Estou em dúvida entre financiar ou entrar num consórcio. Quem já fez, acha que compensa mesmo?
Eu fiz consórcio há alguns anos e, sinceramente, pra mim valeu a pena. A principal diferença é que no consórcio você não paga juros como no financiamento, só a taxa de administração. Dependendo do plano, essa taxa pode representar uma porcentagem considerável ao longo do contrato, mas ainda costuma ser menor do que os juros cobrados em financiamentos.
O ponto que muita gente não considera é o tempo de espera. No meu caso demorei quase dois anos para ser contemplado, então é algo que exige paciência. Se você precisa do carro imediatamente, o financiamento acaba sendo mais prático. Agora, se consegue esperar e quer pagar menos no valor final, o consórcio pode ser uma boa escolha.
Eu já fiz os dois: financiamento e consórcio. A principal diferença que senti foi no custo total e no tempo para pegar o carro.
Consórcio
-
Parcelas geralmente menores;
-
Não tem juros, apenas taxa administrativa;
-
Pode demorar para ser contemplado.
Financiamento
-
Você sai com o carro imediatamente;
-
Existem juros que aumentam bastante o valor final;
-
Normalmente exige entrada.
No meu caso escolhi consórcio porque não tinha pressa. Se você precisa do carro agora, financiamento resolve mais rápido. Mas se puder esperar, o consórcio costuma sair mais barato no final.
Entrei num consórcio para comprar um carro usado e gostei bastante da experiência. A parcela cabia bem no meu orçamento e não precisei dar entrada, o que já ajudou muito na decisão. Acabei sendo contemplado com lance depois de cerca de um ano e pouco.
Se ainda tiver dúvidas, dá uma olhada ness vídeo aqui:
Eu quase entrei em um consórcio, mas no final acabei financiando o carro. Não porque o consórcio seja ruim, mas porque eu precisava do veículo rápido para trabalhar e não podia depender de sorteio ou lance.
Por outro lado, tenho dois amigos que fizeram consórcio e ficaram bem satisfeitos. Eles pagaram menos no total e ainda conseguiram negociar bem quando receberam a carta de crédito. Então acho que a escolha depende muito da sua situação. Se você pode esperar, pode valer a pena.
Eu participei de um consórcio e diria que ele funciona muito bem para quem gosta de planejamento financeiro. Mas é importante entender em quais situações ele realmente compensa.
Quando costuma valer a pena
-
Quando você não tem pressa para pegar o carro;
-
Quando quer evitar pagar juros altos;
-
Quando consegue dar lances para antecipar a contemplação.
Quando pode não valer
-
Quando precisa do carro imediatamente;
-
Quando não quer se comprometer com parcelas por vários anos;
-
Quando entra sem analisar bem as taxas do plano;
No geral eu recomendo, mas sempre com planejamento e paciência.
Eu fiquei exatamente com essa mesma dúvida antes de trocar de carro e fiz uma comparação simples para decidir. Isso me ajudou bastante a entender qual opção fazia mais sentido para o meu momento.
| Critério | Consórcio | Financiamento |
|---|---|---|
| Juros | Não tem juros | Tem juros mensais |
| Tempo para pegar o carro | Pode demorar (sorteio ou lance) | Imediato |
| Valor final | Normalmente menor | Geralmente maior |
| Entrada | Nem sempre necessária | Muitas vezes exigida |
| Planejamento | Médio a longo prazo | Mais imediato |
No meu caso escolhi consórcio porque eu não tinha urgência. Se fosse para pegar o carro na hora, provavelmente teria financiado.
Vou falar como alguém que já passou por isso: consórcio é quase como uma “poupança forçada”. Você paga todo mês e uma hora a carta de crédito sai. Para quem não tem disciplina para guardar dinheiro, pode até ajudar.
Eu fui contemplado depois de um tempo e consegui comprar o carro pagando praticamente à vista. Se quiser entender melhor se realmente ainda vale a pena em 2026, assiste esse vídeo aqui:
Tenho alguns conhecidos que fizeram consórcio recentemente e ficaram satisfeitos. O principal motivo foi fugir dos juros altos do financiamento. Mesmo pagando taxa administrativa, o valor final acaba sendo mais previsível.
Mas é importante entrar sabendo como funciona o sistema. A contemplação depende de sorteio ou lance, então não é garantia de receber o crédito rapidamente. Para quem está planejando trocar de carro no médio prazo, costuma funcionar bem.
Eu também fiquei nessa dúvida e passei um bom tempo pesquisando antes de decidir. No final entrei em um consórcio porque percebi que, para quem consegue esperar, ele acaba funcionando como uma forma mais organizada de planejamento financeiro.
Uma coisa que percebi é que muita gente hoje está comparando várias formas de compra antes de decidir. Vejo até discussões como se vale a pena comprar carro híbrido usado em 2026, justamente porque as pessoas estão tentando encontrar a opção mais econômica no longo prazo.
No meu caso, preferi o consórcio porque não queria pagar juros altos. Demorou um pouco para sair a carta, mas quando saiu consegui negociar bem o carro.
Eu fiz consórcio e já fui contemplada, então posso falar pela experiência. Entrei sem muita expectativa de quando sairia a carta, mas acabei sendo contemplado por sorteio depois de mais ou menos um ano e meio.
Uma vantagem que percebi foi o poder de negociação. Como a compra funciona praticamente como pagamento à vista, consegui um desconto interessante na loja. Claro que tem o lado da espera, porque você precisa ter paciência durante o período do grupo.