Preciso muito fazer uns reparos em casa e necessito de fios. Sabem me dizer se o cabo Fort Fios é bom?
Eu já usei os cabos Fort Fios em uma instalação residencial e achei de boa qualidade. O revestimento é firme, não descasca fácil e a condução de energia é estável.
O eletricista que fez o serviço também comentou que é uma marca que tem seguido os padrões da ABNT, o que já é um bom sinal. Pra uso doméstico, recomendo tranquilamente.
Na obra aqui de casa, o profissional usou Fort Fios 2,5 mm e 4 mm pra tomadas e chuveiro, e até agora tá tudo perfeito. O cabo tem boa maleabilidade, o que ajuda muito na hora de passar pelos conduítes, e o isolamento é bem resistente. O custo também é mais baixo do que marcas premium, então tem um ótimo custo-benefício.
Pra quem trabalha com elétrica, o que importa é a espessura real do fio de cobre e a qualidade do isolamento.
Os cabos Fort Fios geralmente respeitam a bitola indicada, o que é essencial pra não sobreaquecer o circuito. Eu já testei com alicate amperímetro e deu dentro dos parâmetros. Não é top de linha como Prysmian ou Sil, mas atende bem em projetos comuns.
Eu particularmente gosto da Fort Fios pra instalações simples, tipo iluminação e tomadas residenciais. Já pra sistemas mais exigentes, como motores ou aquecedores, prefiro investir em marcas com certificações mais amplas, como Nexans ou Sil.
Mesmo assim, nunca tive problema de superaquecimento ou fuga de corrente com Fort Fios, então pra uso leve, vale sim.
É sempre importante lembrar que o desempenho do cabo depende também da instalação. Não adianta comprar uma boa marca e deixar o serviço mal feito.
Eu uso Fort Fios há mais de um ano e o que me atraiu foi o isolamento duplo, que ajuda a proteger contra curto e calor. Pelo preço, achei bem justo, principalmente comparado com marcas mais caras do mercado.
Antes de escolher um fio elétrico, vale a pena pesquisar a reputação das marcas. Eu gosto da Fort Fios, mas recomendo também dar uma olhada neste artigo sobre as piores marcas de fios elétricos.
Assim você evita produtos com problemas de espessura irregular, cobre de baixa pureza ou isolamento fraco. A escolha do cabo faz toda diferença na segurança da instalação elétrica.
Trabalho como eletricista há mais de 10 anos e já instalei Fort Fios em várias obras. É uma marca nacional que vem crescendo bastante, e posso dizer que tem um padrão de qualidade estável.
O cobre é bem limpo, o revestimento tem boa aderência e não derrete fácil. Só recomendo sempre verificar se o produto tem o selo do Inmetro, porque já vi cabos falsificados circulando no mercado.
Eu diria que o Fort Fios é uma boa opção intermediária. Não chega a ser uma marca premium, mas entrega o que promete. O ponto positivo é que é fácil de encontrar em lojas de materiais elétricos e o preço é acessível.
O ponto de atenção é sempre comparar a bitola real com a nominal, porque algumas marcas barateiam o cobre. A Fort Fios costuma estar dentro da margem aceitável.
Fiz uma reforma recente e optei por cabos Fort Fios por indicação do vendedor. Achei que o material tem boa qualidade e o acabamento é muito bem feito.
Passei tudo por conduíte embutido e o cabo deslizou sem enroscar. Pelo que pesquisei, a marca segue as normas técnicas corretas, então me parece uma opção segura pra uso residencial.