Sou novo em FPS e queria um mouse com bom desempenho. Vi Logitech G, Razer, Corsair e Zowie. Qual se destaca?
Eu já testei várias marcas de mouse gamer ao longo dos anos, mas a que mais me impressionou em termos de precisão foi a Logitech, especialmente o G Pro X Superlight 2.
Eu jogo muito CS:GO e Valorant, e a diferença que senti quando migrei de um mouse comum para esse foi absurda.
O sensor HERO 25K é extremamente responsivo, e até os movimentos mais sutis na mira são captados com perfeição.
Outra coisa que me conquistou foi o peso ultraleve, porque facilita muito no controle rápido da mira. O único ponto negativo é o preço, que realmente é salgado, mas para quem joga competitivo vale cada centavo.
No meu caso, sempre fui mais fã da Razer. Atualmente uso o Razer DeathAdder V3 Pro, e posso dizer que é o mouse mais confortável que já tive.
A ergonomia dele se encaixa perfeitamente na mão, e isso faz diferença em partidas longas. O sensor Focus Pro 30K é um monstro em precisão, não tem delay, não tem perda de movimento, e mesmo em jogos rápidos como Apex Legends eu sinto que o mouse acompanha sem esforço.
Outro ponto é a construção: parece que foi feito para durar anos. Já tive outros Razer antes e nunca me deixaram na mão, então pra mim essa marca é sinônimo de confiabilidade no competitivo, esse vídeo pode explicar melhor como ele é, dá uma olhada!
Eu sou do time Zowie. Para quem não conhece, a BenQ Zowie fabrica mouses muito focados em eSports, e o que eu uso é o Zowie EC2.
Ele pode não ter RGB ou um visual chamativo como outros, mas o que importa é a performance. O sensor é super preciso e não inventa firulas, o que ajuda demais na consistência da mira.
Outro detalhe que eu gosto é o design ergonômico simples, mas muito eficiente. Vejo muito pro player usando Zowie, especialmente no CS, e entendi o porquê quando comprei o meu.
Pode não ser tão fácil de achar no Brasil, mas se tiver a chance, recomendo demais.
Eu já usei Logitech e Razer, mas a marca que me conquistou de vez foi a SteelSeries, principalmente com o Rival 600.
Esse mouse é sensacional porque tem um sistema de pesos que permite ajustar do jeito que eu gosto, além do sensor duplo que garante uma precisão incrível.
Uma coisa que notei é que ele evita aquele problema chato de “mouse lift-off”, quando você levanta o mouse e o cursor se mexe sem querer.
Para quem joga FPS competitivo, isso é um detalhe que faz diferença. Sem contar que o software da SteelSeries é bem completo e fácil de usar.
Galera como escolher um bom mouse gamer?
Cara, eu sei que a galera fala muito de Logitech, Razer e Zowie, mas eu me surpreendi bastante com a Corsair. Estou usando o Corsair Dark Core RGB Pro e fiquei impressionado com o desempenho.
Ele tem um sensor PixArt de alta precisão, e sinceramente não sinto diferença em relação a modelos top da Razer que já usei.
Além disso, o formato dele é muito confortável, principalmente pra quem segura o mouse em “palm grip”.
Outra vantagem é a durabilidade: os botões são super firmes e até hoje não deram sinal de desgaste, mesmo com cliques constantes em partidas longas de Warzone e Valorant.
Eu vou puxar a sardinha pro lado da Glorious PC Gaming Race. Uso o Glorious Model O Wireless e ele mudou a minha gameplay.
O mouse é extremamente leve, acho que pesa pouco mais de 60g, e isso deixa a movimentação muito mais fluida.
O sensor é preciso e nunca tive problema de delay, mesmo jogando sem fio. Uma coisa que gostei bastante também é a textura dele, que não deixa a mão escorregar, mesmo depois de horas jogando.
No começo eu estranhei por causa do design cheio de furinhos, mas depois que acostumei, vi que ajuda até na ventilação da mão. Hoje eu não troco meu Model O por nada.
Olha, eu sempre olho primeiro para o sensor do mouse. Pra mim, esse é o ponto principal pra saber se o mouse gamer é bom de verdade.
Já tive um baratinho que parecia legal, cheio de luzinha RGB, mas quando fui jogar CS:GO percebi que ele dava uns “saltos” no movimento, como se não acompanhasse a minha mão.
Depois de pesquisar, descobri que o sensor era fraco. Hoje só compro mouse com sensor Pixart ou equivalentes, porque sei que entregam precisão de verdade.
Outra coisa que avalio é a durabilidade dos botões se eles aguentam milhões de cliques, é um bom sinal de qualidade.
Na minha experiência, um bom mouse gamer precisa encaixar bem na mão. Não adianta ser super tecnológico se depois de duas horas jogando a mão começa a doer.
Eu percebo se é bom quando consigo jogar por longas horas sem desconforto. Testo o peso, o formato e até a textura do material, porque um mouse escorregadio acaba atrapalhando muito.
Ah, e também presto atenção na possibilidade de ajustar o DPI rapidamente. Um mouse que me permite trocar a sensibilidade no meio da partida é o que considero realmente bom, porque consigo adaptar ao jogo.
Eu costumo avaliar se o mouse gamer é bom pelos detalhes de construção. Por exemplo, o cabo. Parece besteira, mas já perdi mouse porque o cabo era duro demais e acabava quebrando perto da entrada USB.
Hoje só pego modelos com cabo flexível ou até mesmo sem fio, mas com baixa latência. Outra coisa que mostra qualidade é a personalização de software quando o fabricante disponibiliza um programa bem feito, que permite configurar macros, RGB e perfis diferentes, já sinto que é um produto de confiança.
Dá uma olhada nesses tópicos podem te interessar!
- Mousepad Gamer POWERPLAY 2 chega ao Brasil com recurso que vai mudar suas partidas
- Mouse gamer: Razer ainda é a melhor marca ou já foi superada?
- Qual a melhor marca de mouse sem fio?
- O suporte para monitor é bom para ergonomia?
- Mouse gamer Logitech ou Razer: qual vale mais a pena?
- Como escolher uma boa almofada ergonômica para o escritório?
- Qual a melhor marca de computador para edição de vídeo: Apple ou Microsoft?
- Teclado Dell é bom?
- Mouse gamer Logitech ou Razer: qual vale mais a pena?
- Qual a melhor marca de mouse ergonômico?
Pra mim, a melhor forma de saber se o mouse é bom é simplesmente testando em jogo. Já comprei alguns só porque vi avaliações positivas, mas quando fui usar percebi que não era tudo aquilo.
Então, sempre que posso, vou em lojas que deixam experimentar, ou compro em sites que permitem devolução. O que eu noto logo de cara é se o mouse acompanha bem movimentos rápidos.
Se eu fizer aquele movimento brusco e ele não perder o tracking, já sei que é de qualidade. Além disso, vejo se os botões têm resposta rápida e não ficam com aquele atraso chato.
Uma coisa que eu aprendi é que nem sempre preço alto significa que o mouse é bom. Já tive um modelo caríssimo que em menos de um ano começou a dar double click.
Hoje eu analiso a marca, as avaliações de outros jogadores e também a garantia oferecida. Um bom mouse gamer, na minha opinião, é aquele que combina três coisas: precisão no sensor, conforto no uso prolongado e durabilidade dos botões.
Quando encontro isso junto, aí sim considero que vale o investimento.