Tô querendo começar a costurar em casa, mas não sei qual marca é mais fácil de usar e mais durável. Alguém tem experiência com isso?
Eu comprei a Singer Facilita Pro 4423 depois de muito pesquisar e, sinceramente, não me arrependo nem um pouco.
Ela é robusta, costura com força mesmo tecidos mais grossos (já fiz bainha em jeans sem problema!) e tem pontos variados que me atendem super bem. Eu sou costureira iniciante, mas quis investir um pouco mais por algo durável.
O que me fez optar por ela foi justamente a tradição da marca e a quantidade de tutoriais disponíveis na internet. Qualquer dúvida que tenho, acho vídeos explicando passo a passo.
Acho que pra quem quer aprender e depois avançar, a Singer acaba sendo uma excelente escolha. Só recomendo verificar se você realmente vai usar todos os recursos dela, senão talvez valha uma versão mais básica.
No começo, eu tinha certo preconceito com a Elgin, achando que era inferior à Singer, mas decidi dar uma chance porque estava com o orçamento apertado.
Comprei o modelo Elgin Genius JX-4035 e uso ela há mais de 2 anos para pequenos reparos e confecção de peças simples.
Ela me surpreendeu principalmente pela silenciosidade e pela estabilidade não pula na mesa e não “engole” o tecido.
Acho que pra quem quer algo funcional, com bom custo-benefício e não pretende costurar em escala industrial, é uma ótima opção. Só não recomendo pra quem quer trabalhar com couro ou lona, porque ela não aguenta esse tranco.
Eu sei que a pergunta era sobre Singer e Elgin, mas vou falar da Janome porque foi a minha escolha e vale ser considerada.
Comprei a Janome 2030DC, que é mais cara, sim, mas é muito precisa e suave de usar. O ponto dela é impecável, nunca tive que ajustar nada de tensão e consigo costurar desde tricoline até tecidos mais elásticos com ela.