Queria comprar uma cafeteira que aceita várias cápsulas. Alguém pode indicar a melhor alternativa?
Só um alerta de quem já caiu nessa: muita “multicápsulas 3 em 1” que aparece por aí funciona, mas pode ser bem temperamental com algumas cápsulas (principalmente por causa do adaptador e da vedação). Por isso, a que eu realmente indico se for pra escolher apenas uma é a Dolce Gusto Genio S.
Ela tem um catálogo enorme de cápsulas e as bebidas saem de forma confiável. Você abre mão de universalidade total, mas não perde muita variedade na prática.
Pra escolher sem se arrepender, eu pensaria assim: você quer variedade de bebidas ou quer espresso melhor? Isso muda totalmente a recomendação. No meu caso, quando eu priorizei flexibilidade (e não ficar preso a uma cápsula específica), essas foram as regras que me salvaram:
-
Se quer muita bebida diferente (choco, chá, cappuccino pronto), Dolce Gusto Genio S costuma ser mais “família/visitas”;
-
Se quer expresso mais direto ao ponto, Nespresso (Original) normalmente entrega consistência;
-
Se quer “meio termo”, uma Oster PrimaLatte 3 em 1 te dá jogo (cápsula + outras formas) sem te prender tanto.
Evita contar com um modelo específico “que aceita todas”, porque alguns dos mais famosos simplesmente saíram do varejo.
Se a sua ideia é “uma máquina que aceita qualquer cápsula de qualquer marca”, hoje isso é mais limitado do que parece. A que era mais citada como multicápsula (a Philco Multicápsula PCF19VP) acabou ficando difícil de achar porque saiu de linha, então eu não basearia a compra nela.
O que tem funcionado melhor pra mim é escolher um ecossistema forte, e no meu caso a Nespresso (Original) tem sido a alternativa mais consistente — pelo menos você não fica preso a cápsulas muito difíceis de achar e a qualidade do café espresso é boa pra dia a dia.
Eu fui direto numa máquina que me desse bebidas com leite sem virar uma trabalheira, e a que mais me atendeu foi a Oster PrimaLatte 3 em 1. O ponto forte dela, na prática, é que dá pra alternar o que você usa (cápsula e outras opções) e ainda fazer cappuccino/latte com uma cremosidade bem ok pro dia a dia.
Mas tem outras boas por aí também. Veja esse vídeo, pode te ajudar a decidir:
Eu montei um resumão com o que costuma pesar na escolha quando você está olhando as principais opções do mercado e decide entre elas:
| Opção | Pra quem faz sentido | Pontos fortes | Pontos de atenção |
|---|---|---|---|
| Oster PrimaLatte 3 em 1 | Quer versatilidade + bebidas com leite | Alterna formatos (cápsula e outras opções) e faz latte/cappuccino com facilidade | Ocupa mais espaço e exige limpeza do sistema de leite |
| Dolce Gusto Genio S (linha) | Quer variedade de bebidas prontas | Perfil bem “multi-bebidas” e simples de usar | Fica preso ao padrão Dolce Gusto |
| Nespresso (Original – modelos compactos) | Quer espresso consistente | Resultado bem padronizado e rápido | Variedade existe, mas dentro do padrão Nespresso |
| Três Corações (linha Lov etc.) | Quer custo/rotina e praticidade | Cápsulas fáceis de achar e foco no dia a dia | Também é um padrão próprio (não é “multicápsula” de verdade) |
Se eu tivesse que resumir: versatilidade real → Oster PrimaLatte 3 em 1; “zero dor de cabeça” → Nespresso (Original); melhor custo/rotina → Três Corações.
Eu também queria multicápsula, mas no fim percebi que eu estava tentando resolver um problema que era mais de custo por bebida do que de compatibilidade. Cápsula é prática, só que pesa no bolso; então o que me deixou mais feliz foi pegar uma máquina que me deixasse usar cápsula quando eu quero e café moído/sachê no dia a dia. A Oster PrimaLatte 3 em 1 entra bem nessa lógica, porque dá pra alternar e não ficar “preso”.]
Se você consome MUITO café, eu honestamente evitaria apostar tudo numa “multicápsula que faz de tudo” (principalmente as muito baratas) e pensaria numa opção mais estável — como essa — ou então um sistema só, mas com cápsulas paralelas fáceis de achar.
Eu também já procurei uma cafeteira que aceita todas as cápsulas, mas sendo bem sincera: isso praticamente não existe do jeito que a gente imagina. Sempre vai ter alguma limitação de sistema, pressão ou encaixe.
Hoje eu indico a Oster PrimaLatte, porque ela me dá liberdade de usar cápsula e também outras formas de preparo, sem ficar 100% preso a um único formato. Não é “universal”, mas na prática resolve melhor do que essas promessas de compatibilidade total.