Quero filmar esportes como mountain bike e surf com um drone. Quais modelos oferecem boa velocidade e qualidade de imagem?
Eu já testei vários drones para filmar esportes radicais, e o DJI Mavic 3 PRO é, sem dúvidas, o meu favorito. Ele tem uma câmera Hasselblad 4/3, que entrega uma qualidade absurda de imagem, mesmo em condições de luz mais difíceis. O alcance do sinal é excelente, o que é essencial quando estou gravando esportes como mountain bike em trilhas mais remotas.
Outro ponto forte é a estabilização. Mesmo em manobras rápidas ou descidas cheias de obstáculos, o drone mantém a gravação fluida e sem tremores. E o melhor: ele tem tempo de voo de até 46 minutos, o que me permite fazer várias tomadas antes de precisar trocar a bateria.
Se você quer um drone que equilibra qualidade profissional e praticidade, o Mavic 3 é a escolha certa. O único contra é o preço, mas, para quem busca gravações impecáveis, vale cada centavo e é um ótimo drone para filmagem 4K!
Eu curto filmagens mais intensas, com aquele estilo imersivo e cinematográfico, então a minha escolha para esportes radicais é um FPV Drone. Diferente dos drones convencionais, os FPVs são pilotados com óculos de realidade virtual e permitem gravações super dinâmicas.
No meu caso, uso o DJI FPV, que tem uma curva de aprendizado mais tranquila para quem vem dos drones convencionais. Ele atinge 140 km/h, grava em 4K a 60fps, e a sensação de estar “dentro” da gravação é surreal. Para esportes como motocross, skate downhill e snowboard, ele é perfeito, porque acompanha os movimentos de forma super ágil.
O ponto negativo? É mais difícil de pilotar e não tem sensores de obstáculos como os drones tradicionais. Mas, se você quer vídeos realmente únicos e cheios de adrenalina, um FPV é insubstituível!
Muita gente pensa que os melhores drones são sempre da DJI, mas depois de testar o Autel EVO II Pro, percebi que ele pode ser um rival à altura. Ele tem uma câmera com sensor 1” de 6K, o que entrega uma qualidade impressionante para filmagens de esportes radicais.
O que eu mais gosto nele é a autonomia, que pode chegar a 40 minutos de voo. Isso faz muita diferença quando estou filmando sessões longas de surf ou escalada. Além disso, ele tem sensor de obstáculos em 360º, o que me dá mais segurança quando estou gravando em locais mais complexos.
O único detalhe é que ele é um pouco maior e menos portátil que o Mavic 3, mas, se você prioriza qualidade de imagem e autonomia, vale a pena considerar esse drone.
Se você já tem uma GoPro, o Karma pode ser uma boa opção. Eu usei esse drone por um tempo e gostei muito da versatilidade dele.
A grande sacada do Karma é que ele vem com um gimbal destacável, então você pode usá-lo tanto no drone quanto em filmagens de mão, o que é perfeito para cobrir diferentes ângulos de esportes radicais.
O ponto positivo é que, por usar uma GoPro, a qualidade de imagem depende do modelo que você escolher. No meu caso, eu usava uma Hero 10 Black, que grava em 5.3K, tem ótima estabilização e uma boa resistência para condições extremas.
Por outro lado, o Karma não tem sensores de obstáculos e a autonomia é de apenas 20 minutos. Então, se você quer um drone mais completo, pode ser melhor investir em outra opção.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
Se você quer um drone top para gravar esportes radicais, mas não quer gastar tanto quanto no Mavic 3, o DJI Air 3 é uma excelente opção. Ele tem duas câmeras (grande-angular e teleobjetiva), grava em 4K a 100fps, tem um tempo de voo de até 46 minutos e sensores de obstáculos omnidirecionais.
Eu gosto muito dele para filmar surf e skate, porque ele tem modos de rastreamento inteligentes, como o ActiveTrack 5.0, que permite que o drone siga os movimentos de um atleta sem que eu precise ficar ajustando tudo manualmente.
Comparado ao Mavic 3, ele perde um pouco em qualidade de imagem porque o sensor é menor, mas, pelo preço, é um dos melhores drones para esportes radicais. Eu recomendo para quem quer algo portátil, potente e com ótimo custo-benefício!
Galera como escolher um bom drone?
Olha, quando fui escolher meu primeiro drone, me atentei a três coisas principais: estabilidade, autonomia e câmera. Se você quer algo para filmagens, precisa de um modelo com gimbal para evitar vídeos tremidos.
Também vale conferir o tempo de voo, porque tem drone que mal passa de 10 minutos no ar. Ah, e a estabilidade faz toda a diferença, principalmente se você for iniciante drones com GPS são mais fáceis de controlar.
Eu comecei com um modelo intermediário e hoje não me arrependo, dá uma olhada nesse vídeo também, pode ajudar!
Eu aprendi da pior forma que nem todo drone barato vale a pena. Comprei um no impulso, sem pesquisar direito, e o bicho era difícil de controlar, sem estabilização, e a bateria durava um suspiro. Quando fui investir em um melhor, olhei reviews e foquei no que realmente importava: tempo de voo de pelo menos 20 minutos, controle responsivo e uma câmera que entregasse uma imagem decente. Se for seu primeiro drone, recomendo um modelo com modo iniciante, porque ajuda muito a evitar acidentes!
Minha escolha de drone teve um critério bem específico: ele precisava ser compacto e fácil de transportar. Gosto de viajar e queria algo que coubesse na mochila sem pesar muito. Depois de muita pesquisa, optei por um modelo dobrável, com boa estabilidade e uma câmera 4K. Outro ponto que fez diferença foi a conectividade, porque tem drone que perde sinal fácil. Se for usar para capturar paisagens, certifique-se de que o alcance do controle é bom!