Mouse gamer: Razer ainda é a melhor marca ou já foi superada?

Se tem um periférico que eu não abro mão na hora de jogar, é o mouse gamer. E por muitos anos, eu fui fiel à Razer. O primeiro mouse “top” que comprei foi o Razer DeathAdder, e até hoje lembro da sensação de estar segurando uma peça de outro mundo. Mas será que a Razer ainda é a melhor marca de mouse gamer? Ou já foi superada por outras como Logitech, Corsair ou até as novatas como Redragon?

Neste post, vou compartilhar um pouco da minha experiência pessoal com a marca, o que percebi ao longo dos anos, e claro, comparações com outras marcas que testei. Vamos juntos nessa análise?

Minha experiência com mouses da Razer

Já usei diversos modelos da marca, mas os que mais marcaram foram:

• Razer DeathAdder (versões 2013 e V2)
  • Razer Basilisk
  • Razer Viper Mini

Pontos positivos que sempre me chamaram atenção:

• Ergonomia impecável, principalmente no DeathAdder
  • Software Razer Synapse com personalização completa
  • Sensores sempre muito precisos e rápidos
  • Materiais de qualidade, mesmo nos modelos de entrada

Mas… com o passar dos anos, comecei a notar algumas limitações.

O que me fez olhar para outras marcas?

Depois de alguns anos com a Razer, percebi que:

• O preço começou a pesar. Modelos da marca estão frequentemente mais caros do que concorrentes com especificações semelhantes.
  • A durabilidade dos switches deixou a desejar em dois mouses que tive (duplo clique em menos de 1 ano de uso moderado).
  • Alguns lançamentos pareciam mais do mesmo, sem inovações reais.

Foi aí que resolvi testar outras marcas, como Logitech, Redragon e até modelos da Corsair e SteelSeries.

Comparando: Razer vs concorrentes

Para facilitar, montei essa tabela comparativa baseada nos modelos que testei:

Marca Modelo Testado Sensor Durabilidade (minha experiência) Custo-benefício Software
Razer DeathAdder V2 Focus+ (20k DPI) Média (2 anos) Médio Razer Synapse
Logitech G502 Hero Hero (25k DPI) Excelente (3+ anos) Alto G HUB
Redragon Cobra M711 Pixart 3360 Boa (2 anos) Muito alto Redragon Driver
Corsair M65 Elite PMW3391 Boa (2 anos) Médio iCUE

Obs: Esses dados são baseados no meu uso pessoal, com sessões de jogatina diárias de 2 a 4 horas.

Afinal, a Razer ainda lidera?

Na minha opinião pessoal, a Razer continua sendo uma das líderes quando se fala em marca premium, mas não é mais insuperável.

Hoje, marcas como Logitech e até a Redragon, com custo mais acessível, entregam desempenho tão bom quanto — às vezes até superior dependendo do uso.

A Razer tem designs icônicos, boa pegada e softwares robustos, mas peca em preço elevado e, em alguns casos, durabilidade questionável.

Quando eu ainda recomendo Razer?

Se você:

• Tem orçamento mais folgado
  • Gosta de um design moderno e RGB
  • Quer integração total com outros periféricos Razer
  • Prefere software com muitas opções de personalização

… então sim, Razer ainda vale muito a pena.

Mas se está em busca de:

• Melhor custo-benefício
  • Máxima durabilidade
  • Algo mais clean e simples de configurar

… talvez Logitech ou Redragon façam mais sentido hoje.

Razer reina, mas não sozinha

O mercado mudou. O que antes era um império quase exclusivo da Razer, hoje é um campo de marcas fortes e inovadoras. Eu continuo gostando da Razer e sempre acompanho os lançamentos, mas hoje, antes de comprar, eu comparo. E sinceramente? Às vezes, acabo escolhendo outras marcas.

Se você também já teve experiências com mouses gamers de outras marcas, compartilha aí. Será que você também acha que a Razer já foi superada?

7 curtidas

Me identifiquei demais com o que você disse. Eu também comecei com um DeathAdder 2013 e achava o ápice. Mas recentemente troquei por um Logitech G Pro X Superlight e, sinceramente, acho que nunca mais volto pra Razer. O peso, a precisão, a bateria… é outro nível.

5 curtidas

Nossa, eu tive problema parecido com o duplo clique no meu Razer Viper Mini. Com menos de 1 ano de uso já tava dando pau. Troquei por um Redragon Cobra de R$ 150 só pra quebrar galho e ele tá firme e forte até hoje. Não sei se volto pra Razer, não…

5 curtidas

Gente, alguém aí já testou o Razer Viper Ultimate? Tava de olho nele por ser sem fio e leve, mas depois desses relatos tô com medo. Vale a pena ou é só nome?

4 curtidas

Eu tenho o Viper Ultimate há uns 8 meses. Uso pra stream e jogo FPS quase todo dia. Até agora, impecável. Bateria dura muito e o sensor é absurdo. Mas confesso que comprei numa promo boa, porque o preço cheio é meio fora da realidade.

5 curtidas

Eu sempre fui mais fã da Logitech. O meu G502 Hero tá há 3 anos comigo e nunca me deixou na mão. E o G Hub melhorou bastante, viu. Mas confesso que fico de olho nos lançamentos da Razer porque os designs são lindos.

5 curtidas

Uma coisa que percebi é que a Razer investe muito em visual e marketing, enquanto Logitech e outras marcas parecem mais focadas na performance e durabilidade. Não tô dizendo que Razer é ruim, mas às vezes a gente paga mais pela “marca”.

4 curtidas

Alguém aqui já testou os mouses da Glorious? Tô vendo muita gente migrando do Viper pra ele, especialmente o Model O Wireless. Queria saber se vale mesmo esse hype ou se é só modinha de streamer.

5 curtidas

Eu uso o Model O Wireless há quase 1 ano. Super leve, sem fio e sem delay nenhum. A pegada é diferente, então leva um tempo pra acostumar se você vem da Razer, mas a performance é absurda. Acho que vale mais que o preço do Viper Ultimate, viu.

5 curtidas