Queria saber quais são as melhores marcas de farinha de trigo para salgados?
Eu adoro usar a Dona Benta para os salgados que faço, principalmente coxinhas e esfihas.
Essa farinha é muito consistente, deixa a massa elástica e fácil de trabalhar, o que é essencial para modelar sem rasgar.
Além disso, o sabor dela não interfere no recheio, e os salgados sempre ficam com uma textura perfeita.
É uma marca que nunca me decepcionou, principalmente para salgados fritos, já que a massa não encharca e mantém a leveza.
Para mim, a Renata é imbatível. Quando faço massas mais elaboradas, como para quiches ou empadas, ela sempre dá um toque profissional.
É uma farinha mais refinada, então a textura da massa fica incrível, bem leve e sem grumos.
Mesmo para salgados mais simples, como pastéis, o resultado é sempre ótimo. Uso essa marca há anos, e a qualidade dela é consistente.
A elasticidade que ela proporciona facilita muito na hora de abrir a massa e modelar, é a melhor marca de trigo que já usei!
Quando estou procurando custo-benefício e qualidade, recorro à Anaconda. Essa farinha é super versátil e funciona bem para qualquer tipo de salgado, desde risoles até pães recheados.
Gosto dela porque é fácil de encontrar, e mesmo sendo mais acessível, entrega um resultado muito bom.
A massa fica uniforme, sem ficar pesada ou pegajosa. É uma escolha prática para quem quer fazer bastante sem gastar muito, mas ainda manter o padrão de qualidade.
Eu sou fã da Orquídea Especial, especialmente quando quero um acabamento mais sofisticado nos salgados.
Essa farinha é mais refinada e tem uma ótima absorção, o que faz toda a diferença para esfihas e massas assadas.
O rendimento dela também é excelente, porque você precisa de menos farinha para alcançar o ponto certo da massa.
Outro ponto positivo é que ela não empelota, mesmo quando faço massas cozidas, como a de coxinha.
Para mim, a Nita é uma das melhores marcas. Ela tem um equilíbrio perfeito entre preço e qualidade, o que é ótimo para quem faz salgados com frequência.
Uso muito para preparar risoles, esfihas e empadas, e o resultado é sempre consistente. A textura da massa fica macia, e ela não racha quando está sendo assada.
Além disso, a elasticidade dessa farinha ajuda bastante quando preciso abrir a massa bem fina, como para pastéis.
A Famiglia Venturelli Premium é a minha escolha número um para salgados especiais.
O refinamento dessa farinha é perceptível desde o momento que você abre o pacote. Uso principalmente para empadas e quiches, porque ela dá uma leveza incrível à massa.
Outra vantagem é que ela tem um ótimo teor de glúten, então a estrutura da massa fica perfeita para modelar e rechear. Sempre recomendo para quem quer elevar o nível das receitas.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
Gente vocês sabem se farinha de trigo engorda?
Olha, eu acho que não é a farinha de trigo em si que engorda, sabe? O problema geralmente é a quantidade que a gente consome e o que colocamos junto.
Por exemplo, se eu faço um bolo e como metade de uma vez só, claro que isso vai pesar.
Mas quando uso farinha integral e combino com uma alimentação equilibrada, nunca senti diferença no meu peso. Acho que o segredo está no equilíbrio.
Pra mim, a farinha de trigo sozinha não é a vilã. Já percebi que, quando como moderadamente e mantenho uma rotina de exercícios, ela não afeta meu peso. Mas confesso que, se exagero nos pães ou massas, acaba pesando um pouco. Então, tento substituir por integrais às vezes e controlar as porções. No fim, o que faz engordar é o excesso, não só a farinha.
Sempre me perguntam isso, e eu acho que depende muito do contexto. Farinha de trigo tem calorias, claro, mas não é um alimento que, por si só, engorda.
O que engorda é o conjunto: comer muito, combinar com recheios supercalóricos ou não gastar as calorias ingeridas.
Eu uso em receitas e não fico paranoica, porque tento manter um estilo de vida saudável como um todo.
Eu gosto muito da Moinho Sul Mineiro, especialmente para salgados fritos. O sabor dela é bem neutro, e a textura final da massa é incrível, bem crocante por fora e macia por dentro.
Para coxinhas e risoles, ela é perfeita porque a massa não desmancha ao fritar. Outra coisa que gosto é que ela é fácil de trabalhar, mesmo quando preciso modelar em grandes quantidades. É minha marca de confiança há anos.