Os desodorizadores da marca Glade funcionam bem no banheiro ou são mais decorativos do que eficazes?

Confesso que sempre fui meio cética em relação a desodorizadores de ambientes. Já testei vários, de marcas populares a versões mais caras, e muitas vezes o que parecia promissor acabava sendo só… cheiro com embalagem bonita. Por isso, resolvi testar alguns desodorizadores da marca Glade, especialmente focando no uso dentro do banheiro, onde sabemos que o “desafio aromático” é maior.

Abaixo, compartilho minha experiência pessoal, análises e algumas observações que podem te ajudar a decidir se vale a pena apostar nos produtos da Glade ou se é melhor buscar alternativas.

O que a Glade promete?

Antes de mais nada, vamos entender o que a própria marca diz sobre seus produtos. Segundo a Glade:

• Eles eliminam odores indesejáveis (e não apenas mascaram).
  • Possuem diversas fragrâncias, que se adaptam a diferentes estilos e preferências.
  • Existem várias versões: spray automático, plug-ins, aerossol manual, sachês, velas perfumadas e difusores líquidos.

Mas será que essa promessa se confirma no campo de batalha… ou melhor, no banheiro da vida real?

Quais modelos eu testei?

Para essa avaliação, usei três versões diferentes da Glade em banheiros distintos aqui de casa:

Modelo Tipo Fragrância testada Ambiente Frequência de uso
Glade Aerossol Spray manual Lavanda Banheiro de visitas (pequeno) 2x ao dia
Glade Automático Spray com refil e sensor Lavanda e Vanilla Banheiro da suíte Automático (a cada 36 min)
Glade Gel Decor Gel aromatizador (decorativo) Flores Silvestres Lavabo Contínuo

Minha experiência: o que realmente funcionou

1. Spray manual (Aerossol)

Esse é o clássico: você entra, borrifa e pronto. Ele funciona bem como solução imediata, especialmente em banheiros menores.

Pontos positivos:

• Aroma intenso e agradável logo após o uso.
  • Fácil de usar e barato.

Pontos negativos:

• O efeito dura pouco (cerca de 15 a 20 minutos).
  • Precisa de alguém para acionar — ou seja, nada de efeito prolongado automático.

Veredito: Funciona, mas é paliativo. Bom para emergências.

2. Spray automático com refil

Esse foi, honestamente, o que mais me surpreendeu positivamente. Instalei na parede do banheiro da suíte e deixei no modo automático.

Pontos positivos:

• Discreta liberação de aroma a cada 30 minutos, o que mantém o banheiro sempre agradável.
  • O cheiro de Lavanda e Vanilla é muito bom e não é enjoativo.
  • Tem botão para liberação extra, caso precise.

Pontos negativos:

• Precisa de pilhas (e às vezes esqueço de trocar).
  • O refil dura cerca de 30 dias (depende da frequência).

Veredito: Muito eficaz! Realmente ajuda a manter o ambiente com cheiro agradável sem muito esforço.

3. Gel decorativo

Esse é aquele modelo que parece uma flor ou uma escultura e fica ali no canto. Bonitinho? Sim. Eficaz? Nem tanto…

Pontos positivos:

• Visualmente mais bonito, discreto e decorativo.
  • Fácil de usar (só abrir e deixar no ambiente).

Pontos negativos:

• Fragrância fraca, quase imperceptível depois da primeira semana.
  • Funciona mal em banheiros maiores ou com pouca ventilação.

Veredito: Mais decorativo do que funcional. Não recomendo como única solução de desodorização.

Quando vale a pena investir em Glade?

Se você procura um desodorizador para uso real no banheiro — especialmente em ambientes com uso frequente — minha recomendação é:

• Para efeito prolongado e consistente: vá de Glade automático com refil.
  • Para uso pontual ou emergências: o spray manual é uma boa opção.
  • Se for só para dar um charme ao lavabo: aí sim o gel decorativo cumpre o papel.

Dicas extras que aprendi na prática

• Combine o desodorizador com boa ventilação (se possível). Mesmo o melhor produto não faz milagre em ambientes abafados.
  • Evite misturar muitos tipos de fragrância em ambientes pequenos — pode causar enjoo.
  • Prefira aromas mais neutros ou naturais (como lavanda, capim-limão ou bambu) para banheiros.

Glade é só estética?

Não. Pelo menos, não sempre. A Glade tem sim produtos eficazes, mas nem todos servem para tudo. Se a sua intenção é realmente neutralizar odores e manter o banheiro cheiroso de forma constante, invista nos modelos certos, principalmente o automático com refil.

Os decorativos podem ter seu lugar, mas funcionam mais como coadjuvantes do que protagonistas no combate ao mau cheiro.

E você? Já usou algum desodorizador da Glade que funcionou bem ou que te decepcionou? Compartilha aqui no fórum sua experiência também!

7 curtidas

Gente, amei essa análise! Eu também uso o automático da Glade e concordo demais. Aqui em casa, ele fica no banheiro social e ajuda muito. Mas alguém já testou o refil de Citrus? Queria saber se o cheiro é muito forte.

5 curtidas

Eu uso o de Citrus no meu escritório (que é pequeno como um lavabo) e acho ótimo! O cheiro é mais cítrico e fresco, lembra um pouco aqueles aromatizantes de carro, mas de boa qualidade. Só recomendo colocar na regulagem de tempo mais espaçada, porque ele é bem presente.

5 curtidas

Vocês não acham que esses automáticos disparam em horas aleatórias? Aqui em casa já assustou gente de madrugada kkkk. Tenho medo de colocar no banheiro do meu filho por isso.

4 curtidas

Isso já aconteceu comigo também! O segredo é desligar à noite ou colocar em modo manual antes de dormir. A maioria dos modelos tem esse botão on/off, fica bem mais controlável.

5 curtidas

Alguém sabe se esses refis funcionam em outros suportes? Tipo comprei um da Air Wick e queria aproveitar os refis da Glade que já tenho aqui.

5 curtidas

@GiuliaJunqueira Eu já tentei e não encaixou direito. Eles são parecidos, mas os mecanismos são diferentes. Até dá pra “gambiarrear”, mas acho que não vale o risco, pode quebrar o suporte.

4 curtidas

Eu uso só aquele gel decorativo porque acho lindo, mas realmente não segura o cheiro por muito tempo. Alguém já tentou colocar dois juntos no mesmo banheiro? Será que ajuda?

5 curtidas

@EmillyAvelar Já fiz isso no lavabo da minha mãe! Coloquei dois — um perto da pia e outro próximo ao vaso. Fica mais equilibrado, mas mesmo assim, depois de umas duas semanas o cheiro some. Acho que vale mais a pena investir em um difusor com varetas ou mesmo o automático.

5 curtidas