Sempre tive carro manual, mas estou pensando em migrar. A manutenção do automático pesa muito mais?
Olha, Adriano, automático não dá necessariamente mais manutenção, mas quando dá problema costuma ser mais caro. Já tive manual por anos e quase não mexia na caixa. No automático que tenho hoje, a única coisa que faço certinho é trocar o óleo do câmbio no prazo.
Eu tenho um Toyota Corolla automático e nunca tive problema com o câmbio. A única coisa que faço é seguir a troca do óleo do câmbio no prazo. Antes eu tinha manual e gastava com embreagem de vez em quando. No automático, até agora, manutenção bem tranquila.
Já tive os dois tipos. O manual é mais simples e barato se precisar arrumar. Mas o automático moderno é bem confiável. Se o carro for bem cuidado, não vejo ele dando mais manutenção não.
Oi, Adriano! Na minha visão, o manual até pode sair mais barato de manter. Mas também depende muito de como o carro é usado. Trânsito pesado acaba gastando embreagem no manual. No automático isso nem existe, então às vezes até compensa.
Aqui em casa temos um Honda Civic automático há alguns anos. Nunca deu manutenção no câmbio, só revisão normal. O mecânico sempre falou que o segredo é não esquecer do fluido do câmbio. Se cuidar disso, costuma durar muito.
Na minha experiência, muita gente acha que carro automático dá mais manutenção que manual, mas não é bem assim. O que acontece é que cada tipo de câmbio tem cuidados diferentes. O automático costuma exigir manutenção mais específica, enquanto o manual é mais simples mecanicamente.
Manutenção de carro automático
O câmbio automático geralmente precisa de manutenção preventiva mais disciplinada, principalmente na troca do fluido da transmissão. Se o dono segue as revisões corretamente, ele costuma durar muito tempo sem problema.
- Troca do óleo do câmbio precisa ser feita no prazo certo
- Se houver defeito, o conserto costuma ser mais caro
- Em compensação, não existe desgaste de embreagem como no manual
Manutenção de carro manual
O câmbio manual é mais simples e tradicional. Por isso, quando aparece algum problema, normalmente o reparo é mais barato e fácil de resolver.
- A embreagem se desgasta com o tempo, principalmente no trânsito
- Manutenção costuma ser mais simples e barata
- O câmbio em si raramente dá problema sério
Eu vejo mais como uma questão de custo do tipo de manutenção, não de frequência. O manual pode ser mais barato de arrumar, mas o automático também pode ser bem confiável se o dono fizer as revisões certinho. Hoje em dia os dois tipos são duráveis quando bem cuidados.
Eu uso automático há uns 6 anos e nunca tive problema sério. O segredo é simples: trocar o fluido do câmbio e não ignorar revisão. Muita gente fala que dá mais manutenção porque quando quebra o conserto pesa mais no bolso.