Se tem uma coisa que me tira do sério nos dias mais quentes é o calor abafado que parece não ter fim. Já testei ventilador, ar-condicionado e, recentemente, resolvi experimentar o circulador de ar. Confesso que no início eu nem sabia direito qual era a diferença dele para um ventilador comum… Mas depois que comecei a usar, tive algumas surpresas.
Quero compartilhar aqui minha experiência e algumas informações que descobri com o tempo, pra te ajudar a decidir se vale ou não a pena ter um circulador de ar em casa.
- Qual a melhor marca de ventilador do momento?
- Qual a melhor marca de ventilador para ambientes pequenos?
- Sobre a categoria Ar e Ventilação
- Ar condicionado LG ou Electrolux: opiniões
- Qual é o melhor purificador de ar para alérgicos?
- Ventilador de coluna ou de mesa: qual ventila melhor em ambientes pequenos?
O que é um circulador de ar?
Muita gente confunde o circulador com o ventilador, e eu também achava que era tudo igual. Mas não é bem assim…
O circulador de ar é um aparelho desenvolvido para fazer o ar circular melhor nos ambientes, como o nome já indica. Diferente do ventilador, que joga o vento diretamente em você, o circulador tem um fluxo de ar mais amplo, movimentando o ar de todo o cômodo.
Principais características:
- Distribui o ar de forma mais uniforme
- Geralmente tem design fechado e aerodinâmico
- Pode ser usado em conjunto com o ar-condicionado
- Gira em várias direções, inclusive vertical
Minha experiência com o circulador de ar
Comprei meu primeiro circulador de ar há cerca de um ano. Estava cansada do vento direto dos ventiladores, que às vezes até me deixava com dor de cabeça. O ar-condicionado, apesar de eficiente, pesa na conta de luz e resseca muito o ambiente.
Depois que comecei a usar o circulador, percebi algumas vantagens importantes, especialmente no meu quarto e no home office.
O ar fica mais leve e circulando melhor, sem aquele bafo quente parado.
Não me sinto incomodada com vento na cara o tempo inteiro.
Uso junto com o ventilador às vezes, e o frescor se espalha mais rápido.
Circulador de ar x ventilador x ar-condicionado
Pra deixar tudo mais claro, montei uma tabela comparando os três aparelhos, com base na minha experiência pessoal:
| Característica | Circulador de Ar | Ventilador | Ar-condicionado |
|---|---|---|---|
| Tipo de ventilação | Indireta e ampla | Direta e localizada | Refrigeração do ar |
| Consumo de energia | Baixo | Baixo | Alto |
| Conforto térmico | Médio | Baixo a médio | Alto |
| Preço médio | R$ 150 a R$ 300 | R$ 70 a R$ 250 | A partir de R$ 1.500 |
| Ideal para | Quem quer ambiente ventilado | Quem quer vento direto | Quem busca refrigeração |
| Portabilidade | Alta | Alta | Baixa |
Quando vale a pena usar um circulador de ar?
Na minha opinião, o circulador vale muito a pena em várias situações. Aqui vão alguns exemplos:
- Ambientes fechados que ficam muito abafados
- Casas com ventilação natural fraca
- Quem trabalha em home office e não quer vento direto na cara
- Quem não quer ou não pode usar ar-condicionado
- Pessoas que sentem incomodo com vento forte dos ventiladores
Eu mesma comecei a usar no quarto à noite, e depois levei pro escritório durante o dia. Hoje, não fico sem!
- Qual a melhor marca de ventilador de torre?
- Qual é a melhor marca de circulador de ar?
- Qual é a melhor marca de ventilador de mesa?
- Ventilador torre Arno vale a pena o custo?
- Ventilador de torre Midea é bom?
Pontos positivos e negativos
Como tudo na vida, o circulador de ar também tem seus prós e contras. Aqui está um resumão:
Vantagens
- Silencioso (alguns modelos são bem discretos)
- Economiza energia
- Espalha melhor o ar no ambiente
- Mais confortável que ventilador comum
Desvantagens
- Não resfria o ar como o ar-condicionado
- Em ambientes muito grandes, pode ter eficiência limitada
- Alguns modelos são um pouco pesados ou grandes
Minha conclusão
Se você está em dúvida se circulador de ar é bom, eu digo com sinceridade: sim, é muito bom! Mas é importante entender que ele não substitui o ar-condicionado. O circulador é uma solução intermediária que melhora muito a circulação de ar, dá sensação de alívio térmico e funciona muito bem em ambientes médios a pequenos.
Pra mim, vale a pena sim, principalmente se você busca conforto e economia ao mesmo tempo.