Melhores smartphones custo-benefício em 2026: qual você recomenda?

Veja os melhores smartphones custo-benefício e descubra qual modelo a comunidade recomenda.

Com o mercado de celulares cada vez mais competitivo e novos lançamentos surgindo com frequência, escolher entre os melhores smartphones custo-benefício pode ser um desafio.

Em 2026, várias marcas estão apostando em modelos intermediários cada vez mais potentes, com boas câmeras, baterias duradouras e telas de alta qualidade por preços mais acessíveis.

Na prática, quais aparelhos realmente valem a pena no dia a dia? A ideia aqui é reunir algumas opções populares e também ouvir a opinião da comunidade.

Se você usa algum modelo que considera um dos melhores smartphones custo-benefício atualmente, compartilhe sua experiência e sugira outros aparelhos que merecem entrar nessa lista.

Critérios de avaliação

Para definir um verdadeiro custo-benefício smartphone, considerei os seguintes fatores:

• Desempenho: processador atualizado, boa gestão de RAM (mínimo 8 GB para uso confortável em 2026) e armazenamento rápido. Além do desempenho em multitarefa, jogos e apps pesados.

• Bateria: capacidade mínima de 5.000 mAh e eficiência energética do chip. Também levei em conta a velocidade de carregamento.

• Câmera: não apenas megapixels, mas qualidade real: processamento de imagem, modo noturno, estabilização e gravação em 4K estável.

• Preço médio: a ideia central de custo-benefício é entregar muito por um valor equilibrado. Considerei modelos com preço competitivo dentro da sua categoria.

• Atualizações: tempo de suporte do Android e pacotes de segurança. Em 2026, pelo menos 3 anos de atualizações já é o mínimo esperado para um bom investimento.

Ranking atual

Tendo em mente todos os critérios apontados anteriormente, deixo listado para vocês os smartphones recomendados neste momento:

Samsung Galaxy A56

Entre os smartphones recomendados em 2026, o Samsung Galaxy A56 se destaca pelo equilíbrio geral. Equipado com processador Exynos otimizado para multitarefa, 8 GB de RAM e 128/256 GB de armazenamento, dependendo do modelo. Ele oferece desempenho consistente tanto para o uso diário quanto para jogos moderados.

A tela AMOLED de 120 Hz garante ótima fluidez na navegação, enquanto a bateria de 5.000 mAh com carregamento de 45W proporciona boa autonomia ao longo do dia. Outro ponto forte é a política de atualizações da Samsung, que aumenta a vida útil do aparelho. Alguém aqui já utilizou o Galaxy A56 no dia a dia? O que acha do modelo?

Xiaomi Poco X7 Pro

O Xiaomi Poco X7 Pro surge como uma alternativa muito forte entre os smartphones recomendados para quem busca alto desempenho com ótimo custo-benefício. Equipado com um processador voltado para performance e eficiência, grande quantidade de RAM e armazenamento rápido, ele entrega excelente experiência em jogos, multitarefa e aplicações pesadas.

A tela com alta taxa de atualização garante fluidez nas animações e rolagem, enquanto a bateria robusta proporciona autonomia confortável para o uso ao longo do dia. Considerando o pacote geral de hardware e o preço competitivo, ele se destaca entre os intermediários premium. Quem já usou o Poco X7 Pro pode contar como tem sido sua experiência no cotidiano?

Motorola Edge 50 Neo

O Motorola Edge 50 Neo é uma opção interessante para quem busca desempenho sólido sem pagar preço de flagship. Ele vem equipado com processador Snapdragon da série 7, 8 GB de RAM e um conjunto de câmeras que entrega bom HDR e resultados equilibrados em diferentes condições de luz.

O design premium e leve é um diferencial, assim como o carregamento rápido eficiente. No conjunto, é um aparelho bastante competitivo dentro da categoria intermediária. Quem já testou esse modelo pode compartilhar a experiência?

Xiaomi Redmi Note 14 Pro

O Xiaomi Redmi Note 14 Pro mantém a tradição da marca de oferecer especificações robustas por um valor competitivo. Com versões que chegam a 12 GB de RAM, tela AMOLED de 120 Hz e bateria duradoura, ele atende muito bem quem prioriza desempenho e multitarefa.

É especialmente interessante para jogos e consumo de mídia, graças à fluidez da tela e à boa autonomia. Dentro da proposta de custo-benefício, costuma ser um dos modelos de smartphones recomendados. Alguém já comparou ele com Samsung ou Motorola na prática?

Poco F6

O Xiaomi Poco F6 é frequentemente citado entre os celulares que oferecem mais potência pelo preço dentro do segmento intermediário. A linha Poco é conhecida por priorizar desempenho, e esse modelo segue exatamente essa filosofia.

Ele traz um processador muito competitivo para a categoria, o que permite rodar jogos pesados e aplicações exigentes com bastante fluidez. Além disso, a tela AMOLED com alta taxa de atualização garante uma navegação mais suave no sistema e nos apps.

No geral, é um aparelho muito indicado para quem busca performance sem precisar investir em um flagship.

Destaques

• Processador Snapdragon de alto desempenho
  • Tela AMOLED com 120 Hz
  • Bateria de aproximadamente 5.000 mAh
  • Carregamento rápido
  • Excelente desempenho em jogos

Samsung Galaxy S23 FE

O Samsung Galaxy S23 FE é uma alternativa interessante para quem quer um celular com características próximas de um topo de linha pagando menos. A linha “Fan Edition” da Samsung costuma reaproveitar recursos de flagships recentes e oferecer esses recursos em um pacote mais acessível.

Na prática, isso significa ter acesso a uma boa construção, câmera competente e recursos premium como resistência à água.

Quando aparece em promoções ou queda de preço, o S23 FE passa a ser uma das opções com melhor equilíbrio entre desempenho e recursos avançados.

Destaques

• Tela AMOLED 120 Hz
  • Proteção IP68 contra água e poeira
  • Câmeras consistentes
  • Boa política de atualizações da Samsung
  • Desempenho próximo de flagships recentes

Realme GT 6

O Realme GT 6 continua a proposta da série GT da Realme: oferecer celulares focados em desempenho e carregamento rápido, geralmente com preço competitivo dentro da categoria.

Esse modelo se destaca especialmente para quem consome muito conteúdo ou utiliza o celular por longos períodos, já que a tela é brilhante e fluida. A combinação entre processador potente e carregamento rápido também o torna um aparelho interessante para quem usa muitos aplicativos ao longo do dia.

Destaques

• Processador Snapdragon de alto desempenho
  • Tela AMOLED com alta taxa de atualização
  • Carregamento extremamente rápido
  • Bom desempenho em multitarefa
  • Ótimo para jogos e streaming

Nothing Phone (2a)

O Nothing Phone (2a) chama atenção principalmente pelo design diferenciado e pela experiência de software mais limpa.

A marca Nothing ficou conhecida por apostar em um visual transparente e pela interface Glyph na traseira, que utiliza LEDs para notificações.

Além do design, o aparelho também entrega uma experiência Android bastante fluida, com poucos aplicativos pré-instalados e boa otimização do sistema.

Isso faz com que o desempenho no dia a dia seja muito consistente mesmo sem usar um chip topo de linha.

Destaques

• Interface Android limpa e otimizada
  • Tela AMOLED 120 Hz
  • Design único com Glyph LEDs
  • Bateria duradoura
  • Experiência de software fluida

Motorola Edge 50 Fusion

O Motorola Edge 50 Fusion é um dos intermediários mais equilibrados da Motorola atualmente.

Ele se destaca por oferecer um conjunto sólido que combina bom desempenho, tela de qualidade e design premium.

Outro ponto forte da linha Edge é a experiência de software próxima do Android puro, que costuma ser bastante fluida. Para quem busca um celular confiável para redes sociais, streaming e uso diário, esse modelo costuma entregar uma experiência muito consistente.

Destaques

• Tela pOLED com alta taxa de atualização
  • Interface Android limpa
  • Design leve e elegante
  • Boa autonomia de bateria
  • Carregamento rápido

Google Pixel 7a

O Google Pixel 7a é frequentemente citado entre os celulares com melhor câmera na categoria intermediária.

O processamento de imagem do Google é muito elogiado e consegue entregar fotos com excelente alcance dinâmico e bom desempenho no modo noturno.

Outro diferencial é a experiência Android pura e as atualizações rápidas diretamente do Google.

Para quem prioriza fotografia e software bem otimizado, o Pixel 7a continua sendo uma escolha bastante interessante dentro da faixa de preço.

Destaques

• Câmeras com excelente processamento de imagem
  • Processador Google Tensor
  • Android puro com atualizações rápidas
  • Boa otimização de software
  • Experiência fotográfica acima da média

Comparativo técnico

Ao comparar smartphones como Samsung Galaxy A56, Motorola Edge 50 Neo, Xiaomi Redmi Note 14 Pro, Xiaomi Poco X7 Pro, Xiaomi Poco F6, Samsung Galaxy S23 FE, Realme GT 6, Nothing Phone (2a), Motorola Edge 50 Fusion e Google Pixel 7a , algumas diferenças importantes aparecem dependendo do tipo de uso.

No quesito desempenho, modelos como Poco F6, Poco X7 Pro e Realme GT 6 costumam se destacar entre os intermediários premium. Esses aparelhos utilizam chips mais voltados para performance e tendem a oferecer melhor desempenho em jogos pesados, multitarefa intensa e aplicativos exigentes.

Logo atrás aparecem opções como o Redmi Note 14 Pro (especialmente nas versões com mais RAM) e o Galaxy S23 FE, que também entregam desempenho consistente para a maioria dos cenários do dia a dia.

Já aparelhos como Galaxy A56, Edge 50 Neo, Edge 50 Fusion e Nothing Phone (2a) priorizam um equilíbrio maior entre desempenho, eficiência energética e experiência geral , sendo ótimas escolhas para redes sociais, streaming, navegação e produtividade leve.

Em relação à tela, praticamente todos os modelos oferecem painéis OLED ou AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz ou superior, garantindo navegação fluida e boa experiência para vídeos e jogos.

Alguns modelos da Motorola e Realme chegam a oferecer taxas ainda mais altas, o que melhora a sensação de fluidez.

No quesito bateria, os modelos da Xiaomi, especialmente as linhas Poco e Redmi, costumam ter vantagem em autonomia. A maioria deles utiliza baterias de cerca de 5.000 mAh, com carregamento rápido eficiente. O Galaxy A56 também se destaca pela boa duração no uso diário, enquanto aparelhos como Edge 50 Fusion e Realme GT 6 compensam com carregamento muito rápido.

Quando o assunto é câmera, alguns aparelhos ganham destaque específico. O Google Pixel 7a, por exemplo, costuma ser referência em processamento de imagem na categoria intermediária, enquanto Samsung e Motorola tendem a oferecer resultados mais equilibrados no conjunto geral.

Por fim, em atualizações e suporte, a Samsung e o Google normalmente se destacam por oferecer políticas mais previsíveis e ciclos de atualização mais longos. Isso pode ser um fator decisivo para quem pretende utilizar o smartphone por vários anos.

No final, a escolha ideal depende da prioridade: mais desempenho, melhor câmera, maior autonomia ou experiência de software mais limpa .

Tabela comparativa dos modelos

Smartphone RAM típica Tela Bateria Destaque principal
Galaxy A56 8 GB AMOLED 120 Hz 5000 mAh equilíbrio geral
Poco X7 Pro 12 GB AMOLED 120 Hz ~5000 mAh desempenho para jogos
Redmi Note 14 Pro 8–12 GB AMOLED 120 Hz ~5000 mAh potência com preço competitivo
Motorola Edge 50 Neo 8 GB OLED 120 Hz ~4300–4500 mAh design e experiência fluida
Poco F6 12 GB AMOLED 120 Hz ~5000 mAh desempenho quase flagship
Galaxy S23 FE 8 GB AMOLED 120 Hz 4500 mAh recursos premium
Realme GT 6 12 GB AMOLED alta taxa ~5000 mAh carregamento e performance
Nothing Phone (2a) 8–12 GB AMOLED 120 Hz ~5000 mAh software limpo
Edge 50 Fusion 8–12 GB pOLED até 144 Hz ~5000 mAh design e fluidez
Pixel 7a 8 GB OLED 90 Hz ~4400 mAh melhor câmera da categoria

No fim das contas, tudo depende da prioridade: mais potência ou mais equilíbrio? Você incluiria algum outro modelo nessa comparação? Se sim, qual?

Melhor modelo por perfil

Qual smartphone escolher depende do perfil de quem for usar aquele modelo no dia a dia:

• Para gamer: Xiaomi Poco X7 Pro é a melhor opção. Graças ao foco em performance e à alta taxa de atualização da tela, é o mais indicado para jogos.

• Para quem prioriza redes sociais e fotos equilibradas: o Samsung Galaxy A56 é um bom smartphone para escolher. Ele entrega bom processamento de imagem e estabilidade no conjunto geral.

• Para uso básico e intermediário (WhatsApp, Instagram, streaming): vale considerar o Motorola Edge 50 Neo no momento da escolha. O modelo é conhecido pela sua fluidez consistente, bom design e experiência equilibrada.

• Para quem quer potência pagando menos: Nesse caso, a melhor opção é o Xiaomi Redmi Note 14 Pro. Excelente escolha para multitarefa e consumo de mídia com preço competitivo.

Na sua opinião, qual é o melhor celular custo-benefício em 2026?

Agora a conversa é com você. Entre os modelos apresentados, qual é o melhor celular custo-benefício hoje na sua experiência? Você costuma priorizar mais desempenho para jogos e multitarefa ou valoriza mais bateria e tempo de atualizações? Tem algum modelo que ficou de fora e que, na prática, entrega ainda mais pelo preço?

Compartilhe sua experiência real de uso, pontos positivos e negativos, porque esse tipo de relato ajuda muito quem está tentando decidir a próxima compra!

5 curtidas

Eu iria de Poco X7 Pro sem pensar muito. Gosto de jogar e uso vários apps ao mesmo tempo. Para mim, desempenho vem antes de tudo. Já tive celular que travava e não quero passar por isso de novo. Se a diferença de preço não for absurda, eu pagaria a mais pela potência.

5 curtidas

Olha, Bernado, eu priorizo equilíbrio. O Galaxy A56 me parece mais redondo no conjunto. Boa bateria, tela ótima e atualizações garantidas. Não sou gamer pesado, então desempenho extremo não faz tanta diferença para mim. Prefiro estabilidade no dia a dia.

5 curtidas

Uso muito redes sociais, banco e trabalho pelo celular. Para mim, bateria é essencial. Não gosto de depender de carregador à tarde. Nesse ponto, eu olho com carinho para o Redmi Note 14 Pro. Acho que entrega muito pelo preço.

5 curtidas

Eu analisei todos esses modelos pensando no meu uso real, não só em ficha técnica. Uso o celular para trabalho, redes sociais, vídeos e, de vez em quando, jogos mais pesados. Para mim, desempenho é importante, mas estabilidade e bateria pesam tanto quanto.

Se a prioridade for potência máxima, eu iria de Poco X7 Pro sem dúvida. Ele entrega desempenho de sobra e deve aguentar alguns anos sem engasgos. Agora, pensando de forma mais equilibrada, eu escolheria o Galaxy A56. Ele parece mais redondo no conjunto, tem boa bateria, tela excelente e política de atualização mais previsível. Isso me dá mais segurança no longo prazo.

No fim das contas, acho que o melhor celular custo-benefício não é o mais potente, e sim o que atende melhor ao seu perfil. Para mim, equilíbrio e durabilidade falam mais alto.

5 curtidas

Oi, Bernado! Eu já tive Motorola e gosto da experiência limpa do sistema. O Edge 50 Neo me chama atenção por isso. Não é o mais potente da lista, mas parece confiável. Para uso comum, acho que dá conta tranquilo.

5 curtidas