Carro automático dá mais manutenção que manual?

Sempre tive carro manual, mas estou pensando em migrar. A manutenção do automático pesa muito mais?

9 curtidas

Olha, Adriano, automático não dá necessariamente mais manutenção, mas quando dá problema costuma ser mais caro. Já tive manual por anos e quase não mexia na caixa. No automático que tenho hoje, a única coisa que faço certinho é trocar o óleo do câmbio no prazo.

8 curtidas

Eu tenho um Toyota Corolla automático e nunca tive problema com o câmbio. A única coisa que faço é seguir a troca do óleo do câmbio no prazo. Antes eu tinha manual e gastava com embreagem de vez em quando. No automático, até agora, manutenção bem tranquila.

8 curtidas

Já tive os dois tipos. O manual é mais simples e barato se precisar arrumar. Mas o automático moderno é bem confiável. Se o carro for bem cuidado, não vejo ele dando mais manutenção não.

8 curtidas

Oi, Adriano! Na minha visão, o manual até pode sair mais barato de manter. Mas também depende muito de como o carro é usado. Trânsito pesado acaba gastando embreagem no manual. No automático isso nem existe, então às vezes até compensa.

8 curtidas

Aqui em casa temos um Honda Civic automático há alguns anos. Nunca deu manutenção no câmbio, só revisão normal. O mecânico sempre falou que o segredo é não esquecer do fluido do câmbio. Se cuidar disso, costuma durar muito.

8 curtidas

Na minha experiência, muita gente acha que carro automático dá mais manutenção que manual, mas não é bem assim. O que acontece é que cada tipo de câmbio tem cuidados diferentes. O automático costuma exigir manutenção mais específica, enquanto o manual é mais simples mecanicamente.

Manutenção de carro automático

O câmbio automático geralmente precisa de manutenção preventiva mais disciplinada, principalmente na troca do fluido da transmissão. Se o dono segue as revisões corretamente, ele costuma durar muito tempo sem problema.

• Troca do óleo do câmbio precisa ser feita no prazo certo
  • Se houver defeito, o conserto costuma ser mais caro
  • Em compensação, não existe desgaste de embreagem como no manual

Manutenção de carro manual

O câmbio manual é mais simples e tradicional. Por isso, quando aparece algum problema, normalmente o reparo é mais barato e fácil de resolver.

• A embreagem se desgasta com o tempo, principalmente no trânsito
  • Manutenção costuma ser mais simples e barata
  • O câmbio em si raramente dá problema sério

Eu vejo mais como uma questão de custo do tipo de manutenção, não de frequência. O manual pode ser mais barato de arrumar, mas o automático também pode ser bem confiável se o dono fizer as revisões certinho. Hoje em dia os dois tipos são duráveis quando bem cuidados.

9 curtidas

Eu uso automático há uns 6 anos e nunca tive problema sério. O segredo é simples: trocar o fluido do câmbio e não ignorar revisão. Muita gente fala que dá mais manutenção porque quando quebra o conserto pesa mais no bolso.

8 curtidas

Eu dirijo um Volkswagen Polo automático no dia a dia. Até agora não tive gasto extra por ser automático. Na verdade, acho até mais confortável no trânsito. Só fico atento às revisões e à troca do óleo da transmissão.

8 curtidas