Estou precisando comprar uma tinta e estou em dúvida entre a Renner ou Suvinil. Quais vocês indicam?
Olha, eu já usei a Suvinil algumas vezes e gostei bastante do resultado. Achei a cobertura muito boa, não precisei dar tantas demãos e a durabilidade também me surpreendeu. Além disso, achei fácil de aplicar, não escorreu e secou rápido.
A Renner eu nunca cheguei a usar, então não consigo comparar diretamente, mas pelo menos em relação à Suvinil, a minha experiência foi positiva e eu voltaria a comprar sem problema.
Oi, montei uma tabela comparativa entre as marcas para você poder ter uma melhor visualização:
| Critério | Suvinil | Renner |
|---|---|---|
| Cobertura | Excelente, geralmente cobre bem em 2 demãos | Boa, mas em algumas linhas pode exigir uma demão extra |
| Durabilidade | Muito resistente, mantém a cor por vários anos sem desbotar | Durabilidade satisfatória, mas alguns usuários relatam desgaste um pouco mais rápido em áreas externas |
| Variedade de cores | Uma das mais completas do mercado, com milhares de opções e sistema de personalização | Também tem bastante variedade, mas costuma ser considerada menor em relação à Suvinil |
| Acabamento | Oferece opções de acabamento com ótima uniformidade (fosco, acetinado, semibrilho) | Bons acabamentos, mas alguns consumidores relatam diferenças sutis de textura entre lotes |
| Preço | Em geral, um pouco mais alto, mas compatível com a qualidade | Mais acessível, costuma ser competitiva no custo-benefício |
| Disponibilidade | Fácil de encontrar em praticamente qualquer loja de tintas ou home center | Também disponível em muitas lojas, mas não tão universal quanto a Suvinil |
| Tecnologia e inovação | Investe bastante em fórmulas com baixo odor, secagem rápida e resistência extra | Vem melhorando bastante, mas ainda não tem a mesma fama em inovação que a Suvinil. |
Olha, já testei algumas dessas linhas e vou compartilhar minha experiência porque acho que pode te ajudar.
E, além de conhecer as boas opções, recomendo saber também quais são as piores marcas de tinta de parede, porque isso ajuda a evitar arrependimento lá na frente.
Vou te dar uma visão mais detalhada sobre 3 tipos de tinta de cada marca:
Suvinil
É interessante mencionar que a Suvinil tem alguns tipos de tintas que são mais específicas. Então pra entender melhor, vou falar um pouco mais sobre elas a seguir.
Suvinil Toque de Seda
Essa é uma das linhas mais tradicionais para quem busca acabamento sofisticado. Ela é acetinada, ou seja, não chega a ser brilhante como um semibrilho, mas também não é opaca como o fosco.
Esse equilíbrio dá um ar elegante, especialmente em ambientes internos como salas de estar, corredores ou quartos.
Um ponto forte é que ela permite limpeza sem perder o aspecto original, algo muito útil em casas com crianças ou animais.
Além disso, ela costuma dar a sensação de amplitude e leve brilho natural, valorizando a decoração.
Suvinil Fosco Completo
Essa tinta é conhecida por ser coringa: serve tanto para ambientes internos quanto externos. O acabamento fosco ajuda a disfarçar pequenas imperfeições da parede, o que a torna muito prática em reformas ou em casas mais antigas.
Outro ponto importante é o rendimento: costuma ter boa cobertura já nas primeiras demãos. É ideal para quem busca um visual uniforme e elegante, sem reflexos.
Um detalhe bacana é que ela também tem fórmula com baixo odor, o que facilita a aplicação em áreas fechadas.
Suvinil Fachada Protegida
Essa linha foi desenvolvida especificamente para áreas externas. Como o próprio nome sugere, o foco dela é proteger as superfícies contra fatores climáticos, como sol intenso, chuva e variações de temperatura.
Conta com uma fórmula que ajuda a evitar a proliferação de mofo e algas, problemas comuns em fachadas e muros expostos à umidade.
Além disso, oferece alta durabilidade da cor, retardando o desbotamento causado pela ação dos raios UV.
É recomendada para quem quer investir em uma pintura mais duradoura para a parte externa da casa, reduzindo a necessidade de manutenção frequente.
Renner
Assim como a anterior, aqui eu vou falar sobre alguns tipos específicos da tinta Renner, para que seja mais fácil entender quais delas é melhor.
Renner Emborrachada
A tinta emborrachada da Renner é voltada especialmente para áreas externas, sendo bastante procurada por sua capacidade de formar uma camada elástica sobre a parede.
Essa elasticidade ajuda a acompanhar pequenas dilatações e retrações da superfície causadas por variações de temperatura, evitando o surgimento de fissuras e microtrincas.
Além disso, ela oferece proteção extra contra umidade, ajudando a reduzir problemas como infiltrações leves, bolor e descascamentos.
Outro ponto forte é a resistência à ação do sol e da chuva, o que aumenta bastante a durabilidade da pintura.
É uma opção muito indicada para muros, fachadas e áreas descobertas que ficam expostas às intempéries.
Renner Rekolor Gold Superlavável
Essa tinta é bastante procurada porque combina alto rendimento, resistência e facilidade de limpeza.
Como o próprio nome indica, é superlavável, o que significa que a parede pode ser limpa várias vezes sem que a cor ou o acabamento se deteriorem.
Isso a torna uma ótima escolha para quem tem crianças em casa, animais de estimação ou simplesmente quer manter as paredes sempre com aparência de novas.
Bom, já usei tanto a Suvinil quanto a Renner em pinturas diferentes aqui em casa. Sinceramente, acho que a Suvinil entrega um acabamento mais refinado e a cor parece durar mais viva com o tempo, principalmente em áreas internas.
Já a Renner me surpreendeu pelo custo-benefício, porque consegui um resultado bem satisfatório gastando menos.
Então, na minha opinião, se for um ambiente que você quer mais sofisticação e durabilidade, iria de Suvinil; mas se a ideia é economizar sem abrir mão da qualidade, a Renner é uma boa pedida.
Comparar Renner e Suvinil em vídeo é ótimo pra ver cobertura real, textura e como cada linha se comporta em diferentes paredes.
Eu começaria observando preparo, número de demãos e como a luz do ambiente influencia o acabamento (fosco x acetinado), porque isso muda bastante a percepção da cor e dos defeitinhos da parede.
Repare também no rendimento por litro e no nível de respingo na aplicação — se a tinta “escorre” ou espalha fácil com rolo médio (fios 9–12 mm), já dá um sinal de praticidade. Outra coisa: tempo de secagem ao toque e entre demãos; se você precisa terminar no mesmo dia, isso pesa.
- Ambiente & acabamento: fosco disfarça imperfeições; acetinado/semibrilho facilita limpeza.
- Linha & desempenho: linhas premium costumam cobrir mais em menos demãos.
- Rendimento real: calcule m² da parede, considere 2–3 demãos e compare com o informado na lata.
- Odor & VOC: opções low-odor ajudam se a casa estiver ocupada.
- Pré-preparo: selador/massa e lixa fina fazem metade do resultado final.
No fim, as duas marcas entregam bons resultados quando a linha certa é escolhida para o uso (quarto, sala, corredor) e a superfície está bem preparada.
Se der, faça um teste de cor em um trecho pequeno e avalie de dia e à noite; isso evita surpresa de tom e ajuda a decidir com segurança.