Como saber se o rádio automotivo é bom?

Qualidade de som: o coração do rádio

Se você gosta de ouvir música enquanto dirige, a qualidade do som é fundamental. Um rádio automotivo de boa qualidade tem que oferecer sons claros e sem distorção, mesmo em volumes mais altos.

Experiência própria: Eu já tive um rádio que, quando aumentava o volume, o som ficava super distorcido. Foi uma péssima experiência. Então, agora sempre verifico a potência RMS (que mede o desempenho contínuo) e se ele possui equalizador, pra poder ajustar graves e agudos do jeito que eu gosto.

Conectividade: essencial hoje em dia

Outro ponto que não dá pra deixar de lado é a conectividade. Hoje, Bluetooth, USB, e até entrada para AUX são obrigatórios pra mim. Isso facilita muito conectar o celular, ouvir playlists do Spotify ou até atender chamadas de forma segura enquanto dirijo.

Eu já usei um rádio que não tinha Bluetooth, e, olha, que dor de cabeça! Eu tinha que usar aqueles adaptadores que sintonizam no rádio… A qualidade nunca ficava boa. Desde então, nunca mais compro um rádio que não tenha esse recurso.

Funcionalidades extras: vale a pena pagar por elas?

Alguns rádios automotivos vêm cheios de funções extras, como GPS integrado, tela touch, e até suporte para câmera de ré. Mas será que vale a pena pagar mais por isso? Depende muito do uso que você faz do carro.

Eu, particularmente, gosto de um modelo que tenha tela, principalmente pra facilitar a visualização das músicas e conectar com a câmera de ré. Acho super útil! Mas, se você usa o celular como GPS, por exemplo, talvez seja um gasto desnecessário investir num rádio com essa função.

Instalação: faça com cuidado

Um erro que eu já cometi foi comprar um rádio e instalar por conta própria… Resultado: não funcionou direito. Se você não tem experiência, é melhor deixar essa parte para um profissional. Uma má instalação pode causar interferências no som e até problemas elétricos no carro.

Então, mesmo que o rádio seja ótimo, lembre-se: a instalação é tão importante quanto o aparelho.

Dica: Hoje mesmo eu prefiro som bluetooth, e pra mim uma das melhores marcas de som automotivo com bluetooth é os da Kenwood, recomendo muito!

Tabela comparativa: pontos importantes na escolha do rádio automotivo

Características Por que é importante? Minha recomendação
Qualidade de som (RMS e equalizador) Garante que o som seja limpo, sem distorção, mesmo em volumes altos. Opte por um rádio com potência RMS maior e equalizador.
Conectividade (Bluetooth/USB/AUX) Conecta dispositivos móveis e permite reproduzir músicas do celular com mais praticidade. Não abra mão do Bluetooth.
Funcionalidades extras (GPS, tela touch) Podem melhorar a experiência de uso no carro, mas nem sempre são necessárias. Avalie o que é realmente útil para o seu caso.
Instalação profissional Uma má instalação pode comprometer a qualidade do som e até a parte elétrica do carro. Sempre procure um profissional para instalar.

Espero que com essas dicas vocês consigam escolher as melhores marcas de som automotivo para o seu carro!

7 curtidas

Essas dicas vão me ajudar muito!!

5 curtidas

Estava pensando em comprar um novo som mesmo, esse post me ajudou muito na escolha do meu novo som!

4 curtidas

Essa dica da qualidade de som é top! Eu troquei de rádio recentemente e, mesmo aumentando o volume, não distorceu. Só não sei muito bem como verificar essa potência RMS… :sweat_smile: Alguém pode me ajudar?

4 curtidas

@carlosquevedo a potência RMS é uma medida que mostra a capacidade contínua do rádio de entregar som sem distorcer. Quanto maior, melhor! Eu sempre olho isso nas especificações do produto antes de comprar.

5 curtidas

Gente, eu instalei o meu rádio em casa e funcionou bem! Mas confesso que fiquei com medo de dar problema no sistema elétrico do carro… Será que deveria ter levado a um profissional?

4 curtidas

Eu fiz isso também, mas depois percebi que a instalação não tava 100%. O som começou a falhar e precisei refazer tudo com um técnico. Eu acho que vale a pena pagar pra garantir que vai ficar certo desde o início.

5 curtidas