Para edição de fotos e vídeos leves, o Samsung Galaxy Book já dá conta sim, principalmente se for um modelo com processador i5 ou superior e 8GB de RAM.
Agora, se você quer algo mais resistente e preparado para tarefas um pouco mais pesadas no futuro, talvez o Dell Inspiron seja uma escolha mais segura.
No geral, tanto notebook Dell ou Samsung podem atender, mas o Dell tem uma vantagem em desempenho e durabilidade a longo prazo.
Depende muito do seu orçamento e do quanto você pretende evoluir nas edições
Essa dúvida é super comum e, sinceramente, é até bom que seja, porque significa que estamos falando de duas marcas confiáveis e bem estabelecidas no mercado brasileiro.
Se você também está tentando decidir entre notebook Dell ou Samsung, o primeiro passo é pensar nas suas necessidades e no seu orçamento.
Dell ou Samsung: qual se adapta melhor ao seu perfil?
Tanto a Dell quanto a Samsung oferecem boas opções com preços acessíveis, designs modernos e configurações competitivas. Mas cada uma tem características que se destacam dependendo do que você busca:
Quando o notebook Dell faz mais sentido:
Custo-benefício: A Dell costuma oferecer ótimas especificações por um preço justo.
Variedade de linhas: Desde modelos básicos até gamers como o G15 e o Inspiron 15 7567.
Para uso profissional ou gamer casual: Os modelos com Intel i7, RAM de 16GB e SSD são ótimos para quem precisa de desempenho.
Quando o notebook Samsung vale mais a pena:
Design moderno: Os notebooks da Samsung têm acabamento bonito e clean.
Opções versáteis: Como o Chromebook Plus V2, que pode virar tablet.
Uso diário e produtividade leve: Ótimos para quem estuda, navega e trabalha com ferramentas do dia a dia.
Principais vantagens de cada marca
Marca
Vantagens
Desvantagens
Dell
Bom custo-benefício, mais variedade, bom desempenho mesmo nos modelos de entrada
Alguns usuários relatam a necessidade de trocar peças logo após a compra
Samsung
Design moderno, boa variedade para uso geral, opções versáteis (ex: Chromebook)
Modelos gamers são mais limitados e às vezes mais caros que os concorrentes
E sobre a durabilidade?
Seja notebook Dell ou Samsung, a vida útil vai depender muito do cuidado que você tem. Em média:
Uso leve/moderado: 5 a 7 anos com boa manutenção.
Uso intenso/games: 3 a 5 anos, devido ao maior desgaste dos componentes.
Não existe um vencedor absoluto entre notebook Dell ou Samsung. A Dell tende a ser uma escolha mais segura para quem busca desempenho e variedade. Já a Samsung se destaca pelo design e praticidade no uso diário. Se o seu foco for produtividade leve, estudos e navegação, a Samsung entrega muito bem.
Mas se você quer um notebook para durar mais, trabalhar pesado ou até jogar um pouco, a Dell costuma ter mais opções para isso.
Se quiser, posso te ajudar a comparar modelos específicos com base no que você pretende fazer no dia a dia. É só me falar!
Se você está em dúvida entre um notebook Dell ou Samsung top de linha, essa comparação aqui pode te ajudar muito!
Ambas as marcas oferecem modelos potentes, com excelente desempenho para tarefas pesadas como edição de vídeo, renderização, games e multitarefas intensas. Mas olha só essa comparação direta entre dois modelos atuais de ponta:
Muito bom esse comparativo! Eu estava justamente entre esses dois modelos e esse resumo me ajudou demais.
Fica bem claro que a escolha entre notebook Dell ou Samsung depende muito do que a gente valoriza mais: upgrade ou portabilidade. Valeu mesmo por compartilhar!
Tô usando o Galaxy Book4 Ultra e posso confirmar: o bicho voa! Mas é isso aí mesmo, como a RAM é soldada, não tem muito pra onde correr depois.
Se você tá pensando em longo prazo e gosta de fazer upgrade, acho que o notebook Dell leva vantagem. Mas no geral, notebook Dell ou Samsung, os dois são top demais!
Se você está considerando investir em um notebook Samsung top de linha, vale a pena dar uma atenção especial ao Samsung Galaxy Book4 Ultra. Esse modelo representa o que a marca tem de mais avançado atualmente — e não é só em design, mas também em potência.
Ele vem equipado com o processador Intel Core Ultra 9, uma placa de vídeo RTX 4070 e 32 GB de RAM LPDDR5X. É uma configuração digna de máquina premium, ideal para quem trabalha com edição de vídeo, modelagem 3D, renderizações ou até mesmo jogos mais exigentes, tudo isso em um corpo fino e elegante.
Pra quem quiser ver o aparelho em ação e entender melhor os detalhes, recomendo muito assistir a esse vídeo:
O review mostra bem como o Galaxy Book4 equilibra performance e portabilidade, além de destacar a integração com o ecossistema Galaxy, perfeita pra quem já usa celular ou tablet da Samsung.
Se o seu foco é desempenho com estilo e mobilidade, o Samsung Galaxy Book4 é uma das melhores escolhas no mercado hoje.
Na dúvida entre notebook Dell ou Samsung, eu particularmente prefiro a Dell. Já tive experiência com modelos das duas marcas, e sinto que a Dell entrega um melhor equilíbrio entre desempenho, durabilidade e custo-benefício, principalmente pra quem precisa de performance sólida e possibilidade de upgrade.
A Samsung tem notebooks excelentes (especialmente nas linhas Galaxy Book), mas o que me atrai na Dell é a consistência: desde os modelos intermediários até os mais parrudos, a marca mantém um padrão muito confiável.
Abaixo, deixo os 3 melhores modelos da Dell, na minha opinião, pra quem está buscando um notebook realmente completo:
Dell XPS 13 Plus (9320)
Esse é o modelo ideal pra quem quer portabilidade, design premium e alto desempenho. Tem acabamento em alumínio, tela OLED sensível ao toque e performance incrível mesmo nos modelos compactos.
Destaque: teclado edge-to-edge, visual futurista e leveza absurda (~1,2 kg)
Dell G15 (Gamer)
Pra quem busca desempenho gráfico, seja pra jogos, edições ou 3D, o Dell G15 é uma pedida certeira. Tem várias versões com GPUs da série RTX e refrigeração eficiente.
Destaque: performance parruda com preço competitivo, ideal pra quem precisa de força bruta
Dell Inspiron Plus i16 (i16-U7155H-M30)
Esse é um dos lançamentos mais potentes da linha Inspiron, com foco em profissionais e criadores de conteúdo. É o modelo que mais me impressionou recentemente.
Processador: Intel Core Ultra 7 155H
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4060
RAM: 32GB DDR5 (expansível)
Armazenamento: SSD Gen4 de 1TB
Destaque: excelente custo-benefício, com possibilidades de upgrade (nada soldado!)
No fim, claro que tudo depende do seu perfil de uso. Mas se a pergunta for entre notebook Dell ou Samsung, minha resposta é Dell — pela liberdade de upgrade, suporte no Brasil e variedade real de modelos.
Mandou bem demais nessa análise, @AdrianoAlegria! Eu tava quase indo de Galaxy Book, mas agora vou olhar com mais carinho esses modelos da Dell, principalmente o Inspiron Plus i16. Parece ser bem completo mesmo.
Concordo com você! Também prefiro notebook Dell. Tenho um Dell G15 há quase 2 anos e ele nunca me deixou na mão, mesmo rodando jogos e edição pesada. A refrigeração dele é um diferencial absurdo!
Se for pra escolher só um pensando em custo-benefício, eu iria de Dell Inspiron Plus i16.
Você leva uma RTX 4060, 32GB de RAM DDR5, processador Intel Ultra de última geração e ainda tem a vantagem de fazer upgrades depois. É quase um “XPS com preço de G15”, rs.
Na dúvida entre notebook Dell ou Samsung, eu particularmente prefiro a Samsung. Já usei modelos das duas marcas, e o que me conquista na Samsung é o foco em *design moderno, portabilidade e integração com o ecossistema Galaxy, algo que faz bastante diferença no uso do dia a dia, especialmente pra quem já usa celular ou tablet da marca.
A Dell tem ótimos modelos, sem dúvida, mas a Samsung vem se destacando muito com a linha Galaxy Book, que une potência com leveza e acabamento premium.
Abaixo, separei os 3 melhores modelos da Samsung, na minha opinião, pra quem busca um notebook completo e sofisticado:
Samsung Galaxy Book3 Pro 360
Esse é um notebook 2 em 1 com tela AMOLED sensível ao toque e suporte à caneta S Pen, perfeito pra quem gosta de produtividade criativa e mobilidade.
Processador: Intel Core i7 de 13ª geração
RAM: 16GB LPDDR5
Armazenamento: SSD de 512GB ou 1TB
Tela: AMOLED de 16” com resolução 3K
Destaque: versatilidade total, ideal para designers, ilustradores e quem trabalha com apresentações visuais
Esse é o topo de linha da marca no Brasil atualmente. Ideal pra quem quer potência gráfica, tela de altíssima qualidade e um design fino e elegante.
Processador: Intel Core Ultra 9 185H
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4070
RAM: 32GB LPDDR5X (soldada)
Armazenamento: SSD de 1TB (com slot extra)
Destaque: desempenho bruto em um corpo fino e leve, ideal para criadores de conteúdo e usuários exigentes
Samsung Galaxy Book3
Um modelo mais acessível, mas ainda com boa performance para o dia a dia, estudos e até multitarefa mais leve.
Processador: Intel Core i5 ou i7
RAM: 8GB ou 16GB
Armazenamento: SSD de 256GB ou 512GB
Destaque: ótimo custo-benefício com design leve e integração com o ecossistema Samsung
No fim das contas, a escolha entre notebook Dell ou Samsung vai depender muito do seu perfil.
Mas se você valoriza design moderno, boa tela, mobilidade e integração com outros dispositivos, a Samsung tem se mostrado uma excelente escolha, ainda mais pra quem trabalha de forma dinâmica e busca um aparelho bonito e eficiente.
Confesso que eu também estou cada vez mais inclinado a preferir a Samsung nessa disputa entre notebook Dell ou Samsung, principalmente depois de conhecer melhor a linha Galaxy Book4.
A marca realmente acertou em cheio no equilíbrio entre design premium, desempenho gráfico e portabilidade.
Um vídeo que me ajudou bastante a entender o que o Galaxy Book4 Ultra entrega na prática foi esse aqui:
O review mostra vários detalhes que às vezes a ficha técnica não transmite tão bem, como a fluidez da tela AMOLED, o acabamento e até a performance térmica. Depois que vi esse vídeo, fiquei com ainda mais certeza de que o Galaxy Book4 é um dos notebooks mais completos do mercado hoje.