Circulador de ar é bom? Vale a pena usar?

Se tem uma coisa que me tira do sério nos dias mais quentes é o calor abafado que parece não ter fim. Já testei ventilador, ar-condicionado e, recentemente, resolvi experimentar o circulador de ar. Confesso que no início eu nem sabia direito qual era a diferença dele para um ventilador comum… Mas depois que comecei a usar, tive algumas surpresas.

Quero compartilhar aqui minha experiência e algumas informações que descobri com o tempo, pra te ajudar a decidir se vale ou não a pena ter um circulador de ar em casa.

O que é um circulador de ar?

Muita gente confunde o circulador com o ventilador, e eu também achava que era tudo igual. Mas não é bem assim…

O circulador de ar é um aparelho desenvolvido para fazer o ar circular melhor nos ambientes, como o nome já indica. Diferente do ventilador, que joga o vento diretamente em você, o circulador tem um fluxo de ar mais amplo, movimentando o ar de todo o cômodo.

Principais características:

• Distribui o ar de forma mais uniforme
  • Geralmente tem design fechado e aerodinâmico
  • Pode ser usado em conjunto com o ar-condicionado
  • Gira em várias direções, inclusive vertical

Minha experiência com o circulador de ar

Comprei meu primeiro circulador de ar há cerca de um ano. Estava cansada do vento direto dos ventiladores, que às vezes até me deixava com dor de cabeça. O ar-condicionado, apesar de eficiente, pesa na conta de luz e resseca muito o ambiente.

Depois que comecei a usar o circulador, percebi algumas vantagens importantes, especialmente no meu quarto e no home office.

:check_mark: O ar fica mais leve e circulando melhor, sem aquele bafo quente parado.

:check_mark: Não me sinto incomodada com vento na cara o tempo inteiro.

:check_mark: Uso junto com o ventilador às vezes, e o frescor se espalha mais rápido.

Circulador de ar x ventilador x ar-condicionado

Pra deixar tudo mais claro, montei uma tabela comparando os três aparelhos, com base na minha experiência pessoal:

Característica Circulador de Ar Ventilador Ar-condicionado
Tipo de ventilação Indireta e ampla Direta e localizada Refrigeração do ar
Consumo de energia Baixo Baixo Alto
Conforto térmico Médio Baixo a médio Alto
Preço médio R$ 150 a R$ 300 R$ 70 a R$ 250 A partir de R$ 1.500
Ideal para Quem quer ambiente ventilado Quem quer vento direto Quem busca refrigeração
Portabilidade Alta Alta Baixa

Quando vale a pena usar um circulador de ar?

Na minha opinião, o circulador vale muito a pena em várias situações. Aqui vão alguns exemplos:

• Ambientes fechados que ficam muito abafados
  • Casas com ventilação natural fraca
  • Quem trabalha em home office e não quer vento direto na cara
  • Quem não quer ou não pode usar ar-condicionado
  • Pessoas que sentem incomodo com vento forte dos ventiladores

Eu mesma comecei a usar no quarto à noite, e depois levei pro escritório durante o dia. Hoje, não fico sem!

Pontos positivos e negativos

Como tudo na vida, o circulador de ar também tem seus prós e contras. Aqui está um resumão:

Vantagens

• Silencioso (alguns modelos são bem discretos)
  • Economiza energia
  • Espalha melhor o ar no ambiente
  • Mais confortável que ventilador comum

Desvantagens

• Não resfria o ar como o ar-condicionado
  • Em ambientes muito grandes, pode ter eficiência limitada
  • Alguns modelos são um pouco pesados ou grandes

Minha conclusão

Se você está em dúvida se circulador de ar é bom, eu digo com sinceridade: sim, é muito bom! Mas é importante entender que ele não substitui o ar-condicionado. O circulador é uma solução intermediária que melhora muito a circulação de ar, dá sensação de alívio térmico e funciona muito bem em ambientes médios a pequenos.

Pra mim, vale a pena sim, principalmente se você busca conforto e economia ao mesmo tempo.

7 curtidas

Caramba, adorei o post! Tava justamente pesquisando sobre isso. Eu tenho rinite e o ventilador direto na cara me deixa péssimo. O circulador é mais suave mesmo? Não levanta tanta poeira?

5 curtidas

Tenho rinite também e o circulador me ajudou demais! Ele não joga o ar direto como o ventilador, então acho bem mais tranquilo. Claro que a limpeza do ambiente ajuda muito também, né?

5 curtidas

Uma dúvida: o circulador dá conta de refrescar uma sala grande? Tipo 20 m²?

4 curtidas

Na minha experiência, ele ajuda a espalhar o ar, mas sozinho não dá conta de refrescar tanto uma sala grande. Eu uso com a janela aberta ou junto com outro ventilador. Aí sim dá uma boa aliviada!

5 curtidas

Eu comprei um circulador achando que ele era tipo um ar-condicionado :woman_facepalming:t2:. Fiquei decepcionada no começo, mas agora entendo que ele ajuda mais a espalhar o ar, e não resfriar. Uso com meu ventilador de teto e ficou ótimo!

4 curtidas

Muito bom o post! Aqui em casa usamos no quarto do bebê, porque é mais silencioso e o vento não vai direto nele. Recomendo demais. Só fiquei na dúvida de uma coisa: tem diferença entre circulador e climatizador?

4 curtidas

Boa pergunta! O climatizador geralmente tem reservatório de água e até gelo pra resfriar o ar (mas é bem pouquinho o efeito, viu?). Já o circulador só movimenta o ar, mas sem umidificar nem nada.

5 curtidas

Uso um circulador aqui no escritório junto com o ar-condicionado. Faz muita diferença, porque o ar frio se espalha mais rápido. Vale muito a pena nessa combinação!

5 curtidas