As camisetas da Nike ainda são boas?

Há um tempo eu venho testando diferentes marcas de roupas esportivas, principalmente porque costumo treinar com frequência e gosto de manter o conforto e o estilo no dia a dia. E uma das perguntas que mais ouvi — e até já me fiz — foi: as camisetas da Nike ainda valem a pena? Será que a qualidade continua como antigamente? Aqui vai minha experiência real com a marca e o que percebi ao longo do tempo.

O que me atraiu nas camisetas da Nike

Eu sempre tive um apego pelas camisetas da Nike, principalmente aquelas com tecido mais leve e caimento esportivo. O design sempre foi um diferencial, e muitas vezes eu acabei comprando pela aparência, confesso.

Mas o que me fez continuar usando por um bom tempo foram alguns pontos que realmente me agradaram:

• O toque macio do tecido (principalmente nas versões com Dri-FIT)
  • A resistência nas lavagens
  • A versatilidade: uso tanto pra treinar quanto pra sair
  • O caimento moderno, mesmo nos modelos mais simples

Só que nem tudo são flores…

O que mudou nos últimos anos?

Nos últimos dois anos, notei que algumas camisetas da Nike começaram a perder um pouco da robustez que tinham antes. Tive algumas experiências bem distintas dependendo da linha e da loja onde comprei. Aqui vai um comparativo com base em camisetas que comprei ao longo dos anos:

Ano da compra Linha da camiseta Sensação inicial Resultado após 6 meses
2018 Nike Sportswear Essential Tecido espesso, firme Ainda parece nova
2020 Nike Dri-FIT Leve, super respirável Perdeu a cor um pouco
2023 Nike Club Tee Mais fina, bem básica Deformou levemente na gola
2024 Nike Dri-FIT Run Division Leve, ótima pra treino Excelente durabilidade

Como dá pra perceber, a qualidade varia bastante de uma linha pra outra. Nem toda camiseta da Nike é sinônimo de durabilidade ou performance, então vale a pena pesquisar bem o modelo antes de comprar.

O que eu faço hoje antes de escolher uma

Com a minha experiência, fui criando alguns critérios que me ajudam a não cair em ciladas, mesmo sendo uma marca que eu gosto muito:

1. Verifico a composição do tecido: quanto mais poliéster, melhor pro treino; se for pro dia a dia, prefiro algo com mais algodão.
  2. Procuro avaliações de quem já comprou: em lojas online, os comentários ajudam demais.
  3. Evito modelos “simples demais”: geralmente são os que duram menos.
  4. Dou preferência às linhas performance: como a Dri-FIT Run Division, que teve uma ótima performance comigo.

Então, as camisetas da Nike ainda são boas?

Na minha opinião, sim, ainda são boas. Mas com uma ressalva importante: nem todas valem o preço cheio. Algumas linhas mais básicas têm uma qualidade inferior comparadas com as versões mais técnicas da própria marca.

Se você busca uma camiseta só pelo nome da marca, pode acabar se decepcionando. Mas se escolher bem a linha, principalmente se for algo mais voltado pra performance ou treino, a chance de acerto é grande.

Hoje eu continuo comprando camisetas da Nike, mas com muito mais critério. Se é pra investir um valor mais alto, quero algo que dure e que realmente faça sentido pra minha rotina. E sim, ainda consigo encontrar modelos que entregam isso.

Se você está na dúvida, minha dica é: não compre pela marca, compre pelo modelo certo. E se puder experimentar ou pesquisar bastante antes, melhor ainda.

Se alguém aqui também já teve experiências boas (ou ruins) com camisetas da Nike, vou adorar ler e trocar ideias!

7 curtidas

Cara, esse post caiu como uma luva pra mim. Comprei duas camisetas da Nike recentemente (uma básica e uma Dri-FIT) e tive exatamente essa percepção que você mencionou.
A básica ficou com a gola toda estranha depois de umas 5 lavagens. Agora, a Dri-FIT? Perfeita! Uso pra correr toda semana e tá novinha ainda.
Aliás, você já testou aquelas da linha “Pro”? Tava pensando em pegar uma, mas o preço tá salgado…

5 curtidas

Amei seu relato, super sincero! Eu também tive uma experiência parecida. Comprei uma Nike Club Tee no ano passado e sinceramente? Achei que parecia aquelas camisetas de mercado genéricas, só que com o logo da Nike estampado.
Agora, uma que eu uso pra yoga e adoro é a Nike Yoga Luxe. Um pouco mais cara, mas o tecido é uma delícia e super durável.
Ah, e obrigada pela tabela comparando os anos e linhas, ajudou muito!

4 curtidas

Cara, eu tenho uma da linha Nike Pro sim. Comprei no ano passado. É uma das melhores pra treinar em academia, ela gruda no corpo mas é super respirável. Não desbota fácil e seca muito rápido.
Só recomendo experimentar antes porque o caimento é mais ajustado, meio “compression”. Se curte camiseta mais solta, talvez não curta tanto.

5 curtidas

Alguém mais teve problema com o tamanho das camisetas da Nike?
Comprei M, como sempre uso, mas ficou apertada nos ombros e larga na cintura… Achei o corte esquisito.
Achei estranho porque minhas antigas (modelo de 2019) tinham um caimento muito melhor. Será que mudaram a modelagem?

4 curtidas

Sim, eu percebi isso também! Tenho camiseta Nike de 2017 que veste certinho e as mais novas parecem ter a costura mais “reta”.
Acho que depende da fábrica ou da linha. As que são feitas no Brasil têm uma modelagem, as importadas (vi no site que algumas são do Vietnã) são totalmente diferentes.

5 curtidas

Gostei da dica de olhar a composição do tecido!
Nunca tinha pensado nisso e só fui entender quando comprei uma que grudava toda no corpo quando suava — aí vi que era 100% algodão :person_facepalming:
Agora só compro com mistura de poliéster. Valeu demais pelas dicas práticas no final do post. Muito útil!

5 curtidas