Vejo muita gente usando, mas são bem mais caros. Na prática, ajudam mesmo na organização?
Eu uso há um tempo e, pra mim, valeu o investimento sim. A principal vantagem é poder reorganizar as folhas, tirar e colocar sem bagunçar tudo. Isso ajuda muito na organização, principalmente se você usa pra estudo ou trabalho.
As marcas mais conhecidas são o Caderno Inteligente® e o Tilibra Tilidisco. São mais caros, mas duram bem mais que um caderno comum. Se você gosta de manter tudo organizado, acaba compensando. Eu uso o Tilibra Tilidisco e recomendo!
Eu fui de Rocketbook, que é um pouco diferente porque é reutilizável e tem integração com app. Uso pra faculdade e acho muito prático, porque consigo escanear tudo e salvar na nuvem sem perder anotação. É uma pegada bem mais digital.
Na época, eu ainda estava na dúvida, mas vi esse vídeo que me ajudou a decidir e entender melhor como funciona:
https://www.youtube.com/watch?v=et92EzW9XxM
Só que ele exige adaptação, tipo usar caneta específica e apagar depois, então não é pra todo mundo. É um pouco acima o preço mas vale o investimento!
Eu estava bem em dúvida se comprava ou não, principalmente porque ia entrar na faculdade e queria algo que ajudasse na organização. Ao mesmo tempo, achava o preço meio alto e não sabia se realmente valeria a pena no dia a dia.
Aí acabei vendo esse vídeo no YouTube que esclareceu bastante coisa pra mim:
https://www.youtube.com/watch?v=ZD439o85Mbo
No fim, resolvi comprar e gostei muito da experiência, me ajudou bastante — indico sim!
Testei o Caderno Inteligente® tradicional e gostei da liberdade que ele dá. Você consegue montar o caderno do seu jeito, mudar ordem das páginas e até remover partes que não usa mais.
O preço é mais alto que um comum, mas a durabilidade compensa. Pra quem usa bastante ao longo do ano, acaba sendo um bom investimento.
Eu usei alguns e, na minha opinião, uma marca que vale muito a pena é o Caderno Inteligente®. A qualidade é bem boa, as folhas são mais resistentes e tem bastante opção de refil e acessórios.
Não é o mais barato, mas compensa pela durabilidade e praticidade no dia a dia. Se você quer investir em um e não ter dor de cabeça, acho uma escolha bem segura.