Razer surpreende ao revelar fones com IA que “enxergam” o mundo ao redor

A Razer apresentou um conceito que pode mudar a forma como as pessoas interagem com a inteligência artificial no dia a dia. Chamado de Project Motoko, o projeto traz fones de ouvido equipados com câmeras e processador próprio, capazes de interpretar o ambiente ao redor e atuar como um assistente de IA sempre ativo.

O dispositivo conta com um chip Qualcomm Snapdragon ainda não identificado e múltiplos microfones para captar comandos de voz, enquanto as câmeras instaladas em cada fone funcionam como uma espécie de “olhos”, permitindo que o sistema enxergue praticamente a mesma coisa que o usuário. Com isso, o headset pode responder perguntas, realizar pesquisas e oferecer informações contextuais em tempo real.

Segundo a Razer, os fones são capazes de interpretar o ambiente e reagir instantaneamente, adaptando suas respostas às rotinas, hábitos e preferências de quem os utiliza. O Project Motoko também foi pensado para funcionar com diferentes modelos de inteligência artificial, incluindo OpenAI, Google Gemini e Grok.

Project Motoko ainda é apenas um conceito

Apesar de todo o entusiasmo, o Project Motoko ainda não passa de um protótipo conceitual. O dispositivo não tem nome comercial definido e não há previsão de lançamento ou produção em massa.

A CES 2026, onde o projeto foi exibido, é conhecida por apresentar diversas ideias futuristas que muitas vezes não chegam ao mercado. A própria Razer deixou claro que o Motoko serve como uma vitrine tecnológica para testar novas possibilidades de interação entre pessoas e inteligência artificial.

Por que a Razer aposta em fones em vez de óculos com IA?

A Razer acredita que headsets são uma alternativa mais viável do que óculos inteligentes, que vêm sendo testados por outras empresas. Um dos principais argumentos é o tamanho do mercado: atualmente, mais de 1,4 bilhão de pessoas usam fones de ouvido no mundo.

Além disso, o formato dos headsets oferece muito mais espaço físico para integrar processadores, câmeras, microfones e baterias, algo que ainda é um grande desafio nos óculos de realidade aumentada. Por outro lado, os fones não conseguem entregar experiências visuais em realidade ampliada como os smart glasses prometem.

6 curtidas

Se isso funcionar do jeito que a Razer promete, é praticamente um Jarvis no ouvido! Eu uso o BlackShark V2 e a qualidade de áudio e microfone já é absurda, imagina com IA vendo o ambiente.

6 curtidas

Razer sendo Razer: sempre testando o futuro antes de todo mundo. Lembro quando falaram que RGB em tudo era exagero e hoje tá aí em todo lugar.

6 curtidas

Já usei vários fones gamer e a Razer sempre acertou no microfone. Se eles conseguirem integrar IA sem deixar o produto pesado ou esquisito, vai ser um game changer

7 curtidas

Eu curto a proposta de não ser óculos. Já testei smart glasses e achei desconfortável. Fone a gente já usa o dia inteiro

6 curtidas

Se integrar com ChatGPT, Gemini e tudo mais, pode virar o primeiro assistente de IA que realmente a gente usa o dia inteiro, não só no celular

7 curtidas

Uma coisa que sempre me faz prestar atenção em projetos da Razer é que eles realmente constroem hardware de alto nível. Já tive teclado BlackWidow, mouse DeathAdder e hoje uso um BlackShark V2 no PC. Tudo aguenta uso pesado por anos. Se o Project Motoko seguir esse padrão de qualidade, dá pra imaginar um produto realmente utilizável no dia a dia, não só um conceito bonito de feira.

6 curtidas

Eu gosto da Razer porque eles não fazem produto descartável. Meu DeathAdder tem quase cinco anos e ainda funciona perfeitamente. Mas quando envolve câmera e IA, fico preocupado com privacidade. A Razer vai ter que ser tão boa em segurança quanto é em hardware, senão isso vira um problema grande.

6 curtidas

Eu vejo esse Project Motoko como uma evolução natural. A Razer já colocou som surround, cancelamento de ruído, RGB e até feedback tátil em fones. O próximo passo ser IA que ‘enxerga’ o mundo não é tão absurdo assim quando você olha a trajetória da marca.

6 curtidas

Meu único receio é bateria. Os fones da Razer já consomem bastante quando você ativa cancelamento de ruído e conexão sem fio. Colocar câmeras e IA rodando em tempo real vai exigir uma engenharia absurda, mas se alguém consegue fazer isso, é uma empresa acostumada a lidar com hardware pesado como a Razer.

7 curtidas

Tenho um Kraken e um Barracuda, e a diferença de qualidade em relação a fones comuns é gritante. O áudio é limpo, o microfone é nítido e o software deles é bem completo. Se esse Motoko integrar tudo isso com IA de verdade, pode ser o primeiro wearable que vale o investimento.

6 curtidas