Tenho curiosidade sobre elétricos, mas fico com receio da infraestrutura. Quem usa no dia a dia pode compartilhar a experiência?
Oi, Adriano! Eu uso carro elétrico há quase um ano. No meu caso já compensa, principalmente no custo por km. Carrego em casa e gasto bem menos que com gasolina. Agora, se depender muito de estrada e carregador público, ainda exige planejamento.
Eu também tinha esse receio da infraestrutura. Depois que comprei vi que, carregando em casa, isso quase não é problema. Para uso urbano funciona muito bem. O ponto é que ainda não é tão prático quanto abastecer em qualquer posto.
Na minha opinião já compensa sim, mas depende do perfil. Se você roda mais na cidade e tem onde carregar em casa ou no trabalho, vale muito. A infraestrutura pública ainda está melhorando, mas já dá pra conviver.
Adriano, aqui em casa temos um elétrico há 8 meses. Pra rotina diária é perfeito. Carrego à noite e acordo com o carro cheio. O gasto de energia é bem menor que gasolina. O único cuidado é planejar viagens mais longas.
Vou falar da minha experiência: no dia a dia é ótimo. Silencioso, econômico e praticamente sem manutenção. A infraestrutura ainda está crescendo, mas em cidade média já dá para usar tranquilo. Eu só fico mais atento quando preciso viajar.
Eu também tinha muita curiosidade sobre carro elétrico antes de comprar o meu. Confesso que a maior dúvida era justamente a infraestrutura de carregamento. Depois de alguns meses usando no dia a dia, percebi que a experiência é bem diferente do que a gente imagina quando só pesquisa na internet. Dá para usar tranquilamente em muitas rotinas, mas também existem alguns pontos que ainda exigem adaptação.
Vantagens de ter um carro elétrico hoje
Na prática, o que mais me surpreendeu foram os custos e a facilidade de uso no dia a dia. Quando você consegue carregar em casa ou no trabalho, muita coisa fica mais simples do que parece.
-
Custo por km bem menor: comparado com gasolina ou etanol, o gasto com energia é muito mais baixo.
-
Manutenção quase inexistente: não tem troca de óleo, menos peças móveis e revisões mais simples.
-
Conforto na direção: o carro é silencioso, responde rápido e é bem agradável no trânsito urbano.
Desvantagens atualmente no Brasil
Apesar das vantagens, ainda existem alguns pontos que precisam melhorar no Brasil. Nada que impeça o uso, mas é bom considerar antes de comprar.
-
Infraestrutura ainda em expansão: já melhorou bastante, mas carregadores públicos ainda são limitados em algumas regiões.
-
Viagens exigem planejamento: dependendo da rota, você precisa checar antes onde vai recarregar.
-
Preço inicial mais alto: o valor de compra ainda é maior que muitos carros a combustão.
No geral, minha experiência tem sido muito positiva. Para quem roda mais na cidade e tem onde carregar regularmente, o carro elétrico já faz bastante sentido. Só acho importante entrar sabendo dessas limitações atuais para não criar expectativas irreais. Com a infraestrutura crescendo, a tendência é ficar cada vez mais fácil usar.
Eu uso elétrico no dia a dia e estou bem satisfeito. O carro é econômico e muito confortável. Infraestrutura ainda está em evolução, mas não é tão ruim quanto parece. Para quem roda mais na cidade, funciona muito bem.
Olha, Adriano, eu pesquisei bastante antes de comprar. Hoje vejo que a maior vantagem é o custo de uso e a manutenção quase zero. Sobre carregadores, ainda não é como na Europa, mas já melhorou bastante nos últimos anos.