Tenho problemas com tinta que mancha o papel. Quais opções funcionam bem em diferentes tipos de caderno?
Eu já testei vários e hoje fico com BRW (Gel). Não costuma borrar porque não tem tinta líquida, então não espalha no papel. Gosto porque desliza bem e não encharca a folha. Em caderno com folhas mais finas funciona muito melhor, quase não aparece no verso e não mancha.
Para mim o melhor custo-benefício foi o Stabilo Boss Original. A tinta seca rápido e quase não borra. Uso em apostila e folha comum e segura bem. Além disso, dura MUITO tempo, então compensa.
Oi, Isis! Se o problema for papel fino (tipo bíblia ou caderno simples), vai de Kit Marca Texto Lumini Gel 6 Cores - Cis Tom Pastel. Ele não tem tinta líquida, então praticamente não passa pro outro lado. Foi o único que resolveu isso pra mim.
Curto bastante o Marca Texto Tris Gel Twist. Ele não tem tinta líquida, então não borra texto de impressora nem caneta comum. Uso em folhas A4 e caderno universitário e nunca tive problema.
Isis, uma dica geral que deixo para você é tenta procurar marca-texto com tinta à base de água. Eles costumam borrar menos e são mais gentis com o papel. Eu uso isso como regra e já melhorou muito minha experiência, independente da marca.
Eu uso bastante Faber-Castell, principalmente os Grifpen. Acho bons porque a qualidade da tinta é consistente e a ponta é resistente, então dura bastante. Em papel mais grossinho funciona super bem e não atravessa fácil.
Eu também já sofri bastante com marca-texto que borra tudo! Então, fui testando várias marcas até achar algumas que funcionam melhor. No geral, o segredo é escolher modelos com tinta mais seca ou em gel, principalmente se você usa caneta comum ou papel mais fino. Vou te falar das que deram certo pra mim no dia a dia:
CIS (Lumini Gel)
Eu gosto muito do CIS (Lumini Gel) porque ele não usa tinta líquida, então não encharca o papel. Isso ajuda MUITO a não borrar, mesmo se você grifar logo depois de escrever. Uso em caderno comum e funciona super bem. Em folha fina praticamente não passa pro outro lado, o que já resolve boa parte do problema
Stabilo Boss Original
O clássico Stabilo Boss continua sendo uma das melhores opções pra mim. Ele seca rápido e dificilmente borra texto de caneta esferográfica. Uso bastante em apostila e folhas A4. O ponto forte é a durabilidade e a consistência da tinta. Só precisa evitar passar várias vezes no mesmo lugar, porque aí pode marcar o verso dependendo do papel.
Caneta Marca Texto Tris Lápis Neon Jumbo
A Caneta Marca Texto Tris Lápis Neon Jumbo é uma opção interessante porque tem um formato diferente e a aplicação é mais controlada. A tinta não é das mais líquidas, então não espalha fácil. Em papel mais grossinho funciona bem e não costuma borrar. Em folhas mais finas pode marcar levemente o verso, mas ainda assim é mais segura do que muitos marca-textos comuns.
Resumindo: se o seu problema é borrão, tenta priorizar marca-texto com tinta mais controlada (tipo Mildliner ou gel) e sempre espera a caneta secar antes de grifar. Isso já resolve grande parte dos casos. E se o papel for muito fino, o ideal é usar gel mesmo.