Qual marca de cortina blackout realmente funciona contra o sol?

Se tem uma coisa que me irritava era acordar com o sol batendo na cara às 6h da manhã, mesmo com a janela fechada e cortina “grossa”.
Até que percebi: não basta a cortina ser bonita ou pesada — tem que ser blackout de verdade!

Foi aí que comecei a minha saga: testar marcas de cortina blackout até encontrar uma que realmente bloqueasse a luz, ajudasse no calor e, de quebra, deixasse o ambiente mais aconchegante.

[center]

[/center]

O que define uma boa cortina blackout?

Depois de conversar com vendedores, pesquisar bastante e errar (muito), aprendi que uma boa cortina blackout precisa ter:

• Tecido com forro de PVC ou blackout embutido (não só poliéster)
  • Vedação nas laterais, principalmente se o varão for simples
  • Tamanho generoso (maior que a janela, sempre!)
  • Camadas duplas ou triplas ajudam no isolamento térmico e acústico

Marcas de cortina blackout que realmente funcionam (testadas por mim!)

Abaixo, compartilho as principais marcas que usei (ou amigos próximos usaram), com prós e contras reais do dia a dia:

1. Bella Janela – A campeã da eficiência

Nota pessoal: 9.5/10

Comprei uma cortina da Bella Janela por indicação de uma amiga, e sinceramente, foi a melhor decisão pra minha sala que pega sol da tarde. O tecido é espesso, o blackout é total, e o ambiente ficou até mais fresco.

** Pontos positivos:**

• Bloqueia a luz 100%
  • Ajuda a manter o ambiente mais fresco
  • Acabamento muito bom
  • Grande variedade de cores e modelos

** Ponto de atenção:**

• Algumas versões amassam fácil (vale passar a vapor na instalação)

Ideal para: quartos e salas onde entra muito sol direto.

[center]

[/center]

2. Santista Home – Ótima opção para quem quer algo bonito e funcional

Nota pessoal: 8.7/10

A Santista é mais conhecida por roupa de cama, mas me surpreendi com a cortina blackout deles. Peguei uma na cor cinza escuro para o home office, e o ambiente ficou muito mais agradável pra trabalhar.

** O que curti:**

• Ótima variedade de estampas
  • Tecido blackout embutido, sem forro solto
  • Redução visível na claridade e no calor

** Detalhes:**

• Não bloqueia 100% da luz como a Bella Janela, mas uns 85 a 90%

Ideal para: quem quer bloquear a luz e manter a decoração bonita.

[center]

[/center]

3. Sultan – Uma opção prática e acessível

Nota pessoal: 8.2/10

Essa foi uma escolha mais econômica que fiz pro quarto de hóspedes. O resultado foi bom, dentro da proposta. Ela escurece bem o ambiente, mas não zera a luminosidade.

** O que vale destacar:**

• Preço acessível
  • Tecido leve, fácil de instalar
  • Já vem com ilhós e pronta pra usar

** Pontos fracos:**

• Não bloqueia completamente
  • Tecido mais fino (não isola tanto o calor)

Ideal para: ambientes que não exigem escuridão total, como escritórios ou quartos de visita.

[center]

[/center]

4. Corttex – Ótima em conforto térmico

Nota pessoal: 8.9/10

Usei essa marca na cozinha, que tem janelão grande com muito sol. Além de escurecer o ambiente, senti uma diferença absurda na temperatura. O ambiente ficou mais agradável até durante o verão.

** Ponto forte:**

• Tecido térmico de verdade
  • Visual sofisticado
  • Modelos com tecido “blackout seda” bem elegantes

** A saber:**

• Preço um pouco acima da média

Ideal para: ambientes que precisam de conforto térmico e visual mais refinado.

[center]

[/center]

Tabela comparativa das marcas que testei

Marca Bloqueio de luz Isolamento térmico Preço médio Visual Minha Nota
Bella Janela Excelente (100%) Muito bom Médio Neutro :star: 9.5
Santista Home Muito bom (90%) Bom Médio Estiloso :star: 8.7
Sultan Regular (70%) Fraco Baixo Simples :star: 8.2
Corttex Muito bom (95%) Excelente Alto Sofisticado :star: 8.9

Dicas práticas que aprendi com o tempo

Se você vai comprar uma cortina blackout, presta atenção nessas dicas que me salvaram:

:check_mark: Meça sua janela corretamente. Pegue uma cortina com 1,5x a 2x a largura da janela, senão a luz vai vazar pelas laterais.

:check_mark: Use varão duplo ou trilho suíço. Isso ajuda a vedar mais e melhora o acabamento.

:check_mark: Combine com um voal (cortina leve por fora) se quiser algo mais bonito e decorado.

:check_mark: Se sua cortina veio amassada, pendure e passe um vapor — muda tudo no visual final!

Qual eu recomendo?

Se você quer blackout total: vá de Bella Janela, sem medo.
Se quer algo bonito e funcional: Santista vai te deixar feliz.
Se o foco é economia: Sultan resolve o básico.
Se quer bloquear luz e calor: Corttex entrega os dois.

No fim, a melhor escolha depende do seu objetivo: bloquear a luz, reduzir o calor, decorar ou tudo isso junto.
E aí, qual cortina você usa ou recomenda? Compartilha sua experiência com a gente aqui no fórum!

7 curtidas

Nossa, que post MARAVILHOSO! Tô exatamente nessa fase de montar o quarto novo e queria muito uma cortina blackout que realmente bloqueasse tudo. Achei que todas fossem iguais, mas agora tô quase indo de Bella Janela.
Alguém sabe se ela bloqueia barulho também? Aqui passa muito carro na frente de casa :weary:

5 curtidas

@LuanaBotelho Eu tenho uma da Bella Janela no meu quarto e posso dizer que ajuda um pouco no som, mas não faz milagre não, viu? Ajudou a abafar os barulhos da rua, mas se passar moto acelerando, ainda escuto. Se o foco for acústico, talvez combinar com cortina acústica ou forro pesado ajude mais!

5 curtidas

Gente, eu uso Santista Home no home office e AMO! A luz fica bem difusa, mas não fica aquele breu total. Acho que é ótimo pra quem não quer escuridão, mas precisa reduzir o sol forte.
Mas agora tô pensando em trocar a do quarto pelo modelo da Corttex, já que ajuda no calor também. Alguém já testou no verão?

4 curtidas

@GrazieleCarvalho Eu tenho Corttex no meu quarto (pegando sol da tarde direto!) e posso dizer que funciona MUITO bem pra calor. Aqui em Campinas o calor é bruto, e depois que instalei, o quarto ficou uns 3ºC mais agradável.
Só que cuidado: tem que comprar o modelo blackout com tecido térmico mesmo, porque eles têm versões decorativas que não fazem nem cócegas no sol.

4 curtidas

Comprei uma da Sultan achando que ia resolver meu problema… mas não bloqueia a luz direito. De manhã ainda entra claridade pelas laterais e por trás. Será que tô usando errado ou o modelo que peguei que é fraco?

5 curtidas

Não é só culpa da cortina, viu? Às vezes o modelo do varão e o tamanho da cortina influenciam MUITO! Aqui em casa só consegui escurecer de verdade quando coloquei uma cortina maior que a janela e com varão duplo. Aí sim fez efeito blackout completo.

5 curtidas