Sou diabético e preciso parar com açúcar. Alguém aqui consegue me dar uma indicação de qual a melhor marca de adoçante para diabéticos?
Olha, como diabéticO há quase 10 anos, já testei muitos adoçantes. No começo, eu era muito resistente, achava que tudo tinha gosto amargo ou artificial demais. Depois de várias tentativas, o que funcionou melhor pra mim foi o Stevita (adoçante de estévia).
Ele tem um gosto mais natural, não deixa aquele “rastro metálico” na boca e adoça super bem. Uso tanto no café quanto em receitas (inclusive de bolo!) e ele dá conta do recado. Já usei sucralose também (tipo Linea ou Finn), mas com o tempo meu paladar rejeitou.
Então, se você busca algo mais próximo do sabor do açúcar, e que seja natural, recomendo muito experimentar os adoçantes à base de estévia pura. Mas tem que ser de boa qualidade, porque tem muita mistura ruim no mercado.
Pra mim, o melhor adoçante disparado é o Linea Sucralose. Eu uso há uns 4 anos, desde que descobri o diabetes tipo 2, e nunca tive problema com sabor ou reação.
Acho ele bem neutro, o que é ótimo pra quem, como eu, ama café e não quer comprometer o gosto da bebida. Já tentei usar estévia algumas vezes, mas senti um gosto muito forte, meio amargo, que me incomodava.
Pode ser que eu tenha dado azar com a marca, não sei. O Linea eu consigo usar até pra fazer sobremesa mousse, pudim diet, panqueca doce… nunca deu erro! Inclusive, minha nutricionista aprovou o uso moderado de sucralose, então sigo com ele tranquilo.
Eu gosto muito do Taeq Stevia, que compro direto no supermercado. Depois de muita pesquisa, optei por reduzir o consumo de adoçantes artificiais e migrar para opções naturais. A estévia me pareceu a melhor escolha nesse sentido, e esse da Taeq tem sido ótimo.
O sabor é suave, não deixa aquele gosto estranho no final, e consigo controlar bem a quantidade. Já usei também o Jasmine e achei bom, mas mais caro.
Quando quero fazer doces, uso o TaloSweet (com taumatina), que é menos conhecido, mas excelente pra quem é diabético e gosta de um sabor mais leve.
Enfim, o ideal é testar e ver qual combina com seu paladar, mas recomendo começar pelos naturais.
Galera adoçante é bom mesmo?
Eu sempre fui chato com adoçante porque, sinceramente, odeio aquele gosto artificial. Fiquei muito tempo tentando me acostumar com vários, e só agora, depois de anos, encontrei um que me agrada: Lowçucar Forno e Fogão, que é uma mistura de ciclamato e sacarina.
Pode parecer estranho pra alguns, mas ele dá certo até nas receitas de pão que eu faço aqui em casa. O sabor é o mais próximo do açúcar que encontrei até agora.
No dia a dia, pro café, uso o Tal e Qual, e pra mim é tranquilo. Já tentei os de estévia, mas achei muito fortes e meio herbais demais.
Sei que cada organismo reage diferente, então o melhor é experimentar e ver como o corpo (e o paladar) responde.
Gente, sem dúvidas o melhor adoçante que já usei foi o Adocyl. Eu tenho diabetes gestacional e precisei substituir o açúcar às pressas. Confesso que no início foi um baque, mas o Adocyl me ajudou muito nessa fase.
Ele adoça rápido, com só umas gotinhas, e o gosto é bem suave. Meu marido, que nem é diabético, também começou a usar e gostou.
Outra vantagem é que ele é fácil de encontrar e barato. Eu evito exagerar na dose, claro, mas é um aliado e tanto.
Pra quem está começando essa jornada do controle de açúcar, vale a pena testar os líquidos e os em pó e ver qual se adapta melhor ao seu dia a dia.
Como eu tenho uma rotina bem regrada de alimentação e treino, mesmo sem ser diabético, sempre preferi reduzir o consumo de açúcar. Minha mãe é diabética, então já conheço bem a realidade.
O adoçante que usamos em casa, e que eu super recomendo, é o Stevita Plus, que mistura estévia com eritritol.
A combinação fica ótima porque suaviza o gosto da estévia e não tem aquele sabor esquisito no final. Dá pra usar em tudo: café, vitamina, bolo, panqueca, iogurte… Outro que é excelente, mas um pouco mais caro, é o Zerocal Stevia Premium.
Também é leve e natural. Então, se você quer algo mais saudável e com menos impacto no corpo, acho que os adoçantes à base de estévia + eritritol são os mais equilibrados.
Olha, pra mim funciona sim, e muito. Eu sou diabético tipo 2 há quase 10 anos, e desde que descobri a doença tive que cortar totalmente o açúcar refinado.
No começo foi difícil me adaptar, mas com o tempo fui testando alguns adoçantes e achei os que mais combinam com o meu paladar. Hoje uso xilitol e eritritol no dia a dia.
Não são perfeitos, mas quebram um galhão, principalmente pra quem gosta de cozinhar e precisa controlar os picos glicêmicos.
Já testei alguns que deixavam gosto residual horrível, tipo o sacarina ou o ciclamato, então nem recomendo. No geral, sim, adoçante funciona desde que você escolha bem e saiba usar na medida certa.
Eu tinha um pé atrás com adoçante, achava que era coisa de gente que queria “emagrecer sem esforço”, sabe?
Mas quando comecei a fazer reeducação alimentar com acompanhamento de uma nutricionista, ela me explicou que em algumas receitas e bebidas dá pra substituir o açúcar e manter um sabor gostoso sim.
Eu uso stevia líquida no café e adoçante forno e fogão pra fazer bolos e cookies. Não vou mentir: não é a mesma coisa que açúcar, principalmente pra quem é formiga como eu, mas funciona.
Me ajudou muito no processo de perder peso sem me sentir punida o tempo todo. Hoje em dia, o açúcar virou exceção na minha vida, e não me sinto mais dependente dele como antes.
Depende do que você entende por “funciona”. Se for no sentido de substituir o sabor doce, então sim, os adoçantes enganam o paladar alguns mais, outros menos. Mas se for pensando em saúde, aí já é mais complicado.
Eu entrei numa fase de cortar açúcar e adoçante artificial completamente depois de ler vários estudos que apontam que alguns tipos podem alterar a flora intestinal ou dar outros efeitos colaterais a longo prazo.
Então hoje uso mel ou açúcar de coco, que tem índice glicêmico mais baixo. Não sou radical, mas evito os adoçantes que têm nomes estranhos e sabor metálico. Acho que cada um tem que testar e ver o que funciona melhor pra si, sem cair em modismo.
Dá uma olhada nesse tópico pode te interessar!
Funciona, mas tem que saber usar. Eu sou confeiteira e precisei aprender a adaptar receitas pra clientes que têm restrições alimentares.
Nem todo adoçante serve pra tudo tem uns que amargam, outros que perdem o efeito com o calor. O segredo é conhecer os tipos: sucralose, xilitol, stevia, eritritol… cada um tem uma característica.
Eu mesma gosto muito de usar uma mistura de eritritol com um pouco de stevia, fica mais equilibrado. Pra quem quer tirar o açúcar mas ainda manter a doçura no café, no suco ou nas sobremesas, o adoçante pode funcionar sim. Só que, como tudo, tem que ter bom senso: exagerar pode dar efeito laxante, dor de cabeça, e até alterar o paladar.
Cara, vou ser sincero: eu detestava adoçante. Sempre achei que deixava tudo com gosto de remédio ou metal. Mas um dia decidi reduzir o açúcar porque tava ficando inchado, cansado, sem energia. Troquei o açúcar por adoçante no café e comecei a testar marcas diferentes.
Demorou um pouco, mas acostumei. Hoje uso eritritol em casa, principalmente pra adoçar frutas ou mingau de aveia. Sinto que meu paladar mudou. As coisas doces demais já me enjoam.
A melhor parte? Perdi 5 quilos só tirando o açúcar e sem cortar nada radical da alimentação. Então sim, funciona. Não é milagre, mas é uma ferramenta boa pra quem quer mudar de hábitos sem sofrer tanto.