Se tem um periférico que me acompanha diariamente no trabalho, nas partidas online e até mesmo nos momentos de relaxamento ouvindo música, é o headset.
Já testei dezenas de modelos nos últimos anos, de marcas famosas a opções menos conhecidas. Mas o Headset Gamer Havit H2002d me surpreendeu de uma forma que poucos conseguiram, e olha que entrei nesse teste com o pé atrás, justamente pelo preço.
Com mais de 19 mil avaliações só na Amazon e aparecendo direto entre os mais vendidos no KaBuM e Mercado Livre, eu resolvi tirar a prova: por que esse headset faz tanto sucesso? Aqui, compartilho minha experiência real de uso com ele.
Pontos Fortes
- Excelente custo-benefício
- Design bonito e robusto
- Drivers grandes de 53 mm com som equilibrado
- Microfone destacável de boa qualidade
- Confortável por longas horas
- Compatível com PC, PS4, Xbox e celular
- Espumas removíveis e adaptador incluso
- Volume alto sem distorção
Pontos Fracos
- Cabo não destacável
- Acabamento emborrachado arranha fácil
- Revestimento em couro sintético pode descascar com o tempo
- Não possui conexão sem fio
- Sem tecnologias como som 7.1 ou cancelamento ativo
- Controle de volume no cabo pode ser um ponto de falha com o tempo
Para facilitar a visualização, criei uma imagem que resume os principais pontos fortes e fracos do Havit HV-H2002d.
Acredito que assim, fica mais fácil comparar os destaques e limitações do headset de forma rápida e prática.
Nota geral: 8.3
Depois de usar o Havit HV-H2002d por várias semanas e colocar à prova todos os seus recursos em diferentes situações, desde reuniões de trabalho até sessões longas de jogos, eu cheguei às seguintes notas para cada aspecto do produto.
Levei em conta a faixa de preço, o desempenho real e a experiência de uso no dia a dia. Para facilitar, criei essa imagem também para ficar mais claro as notas do Headphone Fone de Ouvido Havit HV-H2002d.
| Critério | Nota (0 a 10) | Comentário Rápido |
|---|---|---|
| Qualidade de som | 8,5 | Áudio limpo e equilibrado, com graves suaves e sem distorções no volume máximo. |
| Conforto | 9 | Ótimo para uso prolongado, sem apertar a cabeça ou esquentar demais. |
| Qualidade do microfone | 8 | Boa captação de voz e cancelamento básico de ruídos; ideal para jogos e chamadas. |
| Construção e design | 9 | Bonito, robusto e com aparência premium, mas o acabamento risca fácil. |
| Funcionalidade | 7,5 | Funciona bem no geral, mas o cabo fixo e a ausência de recursos extras limitam. |
| Custo-benefício | 9,5 | Pelo que entrega na faixa de preço, é um dos melhores que já testei. |
| Isolamento acústico | 7,5 | Passivo e eficaz, mas não substitui um cancelamento de ruído ativo. |
| Versatilidade | 8 | Compatível com vários dispositivos e fácil de usar, mas falta conexão sem fio. |
No geral, o Havit HV-H2002d se destaca principalmente pelo equilíbrio entre preço e entrega.
Ele não é o mais avançado em recursos, mas se você busca um headset acessível, com boa qualidade de som, microfone funcional e conforto, dificilmente vai se decepcionar. É um dos raros casos em que o sucesso em vendas faz total sentido.
Primeiras impressões: Design e acabamento
O que mais me chamou atenção logo de cara foi o visual. O Havit HV-H2002d tem um design bem mais elegante do que eu esperava para a faixa dos R$200 a R$250. A estrutura mistura metal flexível com plástico de acabamento estilo piano, o que dá um ar de sofisticação. Ele realmente parece mais caro do que é.
A construção é robusta e passa uma boa sensação de durabilidade. O revestimento emborrachado nas laterais das conchas é bonito, mas risca fácil, então já deixo a dica: se você é daqueles que joga comendo salgadinho ou deixa o headset jogado em cima da mesa, melhor cuidar bem.
Outro ponto positivo é o logo da Havit em alto relevo, que brilha sob a luz e dá um charme extra. Detalhes assim fazem diferença, principalmente se você curte setups mais caprichados.
Porém, eu acho interessante que você entenda a diferença entre os tipos de fones de ouvido, até mesmo para saber qual a proposta do Havit e o que esperar dele.
Agora, se você quer saber o motivo de eu ter dado essas notas para cada uma das categorias, aqui está:
Qualidade de som – Nota: 8,5
O Havit HV-H2002d me surpreendeu positivamente nesse quesito. Mesmo sem contar com tecnologias como som 7.1 ou codecs de alta fidelidade, ele entrega uma experiência bastante equilibrada.
Os drivers de 53 mm proporcionam uma boa presença de graves e médios, e o som não distorce nem mesmo em volumes mais altos, o que é raro em modelos nessa faixa de preço.
Para jogos, o nível de detalhamento é satisfatório, permitindo identificar passos e sons do ambiente com facilidade.
Para músicas, o som é limpo, embora as frequências mais agudas às vezes pareçam um pouco apagadas. Ainda assim, dentro do que se espera por até R$250, é uma performance sólida.
Conforto – Nota: 9
Esse foi um dos pontos que mais me agradou durante o uso diário. O headset tem um design over-ear com almofadas grandes, que envolvem completamente as orelhas sem apertar.
A haste com ajuste suspenso distribui bem o peso e evita aquela pressão incômoda no topo da cabeça, mesmo em sessões longas de uso.
Não senti dores, desconforto ou calor excessivo, o que pra mim é essencial. Ele poderia ter atingido nota máxima se o revestimento em couro sintético não tivesse o risco de desgaste ao longo do tempo, mas ainda assim, é um dos headsets mais confortáveis que já testei nessa categoria.
Qualidade do microfone – Nota: 8
O microfone removível e flexível do Havit HV-H2002d cumpre bem o seu papel. Ele capta a voz com clareza, possui uma espuma que ajuda a reduzir ruídos indesejados, como respiração ou sons fortes de consoantes, e funciona de forma plug and play em qualquer dispositivo.
Em testes com chamadas no Discord e em gravações, a voz ficou limpa, mesmo com algum ruído ambiente.
A nota não é mais alta porque há uma ligeira alteração na tonalidade da voz captada, algo comum em modelos mais baratos, e porque não há ajustes avançados de ganho ou cancelamento de ruído ativo.
Construção e design – Nota: 9
Esse é um dos grandes trunfos do headset. O design é moderno, discreto e robusto, com uma estrutura de metal flexível e detalhes em plástico com acabamento estilo piano.
O logo da Havit em alto relevo e os elementos metálicos dão um toque premium ao modelo, que aparenta ser mais caro do que realmente é.
Quer saber o que vem dentro da caixa do Headphone Fone de Ouvido Havit HV-H2002d? Então dá uma olhada nesse unboxing!
As almofadas são removíveis, o que facilita a manutenção. O único motivo da nota não ser 10 é que o acabamento emborrachado das laterais pode riscar com facilidade, o que exige mais cuidado no manuseio. No geral, é um headset bonito e bem construído.
Funcionalidade – Nota: 7,5
O headset é simples, direto ao ponto e funciona bem. A conexão é feita via P3 (3.5 mm), e ele já vem com adaptador para quem usa em PCs com entradas separadas.
Os controles de volume e mute estão no cabo, o que é prático. No entanto, ele não conta com recursos extras como software de personalização, perfis de áudio, som surround virtual ou conectividade sem fio.
Além disso, o cabo é fixo, o que pode ser um problema se houver falha. Por isso, ele perde alguns pontos aqui. Ainda assim, para quem busca o essencial e funcionalidade sem complicações, ele atende bem.
Custo-benefício – Nota: 9,5
Considerando o que o Havit HV-H2002d oferece em termos de som, construção, conforto e compatibilidade, o valor que ele custa parece quase injusto, no bom sentido. Por cerca de R$200 a R$250, ele entrega mais do que muitos modelos de marcas mais conhecidas de headset e caras.
A performance geral me agradou muito, e mesmo os pontos negativos são compreensíveis dentro dessa faixa de preço.
A nota só não foi 10 porque ainda assim existem limitações (como a ausência de conexão Bluetooth ou de um cabo destacável). Mas é, de longe, um dos melhores custo-benefício que já testei.
Isolamento acústico – Nota: 7,5
Apesar de não ter cancelamento ativo de ruído, o isolamento passivo do HV-H2002d funciona melhor do que o esperado.
As conchas grandes e acolchoadas ajudam a bloquear boa parte dos sons externos, criando uma espécie de bolha sonora, especialmente se o volume estiver em nível médio para alto.
Claro que em ambientes muito barulhentos, ele não faz milagres, mas para uso em casa ou no escritório, ele ajuda bastante a manter o foco. A nota reflete justamente esse equilíbrio entre o que oferece e o que ainda poderia ser aprimorado.
Versatilidade – Nota: 8
A compatibilidade do headset é excelente. Ele funciona em PCs, notebooks, celulares (com entrada P3), PS4, Xbox One e outros dispositivos multimídia, sem precisar instalar nada.
O fato de já vir com o adaptador splitter facilita muito a vida de quem usa em desktop. A conectividade é confiável e direta.
Por outro lado, ele não possui conexão sem fio ou múltiplas entradas, o que limita um pouco o uso em cenários mais modernos (como celulares sem entrada P2). Ainda assim, é bem versátil dentro da proposta com fio.
Conforto no uso prolongado
Uso headset por horas seguidas no meu dia, então conforto é fundamental. Nesse quesito, o HV-H2002d mandou bem. As almofadas over-ear são amplas e envolvem bem as orelhas, o que ajuda a isolar o som externo sem pressionar demais.
A haste com sistema de ajuste suspenso é outro acerto. Ela se adapta bem a diferentes formatos de cabeça sem apertar ou escorregar.
Mesmo em sessões longas, não senti incômodo. O peso é moderado e bem distribuído — dá pra passar horas com ele sem lembrar que está usando.
O revestimento das conchas e da haste é em couro sintético, e vale o alerta: com o tempo, esse tipo de material costuma descascar, principalmente se você sua muito ou usa em ambientes quentes. No meu caso, isso não foi problema, mas se você mora em regiões mais quentes ou não tem ar-condicionado, vale redobrar o cuidado.
Um detalhe bacana: as espumas são removíveis, o que facilita a limpeza ou até mesmo uma futura troca. Isso normalmente só se encontra em modelos bem mais caros.
Microfone surpreendente (com uma ressalva)
Uma das grandes surpresas foi o headset com microfone destacável. Ele é flexível, tem uma espuma na ponta que ajuda a reduzir ruídos e é fácil de posicionar.
Usei em chamadas no Discord e também em gravações simples, e a qualidade da captação foi excelente, com voz clara e sem distorções.
Claro que, como qualquer headset mais acessível, há uma leve alteração na tonalidade da voz, mas nada que prejudique o uso. Inclusive, achei melhor que microfones de modelos mais caros que testei.
O cabo traz um controle de volume e um botão para silenciar o microfone, o que é prático. Mas aqui vai minha crítica: esses controles ficam no cabo, e se o cabo der problema, você perde essas funções. Um cabo destacável resolveria isso.
Conectividade: Simples e versátil
O Havit HV-H2002d tem entrada única P3 de 3.5 mm, que une áudio e microfone. Isso garante compatibilidade com uma boa gama de dispositivos, testei no notebook, celular e até no PS4, e funcionou de primeira.
Para quem usa em PC, ele já vem com adaptador splitter, separando o microfone e o som. O cabo trançado de 1,7 m também é um ponto positivo: não enrola fácil, tem boa flexibilidade e parece resistente.
É tudo plug and play. Ligou, usou. Zero dificuldade.
Qualidade de som: Acima da média pelo preço
Chegamos ao ponto que, sinceramente, me fez ficar com o headset mesmo depois dos testes: o som.
Eu não esperava muito por conta do preço, mas ele entrega uma qualidade sonora bem equilibrada, com destaque para os médios e graves suaves, graças aos drivers de 53 mm. O som é limpo, sem chiado, e o volume surpreende: mesmo no máximo, não distorce.
Se você gosta de jogos, vai curtir o nível de detalhes. É fácil distinguir sons de passos, tiros e ambiente. Para quem curte ouvir música, ele funciona bem também, principalmente com rock, pop e gêneros mais instrumentais.
Agora, não espere uma imersão absurda com 7.1 virtual ou cancelamento ativo. Ele entrega bem, mas ainda está num patamar básico/intermediário. Se sua exigência for muito alta, pode ser que sinta falta de um som mais encorpado.
Isolamento acústico
Apesar de não ter cancelamento de ruído, o isolamento passivo é muito competente. As conchas fechadas e almofadadas ajudam bastante a abafar ruídos externos. Dá pra se concentrar bem no que está ouvindo ou jogando, mesmo com movimento ao redor.
Tabela de especificações técnicas do Headset Gamer Havit H2002d
| Característica | Detalhes |
|---|---|
| Modelo | Havit HV-H2002d |
| Drivers | 53 mm |
| Impedância | 64±15% Ω |
| Sensibilidade | 110dB ± 3dB |
| Resposta de Frequência | 20 Hz – 20 kHz |
| Microfone | Destacável, 6.0 x 2.2 mm |
| Corrente de Operação | ≤ 80 mA |
| Cabo | Trançado, 1,7 metros |
| Conector | P3 (3.5 mm) + adaptador para áudio e microfone separados |
| Compatibilidade | Xbox One, PS4, PC, notebook, celular e outros dispositivos multimídia |
| Recursos extras | Controle de volume no cabo, botão de mute, almofadas removíveis |
Vale a pena comprar o Headset Gamer Havit H2002d?
Se você busca um headset com bom som, microfone funcional, construção sólida e conforto, tudo isso por menos de R$250, o Havit HV-H2002d é uma das melhores opções do mercado. Ele não tem firulas, mas entrega o que promete com competência. Para trabalhar, jogar ou ouvir música, foi uma das melhores experiências que já tive nessa faixa de preço.
Se ele tivesse um cabo removível ou uma versão Bluetooth, seria praticamente imbatível.
Mas mesmo com as limitações, recomendo fortemente. É aquele tipo de compra que você faz e fica se perguntando por que não comprou antes.
Onde comprar o Havit HV-H2002d com segurança?
Depois de analisar todos os detalhes do Havit HV-H2002d, muita gente me pergunta onde comprar esse headset com preço justo e segurança na entrega. A boa notícia é que ele está disponível em várias lojas confiáveis e costuma entrar em promoção com frequência.
Aqui vão alguns links atualizados onde você pode encontrá-lo:
- Amazon – geralmente tem entrega rápida e garantia direta com o fabricante.
- KaBuM! – ideal para quem quer parcelar ou aproveitar promoções relâmpago.
- Mercado Livre – atenção apenas à reputação do vendedor antes da compra.
Sempre que possível, compare os preços, veja as opções de frete grátis e fique de olho em cupons disponíveis.
Inclusive, se você quiser receber alertas diários de ofertas como essa, vale a pena entrar em grupos de promoções ou seguir canais de tecnologia especializados.