Quando decidi investir em um par de óculos novo, confesso que fiquei um pouco perdida. Afinal, a escolha não envolve apenas o estilo, mas também o formato do nosso rosto! Eu mesma já cometi alguns erros tentando encontrar o modelo ideal, e hoje vou compartilhar com vocês as minhas descobertas e dicas para acertar em cheio na hora de escolher os óculos.
Como descobrir o formato do seu rosto?
Primeiro, antes de pensarmos nos tipos de óculos, é fundamental saber qual é o formato do nosso rosto. Existem algumas formas simples de identificar o seu:
- Rosto oval: A testa é levemente mais larga que o queixo, e as linhas do rosto são mais suaves.
- Rosto redondo: O comprimento e a largura são praticamente iguais, e o queixo é arredondado.
- Rosto quadrado: A mandíbula é bem definida e o comprimento do rosto é quase igual à largura.
- Rosto triangular: A testa é mais larga e vai se estreitando em direção ao queixo.
- Rosto em forma de coração: A testa é mais larga, com um queixo pontudo.
Eu também tive dificuldade de identificar o meu formato no começo, mas depois que fiz isso, percebi como as dicas de escolha de óculos ficaram muito mais claras.
- Melhores marcas de lentes para óculos
- Que óculos de sol oferecem a melhor proteção UV?
- Melhores tipos de óculos para cada formato de rosto
- Qual a melhor marca de óculos de sol?
Melhores óculos para cada tipo de rosto
Agora que já sabemos como identificar o formato do nosso rosto, vamos falar sobre os óculos que combinam melhor com cada um deles. Vou compartilhar o que aprendi com minhas próprias experiências e um toque de humor para não perdermos o brilho no olhar!
Rosto Oval
Se o seu rosto é oval, você tem sorte! Quase todos os modelos de óculos combinam bem com esse formato. Você pode ousar, brincar com cores, formas e até com óculos grandes e imponentes. Eu, pessoalmente, adoro usar óculos quadrados ou retangulares, porque eles ajudam a adicionar um pouco de angulação ao formato suave do rosto.
Rosto Redondo
Para rostos redondos, a ideia é dar um pouco mais de definição e alongar o rosto. Óculos com linhas angulares são ideais! Modelos como óculos quadrados ou retangulares funcionam muito bem, assim como os óculos de estilo gatinho. Eu já usei esses modelos e senti que o meu rosto ficou mais “contornado” e elegante.
Rosto Quadrado
Para quem tem o rosto quadrado, o objetivo é suavizar as linhas e criar um equilíbrio. Óculos ovais ou arredondados são perfeitos, pois ajudam a suavizar as linhas mais duras do rosto. Eu já experimentei uns óculos ovais de acetato e adorei o efeito. Eles deram uma suavizada e destacaram meu olhar.
Rosto Triangular
Para o rosto triangular, com a testa mais larga e o queixo mais estreito, o segredo está em escolher óculos que equilibram as proporções. Modelos largos na parte superior, como os óculos aviador ou os óculos estilo gato, são ideais. Eu já experimentei e posso afirmar: o visual fica muito mais harmônico!
Rosto Coração
Quando temos o rosto em forma de coração, a ideia é equilibrar a largura da testa com a estreiteza do queixo. Para isso, óculos com detalhes na parte inferior, como os óculos aviador ou óculos redondos, são perfeitos para criar uma sensação de suavidade. Eu já apostei nesses modelos e a sensação foi de um equilíbrio perfeito no meu rosto.
Tabela para te ajudar a escolher
| Formato de Rosto | Óculos Ideais |
|---|---|
| Oval | Quase todos os modelos: quadrados, retangulares, arredondados. |
| Redondo | Óculos quadrados, retangulares, gatinho. |
| Quadrado | Óculos ovais, arredondados. |
| Triangular | Óculos aviador, estilo gato. |
| Coração | Óculos aviador, redondos, com detalhes na parte inferior. |
Conclusão
A escolha do óculos certo é muito pessoal, e eu posso garantir que, ao conhecer o seu formato de rosto, fica muito mais fácil acertar na compra. Depois que descobri os tipos de óculos ideais para o meu formato, nunca mais fiz escolhas erradas. É importante também lembrar que o óculos é um acessório de estilo, então o mais importante é que você se sinta bem com a sua escolha.