Preciso de uma bateria silenciosa para praticar em casa sem causar incômodo aos vizinhos. Qual tipo de bateria seria mais adequado para essa finalidade?
Eu já passei por essa necessidade de tocar bateria em casa sem incomodar os vizinhos e, após pesquisar bastante, optei por uma bateria eletrônica.
Elas são fantásticas porque você pode usar fones de ouvido, o que elimina qualquer barulho externo.
Além disso, são super versáteis, já que você pode controlar os sons e até ajustar o volume conforme necessário.
As baterias eletrônicas modernas têm sons incríveis e são mais compactas, facilitando a adaptação ao ambiente de casa.
Se você quer algo mais silencioso, minha dica é investir em pads de prática ou em baterias eletrônicas. Eu comprei uma bateria eletrônica com pads de silicone e posso te garantir que o som é bem reduzido. O legal das baterias eletrônicas é que você tem a opção de usar fones de ouvido, o que elimina qualquer chance de barulho para os vizinhos. Já tentei com baterias acústicas e o som é muito alto, por isso não vale a pena se você mora em apartamento.
Eu já tentei várias soluções para tocar sem incomodar e acabei escolhendo uma bateria eletrônica.
Existem modelos mais acessíveis que possuem boa resposta e são bem silenciosos. O segredo está no uso dos fones de ouvido, que isolam completamente o som.
Se você não curte a ideia de uma bateria eletrônica, pode usar um pad de prática acústica, que é basicamente uma solução silenciosa para quem está aprendendo e não tem tanto espaço.
Há uns anos, tive a mesma preocupação, e após algumas tentativas com baterias acústicas, percebi que a solução ideal é uma bateria eletrônica. A possibilidade de usar fones de ouvido fez toda a diferença, e hoje consigo praticar em horários alternativos sem causar qualquer desconforto aos vizinhos. Além disso, muitos modelos de baterias eletrônicas são super realistas, tanto no som quanto na sensação de toque. Eu me adaptei muito bem, e acredito que seja a melhor escolha.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
Já passei por um período de teste com baterias acústicas, mas o barulho realmente era um problema.
Quando descobri as baterias eletrônicas, minha vida mudou. Não só porque consigo controlar o volume, mas também porque posso usar os fones de ouvido e praticar a qualquer hora.
Como você quer algo silencioso, sem dúvida essa seria a melhor opção, além de ser mais prática para quem mora em apartamento ou em lugares mais apertados.
Comprei uma bateria eletrônica por conta do volume e, sinceramente, foi uma excelente escolha. A bateria não faz barulho nenhum quando você usa os fones de ouvido, e mesmo sem fones, o som é muito mais suave se comparado com a acústica.
A minha tem uma ótima resposta para a prática de técnica, e posso treinar sem ter que me preocupar com os vizinhos.
A única coisa é que a sensação de tocar não é idêntica à de uma bateria acústica, mas a diferença vale a pena pelo silêncio.
Gente como faço pra escolher uma boa bateria profissional?
Quando fui procurar minha bateria profissional, a primeira coisa que fiz foi entender qual era o tipo de som que eu queria tirar dela. Isso é essencial, pois existem baterias projetadas para estilos específicos, como jazz, rock ou música eletrônica. Eu me apaixonei pela sonoridade de uma bateria de madeira maple, que tem um timbre mais quente e definido. Portanto, pesquise e experimente bastante para ver qual timbre mais te agrada, pois a bateria deve combinar com seu estilo musical.
Outro ponto que levei muito em consideração foi a qualidade das peles e das peças. No início, eu nem imaginava como isso impactava no som final, mas depois de trocar algumas peles e experimentar diferentes combinações, percebi a diferença.
Eu optei por peles de marcas reconhecidas, como Remo ou Evans, porque elas oferecem um som mais controlado e com maior durabilidade.
Além disso, verifique o estado dos aros e dos suportes, que devem ser robustos para garantir que a bateria aguente a pressão dos ensaios e shows.
Por mais que as especificações da bateria pareçam perfeitas no papel, nada substitui o teste prático. Eu fui até algumas lojas e toquei em diversos modelos.
Fiquei impressionada com a diferença entre os kits, principalmente no toque e na resposta dos tambores.
Algumas baterias possuem um sistema de montagem mais sólido, evitando vibrações excessivas, o que contribui para uma performance mais estável.
Então, se você puder, faça o mesmo: toque, experimente e sinta a vibração da bateria antes de tomar sua decisão final.