Quais marcas de fios elétricos foram reprovados pelo INMETRO?

Preciso fazer a troca de fios elétricos da minha casa, mas, por segurança, queria saber quais foram os fios reprovados pelo INMETRO. Alguém sabe me dizer isso?

8 curtidas

Eu tenho muito medo de incêndio e curto-circuito, não gosto nem de ouvir aquele barulho de energia, sabe? Há um tempo fiz uma reforma no meu banheiro e precisei refazer tanto as tomadas e luz, quanto o fio do chuveiro que vai um cabo um pouco mais grosso.

Na época, lembro que cheguei a encontrar as marcas Totalflex e Cobremax como reprovadas pelo INMETRO.

Eu fiquei com receio de ter algum tipo de problema e fui logo me ligar nisso, mesmo com preço mais baixo, é aquele velho ditado, às vezes o barato sai caro.

Essa pesquisa me ajudou bastante e ficou tudo tranquilo nessa questão de fiação. Na época, também cheguei a pesquisar as piores marcas de fios elétricos para ter ainda mais noção. Por mais que o selo do governo já seja bom, ver outras avaliações não me custou nada.

O que eu passei a checar antes de comprar fio/cabo (lista simples)

• Selo do Inmetro legível e dados do fabricante (marcação no cabo e na bobina).
  • Norma técnica indicada (ex.: NBR NM 247-3) e seção correta para a carga (chuveiro costuma pedir 4, 6 ou 10 mm²).
  • Temperatura e isolação compatíveis com o ambiente (banheiro = umidade).
  • Disjuntor/DR dimensionados para o circuito e condutor (projeto/quadros revisados).
  • Procedência e nota fiscal (evita falsificação) e data de fabricação.
  • Instalação em conduíte adequado e conexões bem prensadas/terminadas.

Se alguém estiver na mesma: vale gastar uns minutos conferindo esses pontos. Segurança primeiro.

De qualquer jeito, acabei indo na Cobrecom.

10 curtidas

Cara, não compra uma chamada Full Cabos. Usei para fazer um paralelo e me arrependi.

Quando contratei o eletricista para fazer o trabalho, que era relativamente simples, o espaço não era tão grande e tal, ele mesmo me falou que foi reprovado pelo INMETRO e que não faria o serviço. Como não quis correr risco, adiei o projeto que era um pouco urgente, tive que compra outro fio para só aí fazer dar certo.

3 curtidas

Cara, não sei dizer quais já foram reprovados com certeza então não me arriscar, mas eu recomendo esse site da Qualifios.

Por lá dá para consultar as marcas confiáveis além do INMETRO, eu uso sempre que necessito.

6 curtidas

Depois que descobri esse site também me sinto muito mais confiante para comprar. Mas para mim não há marca melhor que a Sil, pode ser um pouco mais cara, mas é referência demais.

4 curtidas

Nunca tinha visto eletricista recusar serviço por conta de material de má qualidade. Que seja sempre assim, não te colocou em risco e ainda fez o certo :clap::clap::clap:

2 curtidas

Eu também fiquei na dúvida sobre isso há um tempo e acabei pesquisando direto no site do Inmetro.

Eles fizeram uma fiscalização recente (junho de 2023) dentro do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, e encontraram várias marcas de fios e cabos reprovadas por não atenderem às normas técnicas.

O principal problema é que alguns fabricantes usam menos cobre do que o exigido, trocando por metais mais baratos, o que compromete a condução da energia e aumenta o risco de curto-circuito e incêndio.

Essas foram as marcas reprovadas:

• Totalflex
  • ATN
  • Danflex
  • Zatflex
  • Full Cabos
  • Ligcabos
  • Cobremax
  • Topflex
  • Max
  • Tekfio
  • Flex Sul

O Inmetro chegou a inspecionar mais de 24 mil unidades em todo o país, e quem reincidir pode levar multa de até R$ 1,5 milhão. Então vale a pena sempre conferir o selo de conformidade e, se possível, comprar de lojas confiáveis.

10 curtidas

Sou eletricista há mais de 15 anos e posso confirmar o que o Inmetro divulgou. Já encontrei vários cabos fora da bitola real, principalmente de marcas como Totalflex e Cobremax.
Esses fios esquentam mais do que deveriam e, com o tempo, podem derreter a isolação e causar curto.

Hoje eu só uso Cobrecom, Sil Fios ou Prysmian, são mais caras, mas dão segurança e passam no teste de amperagem real.

2 curtidas

O Inmetro explicou que a fraude mais comum é reduzir o cobre e usar material mais barato. Isso aumenta o consumo e o risco de superaquecimento.

A operação aconteceu em junho de 2023, e foram fiscalizadas 24 mil unidades no país inteiro.

Além das marcas reprovadas, os estabelecimentos foram orientados a corrigir e podem receber multas de até R$ 1,5 milhão se insistirem.

Quem quiser ler o comunicado completo, está no portal oficial do Inmetro:

7 curtidas

Trabalho com manutenção predial e o que mais vejo é gente comprando fio só pelo preço.

Essas marcas reprovadas costumam enganar na bitola, e o fio de “2,5 mm” na verdade tem menos cobre dentro.
Isso esquenta a rede, e o disjuntor pode não proteger direito.

Na dúvida, prefira marcas com selo visível e certificação ABNT — o Inmetro tem lista atualizada de fabricantes aprovados no site.

2 curtidas

@IgorMoraes, deixo aqui um resumo em tabela (com base na fiscalização do Inmetro de jun/2023).

Achei mais fácil de visualizar assim, me ajudou na hora de evitar as marcas com irregularidades.

Marca Situação (Inmetro) Motivo resumido* Observação prática
Totalflex Reprovada Menor quantidade de cobre / fora da norma Evitar; conferir selo e NBR na bobina
ATN Reprovada Irregularidades de conformidade Preferir marcas certificadas e nota fiscal
Danflex Reprovada Cobre abaixo do exigido Checar marcação do cabo e seção real
Zatflex Reprovada Irregularidades técnicas Desconfiar de preço muito abaixo da média
Full Cabos Reprovada Conformidade reprovada Verificar NBR NM 247-3 e selo visível
Ligcabos Reprovada Cobre insuficiente Conferir procedência e embalagem
Cobremax Reprovada Irregularidades de material condutor Checar seção (mm²) e aquecimento em uso
Topflex Reprovada Não atende requisitos técnicos Comprar em loja confiável
Max Reprovada Conformidade reprovada Evitar para circuitos de alta carga (chuveiro)
Tekfio Reprovada Cobre abaixo do mínimo Revisar bitola e proteção (disjuntor/DR)
Flex Sul Reprovada Irregularidades de conformidade Exigir certificação e guardar a NF
  • O Inmetro apontou que a fraude mais comum é redução do cobre (ou substituição por metal inferior), o que piora a condução, aumenta consumo, risco de superaquecimento/curto e até incêndio.

Dica rápida de comprador: além do selo do Inmetro e da NBR NM 247-3, confere a seção correta (mm²) para a carga (ex.: chuveiro geralmente pede 4–10 mm²) e evita “ofertas milagrosas”. Segurança primeiro.

8 curtidas

Vi esse vídeo no Fantástico e ele explica direitinho o problema com os fios reprovados. Foi uma reportagem bem completa mostrando como o Inmetro identificou 11 marcas com irregularidades, e o mais grave: várias delas tinham menos cobre do que o indicado na embalagem, o que aumenta muito o risco de curto e até incêndio.

A matéria mostra até testes feitos em laboratório, comparando a resistência elétrica dos fios originais e dos falsificados. O repórter comenta que, pra economizar, alguns fabricantes substituem parte do cobre por metais mais baratos, o que compromete totalmente a condução da corrente.

Depois de ver isso, nunca mais comprei fio sem checar o selo do Inmetro e o número da norma NBR NM 247-3. O Fantástico até mostrou marcas sendo vendidas livremente em lojas comuns, mesmo reprovadas.

É um alerta e tanto pra quem tá construindo ou reformando, às vezes o perigo tá onde a gente menos espera.

7 curtidas