Estou procurando materiais que abordem técnicas de jardinagem, desde o cultivo de plantas ornamentais até o cuidado com hortas e jardins de alimentos. Quais são os livros mais recomendados para quem deseja se aprofundar nessa área?
Eu comecei minha jornada na jardinagem com “Minhas plantas - jardinagem para todos: (até quem mata cactos)” e foi uma das melhores decisões.
Esse livro é perfeito para iniciantes, principalmente para quem, como eu, tinha o hábito de matar até cactos. A autora, Carol Costa, explica tudo de uma forma super acessível e divertida.
Ela cobre desde a escolha das plantas até o cuidado diário, incluindo rega, adubação e poda. O livro é cheio de dicas práticas e ilustradas, o que facilita muito entender o que deve ser feito.
Além disso, ela também aborda soluções para problemas comuns, como pragas e doenças, sem complicar demais.
Recomendo demais para quem está começando e quer aprender de um jeito descomplicado e eficiente.
Não importa se você mora em apartamento ou casa, as dicas se aplicam a todos os tipos de espaço. Foi com ele que aprendi a manter minhas plantas saudáveis e bonitas!
Uma coisa que não posso deixar de falar sobre o fato desse livro ser muito bem avaliado. Ele tem quase 3 mil avaliações e, ainda assim, detém uma nota de 4.8/5.
https://www.amazon.com.br/Minhas-plantas-Carol-Costa/dp/8584390855
Se você está interessado em deixar seu espaço verde e bonito, mesmo sem ter um quintal, “Minhas plantas - paisagismo para todos: (até os sem quintal)” é o livro ideal.
Também da Carol Costa, ele é uma continuação incrível do primeiro e foca em paisagismo para todos os tipos de ambientes.
Eu moro em apartamento e com esse livro consegui transformar minha varanda em um verdadeiro oásis.
Ele traz muitas ideias criativas e práticas para pequenos espaços, usando vasos, jardineiras e até suportes de parede.
O livro também ensina sobre a combinação de plantas e como criar composições que realmente se destacam.
As instruções são claras e ilustradas, o que ajuda muito na hora de colocar as mãos na terra. É perfeito para quem quer ter um cantinho verde sem precisar de um grande jardim. Foi um divisor de águas na minha paixão por plantas e paisagismo.
Para quem quer aprofundar seus conhecimentos na escolha das plantas certas para cada ambiente, “Planta Certa para o Lugar Certo” é uma leitura essencial.
Eu tenho esse livro e ele é um verdadeiro guia para entender melhor as necessidades de cada planta e como posicioná-las corretamente no jardim ou na casa.
O autor, John Brookes, é um mestre em paisagismo e compartilha suas técnicas de forma prática e acessível.
O livro ajuda a identificar as condições ideais para cada tipo de planta, desde a luz até a umidade, garantindo que elas cresçam saudáveis e vigorosas.
Com esse conhecimento, consegui melhorar a disposição das minhas plantas e evitar erros comuns, como colocar plantas de sombra em locais ensolarados. É uma leitura obrigatória para quem quer um jardim bonito e bem cuidado.
Para quem quer se aventurar no cultivo de alimentos, “Noções básicas de jardinagem e horticultura: Cultive sua própria fazenda em casa” é um livro fantástico.
Eu adoro a ideia de ter uma pequena horta em casa e esse livro me ajudou a transformar essa ideia em realidade.
Ele é super completo e aborda desde a preparação do solo até a colheita. As instruções são detalhadas e práticas, com dicas sobre o cultivo de diversas hortaliças e frutas.
O livro também fala sobre compostagem, controle de pragas e a importância de técnicas orgânicas.
Ideal para quem quer produzir seu próprio alimento de maneira sustentável. Aprendi muito sobre como cuidar das minhas hortas e agora tenho uma pequena fazenda em casa, cheia de vegetais frescos e saudáveis.
Oi, @Alicealves, tudo bem? Olha, temos um outro tópico aqui que fala sobre livros que possa te interessar:
Além do mais, temos outros tópicos onde falamos sobre algumas práticas para jardinagem. Talvez seja útil ![]()