Como escolher bons instrumentos musicais?

Escolher um bom instrumento musical pode ser um desafio, especialmente se você está começando nessa jornada ou quer fazer um upgrade no seu equipamento. Eu mesmo já passei por isso várias vezes! Quando comecei a tocar violão, por exemplo, fiquei perdido entre tantas opções de marcas e modelos. Mas com o tempo, aprendi a fazer escolhas mais acertadas, e agora quero compartilhar com vocês um pouco do que aprendi.

1. Defina seu objetivo com o instrumento musical

Antes de qualquer coisa, é importante saber qual é a sua intenção com o instrumento. Você quer tocar por hobby, profissionalmente ou talvez para aprender de forma mais séria?

• Se for algo mais casual, um instrumento de entrada pode ser suficiente.
  • Para quem já toca com mais frequência ou tem o desejo de se apresentar, é melhor investir em algo de qualidade superior.

Eu, por exemplo, comecei com um violão barato e, conforme fui me aprofundando, percebi que a qualidade do som e a facilidade de tocar melhoraram muito quando investi em algo de melhor marca e material.

2. Pesquise a marca e a reputação do produto

Aqui, minha dica é: pesquisar muito! Em um mercado tão grande, as marcas fazem toda a diferença. Eu já passei perrengue com instrumentos de marcas pouco conhecidas, e hoje posso afirmar que vale a pena investir em marcas reconhecidas no mercado.

Marcas confiáveis para alguns instrumentos populares:

Instrumento Marcas recomendadas
Violão Yamaha, Fender, Takamine
Guitarra Gibson, Ibanez, Fender
Piano Yamaha, Korg, Roland
Bateria Pearl, Ludwig, Tama

Por exemplo, quando comprei minha guitarra elétrica, fui de Ibanez porque já tinha ouvido falar muito bem da marca. O som, a durabilidade e o conforto da guitarra foram incríveis!

3. Observe a qualidade dos materiais

A qualidade do material é fundamental para a sonoridade do instrumento e também para sua durabilidade. Se você estiver comprando algo mais caro, como um violão ou uma guitarra, é essencial verificar o tipo de madeira, o acabamento, e a montagem. Por exemplo, eu aprendi que madeiras como o cedro e o jacarandá oferecem um som mais encorpado e quente no violão, enquanto madeiras como o abeto são mais comuns em modelos de entrada.

4. Conforto e adequação ao seu estilo de tocar

Além da qualidade do som, o conforto ao tocar o instrumento é algo que muitas vezes passa despercebido. Eu, por exemplo, passei um tempo com um teclado que, apesar de ser de boa marca, tinha teclas muito duras. Tive que trocar para um modelo com teclas mais leves, o que fez toda a diferença.

Ao escolher um instrumento, pergunte-se:

• O formato e o peso são confortáveis para você?
  • O instrumento está de acordo com o seu nível de habilidade?
  • Você consegue tocar facilmente nas posições que precisa?

Essas perguntas podem salvar você de frustrações no futuro.

5. Teste o instrumento antes de comprar!

Uma dica super importante: nunca compre um instrumento sem testar. Isso é algo que aprendi de forma difícil. Da primeira vez que comprei um violão sem testar, me arrependi bastante. O som não era o que eu esperava e a tocabilidade não era boa. Desde então, sempre testo antes de comprar, seja na loja ou até em algum amigo que tenha o modelo.

• Pergunte se há uma área na loja onde você pode testar o instrumento.
  • Se possível, leve alguém que entenda de música para te ajudar a avaliar o som e a tocabilidade.

6. Verifique o preço e o custo-benefício

Se o seu orçamento for mais restrito, isso não significa que você vai precisar abrir mão de um bom instrumento. O custo-benefício é tudo! Eu mesmo passei por várias experiências de “encontrar o melhor por menos”. Uma das minhas melhores compras foi um violão usado que estava em ótimo estado, mas com um preço bem mais acessível do que os novos.

Dicas para achar bons preços:

Conclusão

Escolher um bom instrumento musical é uma jornada empolgante, mas é importante fazer uma escolha consciente para garantir que você aproveite ao máximo a experiência. Pesquise, teste, e analise bem antes de decidir!

Acredito que, com essas dicas, você vai conseguir encontrar o instrumento perfeito para seu estilo e nível de habilidade. Boa sorte na sua escolha e divirta-se tocando!

7 curtidas

Muito legal o post! Eu estou começando a tocar guitarra e realmente estou perdido nas opções. Eu estava pensando em comprar uma Fender ou uma Ibanez, mas estou com medo de não acertar na escolha. Alguém tem alguma experiência com essas marcas?

5 curtidas

Oi @MateusApolinario ! Eu já toquei com uma Ibanez por um tempo, e posso te dizer que a qualidade é excelente, principalmente se você busca um som mais agressivo para rock ou metal. A pegada também é bem confortável! Se o seu orçamento permitir, a Fender tem uma sonoridade mais versátil e mais suave, ótima para quem toca um pouco de tudo. Eu diria para testar as duas e ver qual se adapta melhor ao seu estilo!

4 curtidas

Qual madeira é melhor para quem toca mais folk e MPB? Alguma dica?

4 curtidas

Muito bom esse post, vai me ajudar muito!

5 curtidas

Para violões de folk e MPB, eu recomendaria cedro ou jacarandá. São madeiras que proporcionam um som mais quente, ideal para esse estilo musical. Eu tive um violão com cedro e foi perfeito para as minhas apresentações acústicas!

5 curtidas