ASUS apresenta conceito de slot PCIe que entrega até 250W direto para GPUs

A ASUS apresentou um conceito inovador para o mercado de hardware: um slot PCIe x16 redesenhado, capaz de entregar até 250W de energia diretamente para a GPU, eliminando (em muitos casos) a necessidade de cabos de energia adicionais.

O grande diferencial desse protótipo é a proposta de simplificar a conexão das placas de vídeo. Atualmente, um slot PCIe fornece até 75W, exigindo conectores extras como o de 8 pinos (150W) para atender GPUs intermediárias. Com a nova solução, toda a alimentação seria feita pelo próprio slot da placa-mãe.

A ASUS conseguiu isso ao alargar e reforçar os contatos do slot e do PCB da GPU, permitindo maior condutividade elétrica. Além disso, o conector de energia de 8 pinos deixaria de ir para a placa de vídeo e passaria a ser ligado diretamente na placa-mãe.

Apesar de promissor, o projeto continua em fase de protótipo e precisa passar por validações técnicas e comerciais. A ideia é reduzir cabos dentro do gabinete, melhorar a estética e até diminuir riscos de superaquecimento em conectores, como ocorreu com o padrão 12VHPWR.

Destaques do conceito da ASUS

• Recurso exclusivo: slot PCIe x16 modificado, capaz de fornecer até 250W de energia

• Objetivo: eliminar cabos adicionais em placas de vídeo intermediárias

• Técnica: contatos reforçados para suportar maior condutividade elétrica

• Benefícios: menos cabos no gabinete, mais praticidade e segurança contra superaquecimento

• Situação atual: conceito experimental, ainda sem padronização pelo PCI-SIG

Segundo a ASUS, a proposta tem foco em placas de vídeo de entrada e intermediárias, já que modelos topo de linha ainda devem exigir conectores adicionais.

Vale lembrar que, em paralelo, o PCI-SIG já confirmou o PCIe 8.0 para 2028, dobrando a taxa de transferência em relação ao PCIe 7.0. Não há confirmação se o conceito da ASUS será integrado a futuros padrões oficiais.

Fonte: ASUS

5 curtidas

Achei essa ideia da ASUS simplesmente incrível. Sempre me incomodou aquele emaranhado de cabos de energia saindo da fonte direto pra placa de vídeo, além de não ser nada prático na hora de organizar o gabinete.

Se realmente conseguirem entregar 250W direto no slot PCIe, isso resolve dois problemas de uma vez: deixa o visual muito mais limpo e ainda facilita a montagem. Imagino que pra quem curte setups com vidro lateral e iluminação RGB vai ser um atrativo enorme.

4 curtidas

Não vou negar que fiquei com um pé atrás. Hoje já temos problemas sérios com os conectores 12VHPWR esquentando e até derretendo em algumas situações, e agora a ASUS quer jogar toda essa carga direto pelo slot da placa-mãe.

Parece arriscado. Se a placa-mãe não for projetada com bastante cuidado, isso pode virar uma dor de cabeça enorme com aquecimento e até perda de contato elétrico.

Quero ver testes independentes antes de acreditar que é viável na prática.

3 curtidas

Do ponto de vista de engenharia, faz bastante sentido reforçar os contatos do slot PCIe e distribuir melhor a corrente. Mas isso exige PCB mais espesso, trilhas de cobre reforçadas e placas-mãe de construção premium, o que provavelmente vai encarecer bastante o produto final.

Acho que pode funcionar bem em placas intermediárias e até high-end, mas fico na dúvida se fabricantes menores vão adotar a ideia. Além disso, sem a padronização do PCI-SIG, isso pode acabar ficando só como uma solução proprietária da ASUS.

4 curtidas

Pra quem monta PC sem grandes pretensões, acho uma ideia bem interessante. Eu não faço overclock, não uso GPUs topo de linha, e meu maior problema sempre foi organizar os cabos do gabinete.

Ter uma placa de vídeo que não precisa de conector adicional seria perfeito. A estética também ganha bastante: imagina olhar pro PC e ver só a GPU encaixada, sem aquele cabo 8 pinos atrapalhando. Pra setups intermediários, essa solução parece muito prática.

4 curtidas

Legal ver a ASUS tentando inovar, mas eu fico pensando se isso não é só uma “solução provisória” até o PCI-SIG lançar algo oficial.

Já confirmaram o PCIe 8.0 pra 2028, que vai dobrar a taxa de transferência, então não me surpreenderia se viesse junto um novo padrão de alimentação também.

Pode ser que a ideia da ASUS nem chegue a se consolidar, servindo apenas como um teste de mercado pra ver se o público se interessa.

5 curtidas

Minha maior preocupação é com a compatibilidade. Será que esse slot especial vai funcionar com qualquer GPU ou só com modelos específicos da ASUS? Se for restrito, pode acabar afastando muita gente, porque ninguém vai querer ficar preso a uma única marca.

O ideal seria que isso virasse padrão, mas como não é algo oficial do PCI-SIG, fica difícil imaginar outras fabricantes adotando logo de cara.

5 curtidas

Eu apoio qualquer ideia que simplifique a vida do usuário final. Já vi muita gente que compra peça errada ou conecta mal os cabos de energia, e esse tipo de solução resolve esse problema de forma prática.

Além disso, diminuir a quantidade de cabos melhora o fluxo de ar no gabinete e pode até ajudar na refrigeração. Se virar tendência, pode ser um divisor de águas na montagem de PCs, principalmente pra quem não tem tanta experiência.

5 curtidas

Achei a iniciativa bem legal, mas acho difícil ver isso disponível no curto prazo. Uma coisa é mostrar protótipo em evento, outra é convencer fabricantes de GPU, placas-mãe e até fornecedores de energia a padronizar a ideia.

O ecossistema de PCs é grande e qualquer mudança leva anos pra se consolidar.

Então, apesar de promissora, eu vejo essa novidade da ASUS mais como um teste de conceito do que algo que veremos em larga escala nos próximos lançamentos.

5 curtidas