Preciso trocar meus travesseiros e queria sugestões de marcas boas, especialmente pra quem dorme de lado e sente dor no pescoço.
Para quem dorme de lado, travesseiro mais alto e firme costuma funcionar melhor. Uso Ortobom e resolveu minha dor no pescoço.
Evita travesseiro muito baixo. Para quem dorme de lado, isso força o pescoço e piora a dor.
Algumas marcas que costumam funcionar bem para quem dorme de lado:
-
Duoflex
-
Ortobom
-
Fibrasca
-
Emma
-
NASA (linhas específicas)
O ideal é escolher modelos mais firmes e com boa altura.
Nem toda marca funciona igual. Já testei dois travesseiros “bons” que não deram certo pra mim. Altura e firmeza contam mais que a marca.
Além da marca, vale observar se o travesseiro mantém o alinhamento entre ombro e pescoço. Alguns modelos têm até indicação “para quem dorme de lado”, o que ajuda bastante na escolha.
Para quem dorme de lado e sente dor no pescoço, o mais importante não é só a marca, mas a altura e a firmeza do travesseiro. Esse tipo de posição exige um travesseiro que preencha bem o espaço entre o ombro e a cabeça, mantendo a coluna alinhada.
Marcas que costumam funcionar bem
-
Duoflex: bons modelos de viscoelástico, confortáveis e com bom suporte
-
Ortobom: opções mais firmes e acessíveis
-
Fibrasca: variedade de alturas e materiais
-
Emma: travesseiros ajustáveis, ideais para quem quer personalizar a altura
O que observar antes de comprar
-
Travesseiro médio a alto
-
Firmeza suficiente para não “afundar” demais
-
Material que se adapte ao pescoço, como viscoelástico
-
Preferência por modelos indicados para dormir de lado
Vale a pena investir?
Sim, especialmente se você acorda com dor no pescoço. Um travesseiro adequado faz muita diferença na qualidade do sono. Se possível, escolha modelos com período de teste ou ajuste de altura, porque o conforto varia muito de pessoa para pessoa. Eu, particularmente, prefiro os da Emma. Acho bem superior à qualidade
Se a prioridade é preço, as marcas de travesseiro variam bastante e isso costuma refletir no material, na durabilidade e no suporte para o pescoço. Para quem dorme de lado, gastar um pouco mais normalmente significa mais conforto, mas dá para escolher bem em qualquer faixa.
-
Ortobom: costuma ter as opções mais acessíveis do mercado. É comum encontrar travesseiros entre R$ 40 e R$ 100. Funcionam para quem quer gastar pouco, mas é importante escolher modelos mais firmes para evitar dor no pescoço.
-
Fibrasca: fica na faixa de R$ 50 a R$ 150, dependendo do material. As opções mais baratas são de fibra, enquanto as de espuma ou viscoelástico custam mais e oferecem melhor suporte.
-
Duoflex: tem preços intermediários, geralmente entre R$ 120 e R$ 250. É uma boa escolha para quem quer investir um pouco mais e busca alívio para dores cervicais.
-
NASA (linhas específicas): os preços costumam ficar entre R$ 150 e R$ 300, dependendo da tecnologia. Entregam bom alinhamento, mas não são as opções mais baratas.
-
Emma: marca mais cara da lista, com travesseiros entre R$ 200 e R$ 450. O preço maior se justifica pela possibilidade de ajuste de altura e melhor durabilidade.
De forma geral, quem quer gastar pouco pode encontrar boas opções em Ortobom e Fibrasca, enquanto Duoflex e Emma fazem mais sentido para quem prioriza conforto e está disposto a pagar um pouco mais para reduzir dor no pescoço.
Eu durmo de lado e sentia muita dor no pescoço. Troquei para um travesseiro de viscoelástico da NASA e melhorou bastante. O meu é da Duoflex e se adaptou bem ao formato do pescoço.
Indo na onda dos colegas… para escolher um travesseiro para dormir de lado, o tipo de material faz muita diferença no conforto e no alinhamento do pescoço. Alguns modelos oferecem mais firmeza, enquanto outros priorizam adaptação ao formato da cabeça. Então, tem que ter em mente o que você prioriza
Abaixo está uma comparação dos principais materiais de travesseiro, para você entender cada um
| Tipo de travesseiro | Firmeza | Altura | Indicação principal | Pontos de atenção |
|---|---|---|---|---|
| Viscoelástico (NASA) | Média a firme | Média/alta | Dor no pescoço e alinhamento | Pode esquentar |
| Látex | Firme | Média | Suporte consistente | Preço mais alto |
| Espuma tradicional | Média | Variável | Uso geral | Perde forma com o tempo |
| Fibra siliconada | Macia | Baixa a média | Quem gosta de maciez | Pouco suporte lateral |
| Travesseiro ortopédico | Firme | Média/alta | Dor cervical | Pode estranhar no início |
| Travesseiro ajustável | Variável | Ajustável | Personalização total | Custo maior |
Para quem dorme de lado, os modelos médios a altos e mais firmes costumam funcionar bem melhor, pois mantêm o pescoço alinhado com a coluna. Se você sente dor frequente, vale evitar travesseiros muito macios ou baixos, mesmo que pareçam confortáveis no começo.
Esse vídeo ajuda muito:
No meu caso, quem resolveu meu problema de dor no pescoço foi a Duoflex. Eu dormo de lado e acordava sempre travado, principalmente na região cervical. Troquei para um travesseiro de viscoelástico da marca, que não foi dos mais caros, e senti diferença já na primeira semana.
O travesseiro mantém a altura durante a noite e não afunda demais, o que ajudou bastante no alinhamento do pescoço. Não foi o mais barato que encontrei, mas pelo alívio da dor, valeu cada centavo.