Qual a diferença do chocolate em pó e do cacau em pó?

Qual a diferença do chocolate em pó e do cacau em pó?

Se tem uma coisa que sempre causou dúvidas para mim foi entender a diferença entre chocolate em pó e cacau em pó. Sempre que ia ao supermercado, eu ficava lá olhando as embalagens e pensando: “Será que é tudo a mesma coisa?”. Mas a verdade é que eles têm diferenças significativas, e se você, assim como eu, adora se aventurar na cozinha, saber escolher o ingrediente certo faz toda a diferença!

Então, vamos lá, vou explicar direitinho o que eu descobri, e quem sabe isso ajuda você também a fazer escolhas mais acertadas na hora de preparar aquele bolo incrível ou um brigadeiro de dar água na boca!

Chocolate em pó: o doce da brincadeira

O chocolate em pó é aquele ingrediente mais comum que vemos nas prateleiras do supermercado. Ele tem uma mistura de cacau com açúcar e outros aditivos, como aromatizantes ou estabilizantes, dependendo da marca. É perfeito para receitas que já pedem um toque de doçura.

Experiência própria: Confesso que, durante muito tempo, eu usava só o chocolate em pó nas minhas receitas porque achava que ele dava um sabor mais próximo dos doces que a gente encontra por aí. Sempre fiz brigadeiro e bolos com ele, e realmente dá um resultado ótimo, especialmente quando a ideia é preparar uma sobremesa mais doce e indulgente.

Quando usar chocolate em pó?

• Brigadeiro
  • Bolo de chocolate (quando você quer um bolo mais doce)
  • Achocolatados rápidos (mistura com leite e já fica perfeito!)

O chocolate em pó geralmente tem entre 32% a 50% de cacau, e o restante é açúcar. Por isso, ele é mais doce e é o que usamos quando a receita já pede algo com açúcar.

Dica: Se a sua receita já tiver muito açúcar (como nos brigadeiros e bolos), usar o chocolate em pó evita que o doce fique excessivamente açucarado.

Cacau em pó: puro e intenso

Agora, o cacau em pó é outra história. Ele é mais puro, contendo entre 70% a 100% de cacau, sem adição de açúcar. Isso faz dele um ingrediente mais amargo, perfeito para receitas onde você quer aquele sabor autêntico do chocolate sem sobrecarregar com doçura.

Experiência própria: Quando comecei a usar cacau em pó, confesso que estranhei um pouco o sabor, porque ele não tem aquela doçura que a gente está acostumado. Mas depois que me acostumei, percebi que ele dá um toque mais sofisticado às receitas. Eu uso muito quando quero fazer um bolo mais “adulta” ou um mousse de chocolate com sabor mais intenso.

Quando usar cacau em pó?

• Bolo com sabor intenso de chocolate (pouco doce)
  • Mousse de chocolate (fica maravilhoso e mais leve)
  • Para receitas fitness ou com menor teor de açúcar

Curiosidade: O cacau em pó tem mais benefícios para a saúde, pois contém mais antioxidantes e tem um teor de açúcar bem baixo, o que é ótimo para quem quer algo mais saudável.

Tabela comparativa: chocolate em pó x cacau em pó

Característica Chocolate em pó Cacau em pó
Percentual de cacau 32% a 50% 70% a 100%
Adição de açúcar Sim Não
Sabor Doce Amargo
Quando usar Receitas mais doces Receitas com sabor intenso

Espero que com essas dicas vocês consigam encontrar quais os melhores chocolates em pó para o que precisam!

6 curtidas

Nossa, sempre achei que chocolate em pó e cacau em pó fossem a mesma coisa! Agora entendo porque algumas receitas ficavam mais doces do que eu queria. Vou tentar usar o cacau em pó no próximo bolo. Será que vai dar certo?

5 curtidas

Pode usar o cacau em pó sem medo! Eu faço bolos com cacau há meses e o resultado é maravilhoso, especialmente se você quer controlar o açúcar na receita. Só cuidado para equilibrar a doçura com algum adoçante ou açúcar de sua preferência, se não, pode ficar muito amargo.

4 curtidas

Adorei esse post, vai me ajudar muito!

5 curtidas

Nossa que post incrivel, vou compartilhar muito!

4 curtidas