Vejo muitos modelos 1.0 turbo no mercado de usados. Eles costumam dar problema depois de alguns anos?
Eu acho que carro turbo usado pode ser uma boa sim, mas depende muito do histórico. Se o dono anterior fez manutenção certinha, trocou óleo no prazo e não “maltratou” o carro, costuma ser tranquilo. O problema é quando o carro foi muito exigido e sem cuidado. Sempre vale checar revisão, quilometragem e fazer uma boa inspeção.
Oi Henique! Eu tenho um Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo 2025 usado há quase 3 anos. Comprei com cerca de 40 mil km. Até agora não tive nenhum problema sério. Só manutenção normal mesmo: óleo, filtros e velas. O carro é econômico e anda bem. Acho que o segredo é não economizar na manutenção.
Na minha opinião, o risco não é o turbo em si, e sim como o carro foi usado. Muita gente compra 1.0 turbo e anda sempre forçando. Se o dono anterior cuidou bem, dificilmente dá dor de cabeça. Eu sempre recomendo olhar histórico de revisões.
Eu tenho um Hyundai HB20 1.0 turbo usado também. Já está comigo há dois anos. Peguei com 55 mil km. Até agora zero problemas com o turbo. O carro continua forte e econômico. Só sigo o manual direitinho nas revisões.
Henique, eu vejo muita gente com medo de turbo, mas hoje em dia os motores já são feitos para isso. Não é mais algo frágil como antigamente. Claro que manutenção é fundamental. Se comprar um carro muito rodado e sem histórico, aí sim pode virar dor de cabeça.
Eu também tinha essa mesma dúvida antes de comprar o meu. Sempre ouvi muita gente falar que motor turbo usado pode dar problema depois de alguns anos, principalmente nesses 1.0 mais modernos.
Mesmo assim resolvi pesquisar bastante, conversar com mecânicos e donos, e no fim acabei comprando um hatch 1.0 turbo usado. Já estou com ele há um bom tempo e a experiência tem sido bem positiva.
Carro 1.0 turbo usado é uma boa ou é arriscado?
Pela minha experiência, pode ser uma boa sim. Eu comprei o meu com cerca de 50 mil km e hoje já passou dos 90 mil. Até agora não tive nenhum problema com o turbo. O carro continua econômico e anda bem. O que eu percebo é que esses motores são bem confiáveis hoje em dia, mas dependem muito de manutenção correta e do cuidado do dono anterior. Quando o carro foi bem cuidado, normalmente não dá dor de cabeça.
Algumas coisas que eu sempre recomendo observar antes de comprar um turbo usado:
-
Histórico de manutenção: ver se o dono trocava óleo no prazo e se o carro tem revisões registradas. Turbo precisa de óleo sempre em dia.
-
Quilometragem e uso do carro: carros muito rodados ou usados só em trânsito pesado podem ter mais desgaste.
-
Comportamento do motor: na hora do test drive veja se o carro acelera liso, sem falhas ou fumaça.
-
Avaliação mecânica antes da compra: levar em um mecânico de confiança ajuda muito a evitar surpresa.
No fim, eu diria que o risco não está no turbo em si, mas no histórico do carro. Se encontrar um modelo bem cuidado, com manutenção feita certinho, pode ser uma compra muito boa. No meu caso, pelo menos, valeu bastante a pena.
Olha, eu diria que vale a pena, mas com cautela. O ideal é levar um mecânico de confiança para avaliar antes de comprar. Também olhar se o carro fez revisões em concessionária ou oficina confiável.