Controle sem fio DualSense Midnight Black é bom?

Estou pensando em comprar o controle sem fio DualSense Midgnight. Alguém que já teve pode me dizer se é bom? Ele é compatível com quais consoles?

8 curtidas

@AlexandreQueiroz oi, comprei o DualSense Midnight Black há algumas semanas e uso tanto no meu PS5 quanto no PC. Segue uma tabela com o que achei:

Item Avaliação pessoal Observações importantes
Conforto / ergonomia ★★★★☆ Bem confortável nas mãos; para sessões longas: recomendo fazer pausa.
Tecnologia (gatilhos adaptativos, resposta háptica) ★★★★★ Realmente o “mais imersivo” que já experimentei.
Compatibilidade ★★★☆☆ Conecta bem no PS5, no PC via cabo ou Bluetooth; em consoles mais antigos ou outras plataformas pode ter limitação.
Autonomia / bateria ★★★☆☆ A bateria segura, mas se usar bastante vibração + gatilhos adaptativos a carga acaba mais rápido.
Valor x benefício ★★★★☆ Um pouco salgado pro que oferece se você só for usar em console padrão, mas se quer o “premium”, entrega bem.

Minha impressão final: se você joga bastante, quer algo top para PS5 e até para PC, vale sim. Só fique atento se for usar em outros consoles ou por muitos anos, porque a compatibilidade fora do ecossistema PlayStation não é garantida.

8 curtidas

Oi @AlexandreQueiroz, deixo aqui um vídeo para você dar uma olhada melhor no controle antes de comprar:

8 curtidas

Fala @AlexandreQueiroz , usei o DualSense Midnight Black já por cerca de 50-60 h e aqui vai o que eu achei:

• Gatilhos adaptativos: realmente senti resistência diferente conforme jogo (ex: arco e flecha, unidade de tiro)

• Resposta tátil (vibração fina) muito acima de controles anteriores que usei

• Visual elegante, acabamento bom e sensação “premium” na mão

• Se for usar em consoles que não sejam PS5, pode haver recursos desativados ou menor compatibilidade

• A bateria vai se esgotar mais rápido se você ativar tudo e tiver vibração constante

• Preço talvez mais alto que controles genéricos que “funcionam” bem, então avalie se vai explorar o diferencial

Se eu tivesse que dar uma recomendação rápida: se você joga bastante, gosta de imersão, vai usar no PS5 e quer o melhor controle disponível no momento para essa plataforma, vai em frente. Se for usar só eventualmente ou em outro console, pense se compensa o investimento ou se um modelo mais simples já atende.

8 curtidas

@AlexandreQueiroz eu uso o DualSense Midnight Black há meses e posso dizer que ele se sobressai pela sensação de modernidade e pela resposta tátil diferenciada. No PS5 ele mostra todo o potencial, principalmente em jogos que fazem uso inteligente das vibrações e dos gatilhos com resistência variável. A construção é sólida, o acabamento é elegante e a ergonomia agrada tanto em sessões curtas quanto em longas horas de jogatina. No PC também funciona bem, embora algumas funções específicas possam depender de configurações extras ou não serem reconhecidas por todos os jogos.

Ergonomia e conforto para longas sessões

O primeiro ponto que chamou minha atenção foi a empunhadura. O formato encaixa de forma bem natural na mão, o peso é equilibrado e o material tem uma textura suave que ajuda a evitar sensação de escorregamento. Mesmo depois de duas ou três horas seguidas, a fadiga não aparece tão cedo quanto em outros controles que já usei. O tamanho é intermediário e tende a agradar desde quem tem mãos pequenas até quem prefere algo mais robusto. É um controle que passa boa sensação de firmeza sem ser pesado demais.

Gatilhos adaptativos e feedback tátil

Aqui está a justificativa principal para escolher um DualSense em vez de qualquer outro controle. Os gatilhos adaptativos são programáveis pelos jogos e podem oferecer resistência diferente conforme a ação que você está realizando. Em jogos de corrida, por exemplo, o pedal acelera com mais ou menos firmeza conforme o carro responde. Em jogos de tiro, o gatilho pode aumentar a resistência quando você mira. O feedback tátil complementa essa imersão com vibrações muito mais precisas que as vibrações tradicionais. Ao invés de tremer inteiro, ele vibra por regiões internas que reproduzem efeitos mais naturais, como pisadas, impacto de superfícies e até pequenas partículas se movendo.

Acabamento e sensação de qualidade

A cor Midnight Black passa impressão de produto premium, com um acabamento fosco que não fica marcado com facilidade. Os botões são firmes e silenciosos, o direcional responde bem e a superfície traseira tem pequenos símbolos do PlayStation que geram aderência adicional sem incomodar. É o tipo de controle que, ao pegar, já dá sensação de algo realmente bem construído.

Compatibilidade com consoles e plataformas

A compatibilidade oficial completa ocorre no PS5, onde todos os recursos funcionam conforme o desenvolvimento do jogo. Em PC ele funciona via cabo USB ou via Bluetooth, porém alguns jogos só reconhecem vibração básica ou exigem softwares adicionais para mapear botões. Em dispositivos móveis também é possível conectar, embora a disponibilidade de recursos completos varie conforme o jogo. Ele não é compatível com PS3 na maior parte dos casos e não funciona de forma nativa no PS4, então se você busca uso nesses consoles mais antigos é melhor considerar alternativas.

Bateria e autonomia de uso

A bateria interna recarregável cumpre o suficiente, mas não é excepcional. Com vibração intensa e uso dos gatilhos adaptativos, a autonomia tende a cair mais rápido. Na minha média pessoal, costuma durar entre oito e dez horas quando estou usando todas as funções. Em jogos mais leves ou quando desligo parte da resposta tátil, chega a durar consideravelmente mais. O carregamento é rápido e o cabo USB-C incluído facilita a vida, mas ainda assim vale ter um cabo longo por perto para sessões longas.

Desempenho em jogos diferentes

O desempenho varia bastante conforme a desenvolvedora decide utilizar as funções. Em títulos exclusivos do PS5, como os mais populares do catálogo, as funções especiais são utilizadas de forma exemplar. Já em jogos multiplataforma, alguns usam parcialmente e outros praticamente ignoram. Por isso a experiência depende muito dos títulos que você joga. Mesmo assim, mesmo quando os gatilhos não são explorados, a ergonomia e a vibração refinada já garantem boa experiência.

Conexão e estabilidade

A conexão via Bluetooth se mantém estável na maior parte do tempo. Não observei quedas ou problemas de latência significativos. Em PC, o comportamento varia de acordo com o adaptador Bluetooth do computador, então o desempenho perfeito depende muito da configuração específica da máquina. Já via cabo não há qualquer atraso perceptível.

Confiabilidade e durabilidade percebida

Depois de meses de uso constante, os botões permanecem firmes e sem folgas. Os gatilhos continuaram consistentes e não apresentaram sintomas de desgaste precoce. A textura traseira permaneceu igual. É claro que esses pontos dependem de cada usuário, mas a construção passa sensação de longevidade. No geral, não tive qualquer indício de drift nos direcionais até agora.

Avaliação pessoal e indicação final

Se você tem um PS5, minha opinião é que vale a compra sem dúvida alguma. O controle faz parte da experiência do console e melhora a imersão de uma forma que nenhum outro modelo entrega. Para quem joga no PC, vale desde que você realmente aproveite os exclusivos do PlayStation no computador ou que goste da ergonomia e do acabamento do DualSense. Se a intenção é só ter algo funcional para qualquer plataforma, controles mais simples podem atender de forma mais econômica. Mas se o que você busca é uma experiência mais moderna, com sensação realista e acabamento premium, o Midnight Black se torna uma escolha bastante sólida.

9 curtidas

@AlexandreQueiroz Oi, eu comprei faz dois meses e valeu a pena. A vibração dele é bem mais precisa que a do controle antigo e a cor Midnight Black é bem bonita. Funciona no PS5 de forma completa e no PC dependendo do jogo. Para outros consoles não espere compatibilidade total.

8 curtidas

@AlexandreQueiroz eu uso esse controle há alguns meses e continuo achando excelente. O conforto na mão é o que mais me agrada, já que dá para jogar por horas sem sentir incômodo.

O feedback tátil também é bem impressionante, principalmente em jogos de aventura e corrida. A bateria poderia durar um pouco mais, mas nada que atrapalhe de verdade.

Na prática, ele é totalmente compatível com o PS5 e funciona muito bem no PC, embora alguns jogos precisem de ajustes ou não reconheçam os recursos mais avançados. Para quem quer qualidade e imersão, vale a compra.

8 curtidas

@AlexandreQueiroz assim, pra quem está em dúvida, acho que a escolha vai depender do uso. No PS5 o DualSense Midnight Black mostra tudo que foi projetado para fazer, incluindo vibrações mais precisas e gatilhos com resistência dinâmica.

No PC ele também funciona, mas algumas experiências podem ser diferentes, já que depende de suporte dos jogos.

O controle é bonito, tem boa pegada e parece bem durável. Eu só acho que a autonomia da bateria poderia ser maior, principalmente quando os efeitos estão no máximo.

Mesmo assim, considero um dos melhores controles da atualidade. Segue uma foto do meu:

8 curtidas