Qual marca tem a manutenção mais barata hoje no Brasil?

Quero escolher pensando no bolso a longo prazo. Na experiência de vocês, qual montadora pesa menos?

5 curtidas

Pela minha experiência, as marcas japonesas costumam pesar menos a longo prazo, principalmente Toyota e Honda.

Eu já tive um Corolla, rodava bastante e praticamente só fazia manutenção preventiva. As trocas não eram das mais baratas, mas praticamente não tinha manutenção.

5 curtidas

Eu já tive carros de algumas marcas diferentes e a Fiat parece ter uma manutenção bem acessível no Brasil, além das peças fáceis de encontrar com preço tranquilo… praticamente qualquer mecânico conhece bem esses carros, aí você não fica dependente da concessionária :+1:

5 curtidas

Simone, fiquei na mesma dúvida que você e são tantas opções que a gente fica perdida hahaha

Mas os carros japoneses realmente dão pouca manutenção. Entendi mais depois de assistir esse vídeo, até saí com boas opções de compra:

5 curtidas

Quando comecei a pesquisar carro pensando no longo prazo, percebi que a marca influencia bastante, principalmente por causa do preço das peças e da facilidade de manutenção.

Fiat/Chevrolet: custo baixo

Já tive um Palio e o que mais ajudava era a facilidade de encontrar peça. Em praticamente qualquer autopeças tem e a maioria dos mecânicos conhecem bem a marca. Mão de obra e peças mais bem acessíveis

Eu tive um Onix e nunca tive dificuldade para achar peça ou fazer manutenção. Como é um carro muito popular, sempre tem peça paralela e bastante mecânico que sabe trabalhar nele. Quando o carro é muito comum no mercado, a manutenção tende a ficar mais barata.

Volkswagen/Toyota/Honda: durabilidade

A mecânica da Volks costuma ser bem robusta e tem muita peça disponível. Às vezes algumas peças são um pouco mais caras que Fiat, mas em compensação os carros costumam ser duráveis e fáceis de manter.

Pra Toyota e Hondas, as peças podem custar um pouco mais, mas esses carros costumam quebrar menos. Já ouvi muito dono de Corolla ou Civic dizendo que passa anos fazendo só manutenção básica. Quando o carro dá menos problema, o gasto ao longo do tempo acaba ficando controlado.

No fim das contas, não é só a marca que define o custo. O modelo e a popularidade do carro contam muito. Carro muito vendido normalmente tem peça barata e mecânico que conhece bem, e isso ajuda muito a manter o custo baixo ao longo dos anos.

6 curtidas