Depois de muita pesquisa e comparações entre marcas e modelos, finalmente decidi investir no Fogão 5 Bocas Consul Mesa de Vidro.
A escolha foi baseada tanto na estética quanto nas funcionalidades que eu precisava para o dia a dia. E, depois de algumas semanas de uso intenso, tenho uma visão bem completa sobre o produto.
Vou te contar tudo, desde a instalação até o uso prático, passando pelos pontos que mais me surpreenderam (positiva e negativamente).
Pontos fracos
- Falta de tampa de vidro para os queimadores
- A chapa do forno poderia ser mais espessa
- Os botões esquentam um pouco com o forno ligado
- Não tem timer digital
- A altura não é ajustável nos pés dianteiros
- O vidro da mesa mancha com facilidade
Pontos fortes
- Design moderno e elegante
- Grades de ferro fundido individuais
- Facilidade de limpeza
- Forno com duas prateleiras deslizantes
- Forno com vidro interno vedado
- Acendimento automático eficiente
- Queimadores potentes
- Sistema de segurança no forno
- Quinas não cortantes
- Compatível com botijão ou gás natural
Minha conclusão
Se você está procurando um fogão moderno, funcional, seguro e com excelente desempenho, o Fogão Consul 5 Bocas com mesa de vidro e grades de ferro fundido CFS5VAE entrega tudo isso com folga.
Apesar de alguns pontos que poderiam ser aprimorados como o vidro que mancha com facilidade e a ausência de tampa superior, a experiência no geral tem sido muito positiva. Ele atende bem desde o preparo de um simples café até um almoço completo de domingo.
Para quem cozinha com frequência ou tem uma família grande, as cinco bocas bem distribuídas oferecem agilidade sem perder espaço.
Especificações técnicas do produto
| Característica | Detalhes |
|---|---|
| Modelo | CFS5VAE |
| Tipo de instalação | Piso |
| Cor | Inox com mesa de vidro preto |
| Número de bocas | 5 |
| Queimadores | Rápidos e de diferentes tamanhos |
| Material da mesa | Vidro temperado |
| Grades | Individuais de ferro fundido |
| Forno | Limpa Fácil, com vidro interno vedado |
| Prateleiras do forno | 2 deslizantes (uma ajustável) |
| Botões | Removíveis, com acendimento automático |
| Segurança | Corta-gás automático no forno |
| Luz no forno | Sim |
| Tipo de gás | GLP (botijão) ou GN (natural, com kit) |
| Voltagem | Bivolt |
| Dimensões (AxLxP) | 94,8 cm x 76,6 cm x 63,5 cm |
| Peso | 39 kg |
Após testar e analisar cuidadosamente o Fogão Consul 5 Bocas Mesa de Vidro Inox CFS5VAE, posso dizer que ele se destaca em diversos aspectos que são essenciais para quem cozinha com frequência.
Confira abaixo as minhas notas para os principais critérios avaliados nesse fogão:
| Critério | Nota (0 a 10) |
|---|---|
| Design e acabamento | 9.5 |
| Funcionalidade | 9.0 |
| Segurança | 9.5 |
| Facilidade de limpeza | 9.0 |
| Potência dos queimadores | 9.0 |
| Espaço e conforto | 8.5 |
| Durabilidade e materiais | 8.5 |
| Custo-benefício | 8.0 |
Nota final: 8,9
Essas notas refletem uma avaliação honesta, baseada na minha experiência real com o produto e levando em conta tanto a qualidade quanto o custo do fogão.
Por tudo isso, não é à toa que a Consul é apontada como a melhor marca de fogão a gás para cozinheiros que buscam unir bom desempenho com um design moderno e segurança.
Design e acabamento – Nota 9.5
O design do Fogão Consul 5 Bocas CFS5VAR é um dos pontos que mais me agradou. A combinação do inox com a mesa de vidro temperado traz uma aparência moderna e elegante para a cozinha, algo que realmente eleva o ambiente.
Funcionalidade – Nota 9.0
O fogão entrega uma funcionalidade muito boa para o uso diário. Os cinco queimadores têm tamanhos variados, o que possibilita cozinhar diferentes tipos de alimentos simultaneamente sem apertos.
Segurança – Nota 9.5
Este é um ponto muito forte do Fogão Consul CFS5VAE. O sistema de segurança que corta o gás automaticamente caso a chama apague evita vazamentos perigosos e me dá tranquilidade para deixar o forno funcionando sem preocupação.
Facilidade de limpeza – Nota 9.0
A mesa de vidro temperado é uma solução inteligente para quem busca praticidade. Ela não acumula sujeira em cantos, é resistente e limpa com facilidade, bastando um pano úmido para remover resíduos do dia a dia.
Potência dos queimadores – Nota 9.0
Os queimadores do fogão são bem potentes, especialmente o maior, que acelera o cozimento de pratos maiores. Percebi uma diferença significativa em relação ao meu fogão antigo, principalmente em receitas que exigem fervura rápida ou frituras.
Espaço e conforto – Nota 8.5
Com cinco bocas, o fogão oferece espaço suficiente para quem gosta de preparar várias coisas ao mesmo tempo, como eu. As grades individuais de ferro fundido são estáveis e permitem movimentar as panelas sem riscos de tombamento.
Durabilidade e materiais – Nota 8.5
Os materiais utilizados são robustos e aparentam boa durabilidade. O inox da estrutura e o ferro fundido das grades indicam resistência para uso contínuo. O vidro temperado da mesa, apesar de delicado na aparência, mostrou-se resistente a riscos e quebras em meu uso cotidiano.
Custo-benefício – Nota 8.0
Considerando o preço médio do fogão e as funcionalidades que oferece, o modelo CFS5VAR apresenta um custo-benefício bastante razoável. Paga-se pela qualidade do design, segurança e praticidade, o que justifica o investimento para quem quer algo durável e eficiente.
Onde Comprar o Produto?
Adquirir um fogão a gás de qualidade é essencial para garantir um bom desempenho na cozinha. Abaixo, apresento algumas opções de onde você pode comprar os modelos destacados:
- Consul - Loja Oficial
https://www.consul.com.br/fogao-consul-5-bocas-preto-com-mesa-de-vidro-cfs5vbe/p?idsku=326183158&utm_source=google&utm_medium=organic&utm_campaign=shopping&srsltid=AfmBOopjICPwD0phEttwa5EIpZ2ftIWwYPfsSMt2Uruza-cknJcp5MzGuiI
Canal direto com a fabricante, ideal para quem busca modelos específicos e suporte da marca.
- Magazine Luiza
Varejista nacional com ampla variedade de produtos, boas condições de pagamento e retirada em loja.
- Casas Bahia
https://www.casasbahia.com.br/fogao-consul-mesa-de-vidro-5-bocas/b
Uma das redes mais tradicionais do Brasil, conhecida por promoções e opções de parcelamento acessível.
- Mercado Livre
Marketplace com grande variedade de vendedores e modelos, ideal para comparar preços rapidamente.
Ao escolher o fogão ideal, considere suas necessidades específicas na cozinha, como o número de bocas, tipo de forno e funcionalidades adicionais.