Gigabyte lança placas-mãe X870E AORUS X3D com até 25% mais desempenho em jogos

A Gigabyte revelou sua nova geração de placas-mãe X870E AORUS X3D, projetadas para extrair o máximo dos processadores Ryzen da série X3D e atender o público gamer e entusiasta que busca recursos de ponta.

O grande diferencial desta linha está no X3D Turbo Mode 2.0, um sistema inteligente que utiliza IA integrada ao firmware para otimizar em tempo real o desempenho da CPU, sem exigir configurações manuais de overclock.

Entre os modelos apresentados, o X870E AORUS Master X3D ICE ganha destaque por oferecer ganhos de até 25% em jogos e aplicações multitarefa.

Além dele, chegam também as versões Pro X3D ICE, Elite X3D ICE e Elite X3D, cada uma mirando diferentes perfis de usuários, mas sempre dentro do segmento premium.

As novidades não se limitam ao desempenho bruto. A linha traz suporte a memórias DDR5 de até 9000 MT/s, conexões USB4, rede Wi-Fi 7, Ethernet de alta velocidade e um sistema de áudio de nível premium, assegurando que os setups mais exigentes estejam preparados para os próximos anos.

Destaques da linha X870E AORUS X3D

• Recurso exclusivo: X3D Turbo Mode 2.0 com inteligência artificial integrada
  • Modelos lançados: Master X3D ICE, Pro X3D ICE, Elite X3D ICE e Elite X3D
  • Suporte de memória: DDR5 até 9000 MT/s
  • Conectividade moderna: USB4, Wi-Fi 7 e Ethernet de alta velocidade
  • Áudio premium: som refinado para maior imersão em jogos e multimídia
  • Ganho de performance: até 15% a 25% em jogos, conforme modelo e cenário

Segundo a fabricante, as placas-mãe foram desenhadas para aproveitar ao máximo a tecnologia 3D V-Cache dos processadores Ryzen X3D, conhecida por ampliar a memória cache e entregar ganhos expressivos em games otimizados.

Ainda não há confirmação de preços ou data de chegada ao mercado brasileiro, mas a expectativa é que o lançamento posicione a Gigabyte em vantagem no segmento de hardware high-end, disputando diretamente a atenção de jogadores e criadores de conteúdo que querem máxima performance com praticidade.

Fonte: Gigabyte

7 curtidas

Cara, eu curti bastante esse anúncio da Gigabyte. Sempre achei as placas AORUS muito boas, mas essa linha X3D parece realmente dar um passo além.

A ideia de usar IA no firmware pra gerenciar o processador é sensacional, principalmente pra quem joga e não quer perder tempo aprendendo a mexer em overclock manual.

Se o tal X3D Turbo Mode 2.0 entregar mesmo até 25% de ganho em jogos, como eles divulgaram, isso muda bastante o jogo.

Imagina rodar títulos pesados como Cyberpunk ou Black Myth com um boost desses sem precisar mexer em nada? Claro que eu tô com um pé atrás até saírem reviews independentes, mas confesso que tô animado em ver esse tipo de inovação chegando.

5 curtidas

Eu já fico meio desconfiado quando vejo esses números muito bonitos, tipo “até 25% mais desempenho”. Normalmente, na prática, esse tipo de ganho só aparece em situações bem específicas ou em benchmarks internos da própria empresa.

No dia a dia, na maioria dos jogos, aposto que o ganho real vai ficar mais próximo de uns 10%, talvez 15%.

Ainda assim, já é relevante, mas não dá pra acreditar cegamente no marketing. Outro ponto é: IA no firmware pode ser um tiro no pé se não for bem implementada.

Se o sistema começar a forçar o processador de forma agressiva, pode virar problema de aquecimento. Quero ver comparativos reais antes de considerar investir.

5 curtidas

O que mais me chamou atenção nem foi a promessa de desempenho, mas sim a parte técnica. O suporte a DDR5 de até 9000 MT/s é absurdo.

Claro que quase ninguém vai rodar memória nessa frequência agora, mas isso garante uma vida útil muito maior pra placa, já preparada pro que vem no futuro. O mesmo vale pra USB4 e Wi-Fi 7.

Isso coloca a linha X870E no patamar de um produto premium de verdade, não só no nome. Pra quem trabalha com transferência de arquivos pesados ou usa rede sem fio em alta velocidade, esses recursos fazem diferença prática.

É o tipo de detalhe que mostra que a Gigabyte pensou não só nos gamers, mas também em profissionais de criação.

5 curtidas

A linha parece incrível, mas o meu medo é o preço. A gente sabe que essas placas high-end chegam no Brasil custando um rim.

Só os processadores Ryzen X3D já são caros, e agora com essas placas cheias de recurso premium, o pacote vai ficar ainda mais salgado. Pra um gamer comum, que joga em 1080p ou até 1440p, acho difícil justificar o investimento.

Provavelmente a versão “Elite” vai ser a mais “acessível”, mas mesmo assim deve vir custando bem acima do que a maioria está disposta a pagar.

Então, na prática, vejo essas placas muito mais como um produto de nicho, pra entusiastas que realmente querem montar o PC dos sonhos, sem se preocupar com orçamento.

5 curtidas

Do ponto de vista de quem joga competitivo, eu tô bem curioso com essas placas. Em jogos como Valorant, CS2 e até Fortnite, qualquer ganho extra de FPS pode fazer diferença, especialmente em monitores de 240 Hz ou 360 Hz.

Se a Gigabyte realmente entregar estabilidade e baixa latência junto com esse aumento de performance, pode ser um baita diferencial.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o resfriamento “ICE”. Se isso mantiver as temperaturas sob controle mesmo em sessões longas de jogo, é perfeito pra quem passa o dia inteiro treinando.

Mas de novo: tudo isso depende de testes reais. Papel aceita tudo, vamos ver como se sai na prática.

5 curtidas

Eu não jogo tanto quanto antes, mas trabalho com edição de vídeo e renderização, e acho que essa linha da Gigabyte vai cair como uma luva pra criadores. A otimização via IA pode ajudar não só em games, mas também em multitarefas pesadas.

Fora isso, a conectividade é um show à parte: USB4, Ethernet rápida, Wi-Fi 7… tudo isso facilita muito pra quem trabalha com arquivos grandes, backups em nuvem e até streaming em alta qualidade.

O áudio premium também me chamou a atenção, já que elimina a necessidade de investir em placa de som dedicada. Pra quem quer um PC que seja bom em tudo (trabalho + lazer), essas placas parecem muito promissoras.

5 curtidas

No fim das contas, eu acho que essas placas vão ser excelentes, mas ainda é cedo pra tirar conclusões. A Gigabyte promete o mundo, como sempre, mas só com análises independentes a gente vai saber o impacto real desse X3D Turbo Mode 2.0.

Também fico com receio da questão do preço, porque aqui no Brasil dificilmente algo assim vai chegar por menos de 4 ou 5 mil reais na versão mais básica.

Então, pra maioria das pessoas, é um produto que fica mais no campo do sonho do que da realidade.

Mas, sem dúvida, é um avanço interessante e mostra como a competição no mercado de hardware tá puxando cada vez mais inovação.

6 curtidas