Estou pensando em comprar um climatizador da Philco, mas não sei se realmente refresca ou se é só um ventilador com água. Funciona mesmo em dias mais quentes?
Comprei um climatizador da Philco no verão passado, principalmente porque o ar-condicionado estava fora do meu orçamento.
A proposta dele é mais refrescar o ambiente do que gelar de fato, então eu já comprei com isso em mente. Moro em região quente e seca, e uso com as pedras de gelo que vêm junto isso ajuda muito!
Ele não faz milagre, mas no meu quarto pequeno dá uma boa aliviada no calor. Além disso, gostei que é econômico, silencioso e fácil de transportar de um cômodo pro outro.
Só recomendo pra quem não espera uma refrigeração igual a de ar-condicionado.
Olha, sinceramente, me arrependi um pouco da compra. Achei que o climatizador da Philco fosse mais potente, mas no meu caso (moro no Rio, onde o calor é pesado e úmido), ele não deu conta.
Usei com água gelada, gelo, fiz de tudo… e ainda assim o efeito era mínimo. Talvez funcione melhor em regiões secas, mas aqui, o ambiente só ficou mais úmido e abafado.
No fim, acabei deixando de lado e voltando pro velho ventilador. O que salva é que ele é bonito e tem várias funções, mas não atendeu minhas expectativas.
Tenho um da Philco faz dois anos já, e foi uma das melhores compras que fiz pra minha casa. Ele não substitui o ar-condicionado, mas cumpre o papel direitinho de deixar o ambiente mais agradável.
Trabalho em home office e passo o dia no escritório com ele ligado. Gosto que ele tem os modos de ventilação, timer e ainda posso colocar gelo pra potencializar.
É ótimo também pra quem tem rinite, como eu, porque ele umidifica o ar. Recomendo especialmente pra quem mora sozinho ou em apartamento pequeno.
Como saber se o climatizador é bom?
Usei o climatizador da Philco por uns meses e depois acabei vendendo. Comprei achando que ia resolver o calor do meu quarto, mas só melhorava se eu ficasse bem na frente dele.
O reservatório de água é pequeno, e eu tinha que reabastecer várias vezes ao dia. Fora isso, percebi que ele só faz diferença com o uso de gelo, o que é um pouco trabalhoso de manter no dia a dia.
Se for pra um local pequeno e sem muita expectativa, talvez sirva. Mas pra mim, que queria algo mais forte, não funcionou tão bem.
Olha, quando eu fui comprar meu primeiro climatizador, achei que bastava escolher uma marca conhecida e pronto. Mas me enganei.
Depois de passar calor com um modelo fraquinho, comecei a pesquisar melhor. Descobri que é essencial olhar a capacidade de vazão de ar (em m³/h), porque é isso que define o quanto ele vai realmente refrescar o ambiente.
Outro ponto que eu considero é se ele tem função de umidificador, porque aqui onde moro o ar é muito seco.
E claro, sempre leio os comentários de quem já comprou, principalmente os negativos, pra saber onde estão os defeitos escondidos. Hoje eu olho tudo isso antes de comprar qualquer climatizador!
Pra mim, só dá pra saber se um climatizador é bom mesmo depois que você testa ele no calorão de verdade.
Eu tinha um que parecia funcionar bem, mas quando bateu 35°C aqui em casa, parecia que ele só jogava vento quente.
Foi aí que percebi que um bom climatizador precisa ter reservatório grande de água e, se possível, espaço pra colocar gelo.
O modelo que uso hoje faz toda a diferença porque mantém o ar fresco e ainda ajuda na umidade.
Então, minha dica é: veja se o aparelho tem essa versatilidade e pense no clima da sua região. Climatizador não é ar-condicionado, mas um bom modelo ajuda MUITO!
Recomendo dar uma olhada nesses tópicos aqui!
- Qual a melhor marca de ventilador do momento?
- Qual a melhor marca de ventilador para ambientes pequenos?
- Sobre a categoria Ar e Ventilação
- Ar condicionado LG ou Electrolux: opiniões
- Qual é o melhor purificador de ar para alérgicos?
- Ventilador de coluna ou de mesa: qual ventila melhor em ambientes pequenos?
- Qual a melhor marca de ventilador de torre?
- Qual é a melhor marca de circulador de ar?
- Qual é a melhor marca de ventilador de mesa?
- Ventilador torre Arno vale a pena o custo?
- Circulador de ar é bom? Vale a pena usar?
- Entre um climatizador e um ventilador potente da Arno, o que refresca mais?
Eu sou do tipo que gosta de fazer lista pra tudo (mania mesmo). Então antes de investir num climatizador, fiz uma pequena checklist pra saber se valia a pena. Olha o que eu considerei:
- Tamanho do ambiente que eu queria climatizar
- Capacidade do reservatório (quanto maior, menos vezes preciso reabastecer)
- Funções extras: timer, controle remoto, velocidades diferentes
- Se tem filtro de ar (importante pra quem tem rinite, como eu)
- Facilidade de limpeza
Com base nisso, comparei uns três modelos e escolhi o que mais atendia esses pontos. Tem funcionado super bem aqui em casa!