Tô querendo começar a costurar em casa, mas não sei qual marca é mais fácil de usar e mais durável. Alguém tem experiência com isso?
Eu comprei a Singer Facilita Pro 4423 depois de muito pesquisar e, sinceramente, não me arrependo nem um pouco.
Ela é robusta, costura com força mesmo tecidos mais grossos (já fiz bainha em jeans sem problema!) e tem pontos variados que me atendem super bem. Eu sou costureira iniciante, mas quis investir um pouco mais por algo durável.
O que me fez optar por ela foi justamente a tradição da marca e a quantidade de tutoriais disponíveis na internet. Qualquer dúvida que tenho, acho vídeos explicando passo a passo.
Acho que pra quem quer aprender e depois avançar, a Singer acaba sendo uma excelente escolha. Só recomendo verificar se você realmente vai usar todos os recursos dela, senão talvez valha uma versão mais básica.
No começo, eu tinha certo preconceito com a Elgin, achando que era inferior à Singer, mas decidi dar uma chance porque estava com o orçamento apertado.
Comprei o modelo Elgin Genius JX-4035 e uso ela há mais de 2 anos para pequenos reparos e confecção de peças simples.
Ela me surpreendeu principalmente pela silenciosidade e pela estabilidade não pula na mesa e não “engole” o tecido.
Acho que pra quem quer algo funcional, com bom custo-benefício e não pretende costurar em escala industrial, é uma ótima opção. Só não recomendo pra quem quer trabalhar com couro ou lona, porque ela não aguenta esse tranco.
Eu sei que a pergunta era sobre Singer e Elgin, mas vou falar da Janome porque foi a minha escolha e vale ser considerada.
Comprei a Janome 2030DC, que é mais cara, sim, mas é muito precisa e suave de usar. O ponto dela é impecável, nunca tive que ajustar nada de tensão e consigo costurar desde tricoline até tecidos mais elásticos com ela.
Uso tanto pra fazer minhas próprias roupas quanto para projetos de patchwork. A única coisa que pega é que tem menos conteúdo em português na internet, então no começo tive que fuçar bastante pra aprender tudo. Mas se você quer uma máquina confiável e silenciosa, essa marca é top!
Gente como eu escolho uma boa máquina de costura?
Durante muito tempo, usei a Singer Brilliance 6180, que era da minha mãe. Funcionava super bem, mas começou a dar alguns problemas e o conserto estava caro demais.
Resolvi testar a Elgin Supreme e, pra minha surpresa, me adaptei melhor com ela. Achei mais fácil de regular o ponto, os acessórios são simples de trocar e ela é bem leve o que pra mim é ótimo, já que costuro em diferentes cômodos da casa.
No começo achei que estava “rebaixando” a qualidade, mas não… às vezes é questão de gosto mesmo. E ela me custou quase R$400 a menos que uma equivalente da Singer.
Preciso ser sincera: minha experiência com a Singer não foi boa. Comprei a Singer M1605, que teoricamente era simples e perfeita pra iniciantes, mas desde o início deu trabalho.
Ponto embolava, agulha quebrava fácil e o manual era confuso. Levei na assistência e me disseram que o problema era comum nesse modelo.
Troquei pela Brother BM2800 (sim, fugi da pergunta rs), e que diferença! Ela é muito mais estável, tem recursos úteis e até hoje não me deu dor de cabeça. Se você está começando e não quer se estressar, eu recomendo olhar com carinho pra outras marcas além da Singer.
Eu demorei um pouco pra entender o que eu realmente precisava numa máquina de costura. No começo, achei que precisava da mais cara, cheia de pontos decorativos e mil funções.
Mas depois percebi que o importante era ela ser resistente e fácil de usar no dia a dia. Costuro muito tecido grosso, tipo jeans e lona, então procurei uma com motor forte e estrutura interna de metal.
Testei várias em lojas físicas até achar uma que não pulava ponto e tinha ponto reto bonito. Também olhei se a troca de agulha e calcador era fácil, porque faço várias trocas conforme o projeto. A dica que dou é: entenda primeiro o que você costura e com que frequência. Isso muda tudo
Eu sou iniciante e queria uma máquina básica, que não me assustasse. Pesquisei em blogs, vi vídeos no YouTube e acabei escolhendo uma que vinha com DVD de instruções e tinha atendimento online.
Foi uma mão na roda! Uma coisa que me disseram e que eu confirmo hoje é: quanto mais simples no início, melhor. Se tiver muitos botões e funções, a gente se perde.
A minha tem ponto reto, zigue-zague, casa de botão e costura retrocesso. E já é o suficiente pra fazer barra, consertos e até algumas peças de roupa.
Também prestei atenção se ela era silenciosa e se dava pra transportar com facilidade, já que costuro na sala e guardo depois.
Dá uma olhada nesses links aqui, pode te interessar!
Pra mim, o que fez diferença foi olhar as avaliações de outras costureiras antes de comprar. Tem muito modelo bonito por fora, mas que não aguenta um uso mais intenso.
Como eu trabalho com costura criativa, preciso que a máquina aguente costurar várias camadas, fazer quilting e ainda tenha braço livre pra costurar peças tubulares. Comprei uma que é semi-industrial, e foi o melhor investimento que fiz.
Ela é rápida, estável, costura tecidos finos e grossos com a mesma firmeza. Antes eu tinha uma doméstica simples e vivia brigando com a tensão da linha. Então, minha dica é: leia muitas avaliações e, se puder, invista um pouco mais. Sai mais barato do que trocar de máquina depois.
Sou professora de costura e já testei várias máquinas, tanto domésticas quanto industriais. O que sempre digo pros meus alunos é: antes de pensar na marca ou no preço, pense no seu perfil de uso.
Se vai costurar só roupa pra família ou consertar roupas, uma doméstica básica resolve. Mas se quer fazer bolsas, costurar couro, ou abrir um ateliê, tem que ir pra uma máquina mais robusta. Outra coisa fundamental é o pós-venda: tem assistência técnica perto?
Tem peças de reposição fácil? E o manual, é em português e bem explicado? Já tive dor de cabeça com marca importada que não tinha assistência por aqui. Então, pesquise também com quem entende do assunto na sua cidade.