisa ser prático também. Prefiro os modelos com viseira interna escura, porque facilita muito quando o sol está forte. Outro ponto importante é o tipo de fecho, acho os micrométricos bem mais fáceis de usar no dia a dia. Também sempre verifico o peso, porque um capacete muito pesado cansa o pescoço depois de um tempo.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
Para mim, além de segurança e conforto, o design também conta. Gosto de capacetes bem estilosos, mas sem abrir mão da qualidade. Normalmente opto por modelos fechados, porque protegem melhor e reduzem o barulho do vento. Outra coisa que considero é o forro interno removível e lavável, porque com o tempo ele acaba ficando com cheiro ruim, então é bom poder tirar e limpar.