Depois de anos usando máquinas de café mais simples, resolvi investir em uma cafeteira de cápsulas que entregasse praticidade, design moderno e, principalmente, uma boa xícara de café.
Foi aí que conheci a Máquina de Café Nespresso Delonghi Pixie EN127.S, uma máquina compacta que, segundo a marca, combina eficiência com estilo. Mas será que ela entrega tudo o que promete?
A verdade é que, depois de algumas semanas usando diariamente, tive uma experiência bem completa com pontos muito positivos, mas também com algumas decepções que vale a pena destacar desde já.
Pontos fracos
- Temperatura do café pode ser inconsistente
- Espuma (crema) nem sempre aparece
- Ruído elevado durante o preparo
- Reservatório de cápsulas pequeno
- Não acompanha Aeroccino
- Sem aviso de reservatório cheio ou sem água
- Preço elevado para o que oferece
Pontos fortes
- Design compacto e moderno
- Estrutura em alumínio e acabamento premium
- Bomba de 19 bar de pressão
- Sistema de aquecimento ultrarrápido
- Desligamento automático após 9 minutos
- Dois tamanhos de café programáveis (Espresso e Lungo)
- Compatível com cápsulas da linha Original da Nespresso
- Muito fácil de usar
- Leve e fácil de mover
- Bandeja ajustável para xícaras menores ou copos maiores
- Facilidade de limpeza
- Pronta para uso com o kit de boas-vindas de cápsulas
Minha experiência real de uso
Logo nos primeiros dias, percebi que a Pixie EN127.S foi pensada para quem quer praticidade sem abrir mão de um bom café. O preparo é extremamente intuitivo você insere a cápsula, aperta um botão e pronto o café sai em poucos segundos, com aroma marcante.
Testei cápsulas da própria Nespresso, como o Ristretto e o Livanto, e o sabor foi intenso, com corpo e acidez equilibrados.
No entanto, ao experimentar cápsulas de marcas compatíveis mais baratas, percebi queda na crema e na temperatura. Ou seja, essa máquina exige cápsulas de qualidade para entregar sua melhor performance.
No dia a dia, a velocidade impressiona. Mesmo saindo atrasada, consigo preparar meu café em menos de um minuto. Isso se tornou parte do meu ritual matinal é quase automático.
Um detalhe que eu adorei foi o tamanho reduzido. Minha cozinha é pequena e não tenho muito espaço livre na bancada, então o fato dela ter menos de 13 cm de largura fez toda a diferença.
Tabela de Especificações — Nespresso Delonghi Pixie EN127.S
| Característica | Detalhes |
|---|---|
| Marca | De’Longhi |
| Modelo | EN127.S |
| Tipo de café | Cápsulas da linha Nespresso Original |
| Pressão | 19 bar |
| Potência | 1260 watts |
| Tensão | 240V |
| Capacidade do reservatório | 1 litro |
| Peso | 2,5 kg (5,5 libras) |
| Dimensões | 12,76" (P) x 4,61" (L) x 9,25" (A) |
| Recurso especial | Programável, desligamento automático |
| Tipos de preparo | Espresso e Lungo |
| Tempo de aquecimento | 25 segundos |
| Coletor de cápsulas | Sim, até 11 cápsulas |
| Bandeja ajustável | Sim |
| Interface | Botões |
| Material/Acabamento | Alumínio escovado, cor prata |
| Garantia | 2 anos (conforme política do fabricante) |
Avaliação por critérios
Depois de algumas semanas utilizando a Nespresso Delonghi Pixie EN127.S no dia a dia, foi possível avaliar a máquina com mais profundidade em diversos aspectos que realmente importam.
Desde a qualidade do café até a praticidade, passando pela durabilidade dos materiais e o custo-benefício. Abaixo, atribuí notas com base na minha experiência prática com o produto levando em conta tanto os destaques quanto os pontos que deixaram a desejar.
Tabela de Notas por critério
| Critério | Nota (0 a 10) | |
|---|---|---|
| Qualidade do café | 8,0 | |
| Praticidade no uso diário | 9,0 | |
| Velocidade de preparo | 9,5 | |
| Design e acabamento | 9,0 | |
| Tamanho/ocupação de espaço | 10,0 | |
| Facilidade de limpeza | 8,5 | |
| Ruído durante o uso | 6,5 | |
| Sistema de cápsulas | 8,5 | |
| Custo-benefício | 7,5 | |
| Durabilidade percebida | 9,0 | |
| Funcionalidades extras | 6,0 | |
| Consumo energético | 9,0 | |
| Variedade de bebidas | 7,0 |
No fim das contas, a Nespresso Pixie EN127.S é uma máquina extremamente eficiente no que se propõe a fazer preparar cafés expressos e longos com rapidez, praticidade e um bom padrão de qualidade.
A nota geral: 8,3/10
Qualidade do café – Nota: 8,0
O sabor do café preparado pela Nespresso Pixie EN127.S é, no geral, bastante satisfatório, especialmente quando uso cápsulas da linha Original da própria Nespresso. As bebidas saem com aroma marcante, corpo equilibrado e boa intensidade características que me agradam bastante em um espresso.
Ainda assim, é um resultado que supera muitas cafeteiras similares e confirma a reputação da Nespresso como melhor marca de máquina de café em seu segmento.
Praticidade no uso diário – Nota: 9,0
A usabilidade da Pixie é um dos pontos que mais me conquistaram. A máquina é extremamente intuitiva, com dois botões simples para espresso e lungo, além de desligamento automático que economiza energia sem esforço.
Velocidade de preparo – Nota: 9,5
Se tem algo que me impressionou nessa máquina foi o tempo entre ligar o aparelho e ter o café pronto. São cerca de 25 segundos até o aquecimento, e a extração acontece quase imediatamente.
Design e acabamento – Nota: 9,0
O design compacto da Pixie é, além de funcional, bastante elegante. O acabamento em alumínio escovado dá um ar moderno e sofisticado, que combina perfeitamente com cozinhas mais contemporâneas.
Tamanho/ocupação de espaço – Nota: 10,0
Essa foi uma grata surpresa. A Nespresso Pixie EN127.S é uma das máquinas mais compactas que já usei, com menos de 13 cm de largura. Isso foi decisivo para mim, já que minha cozinha tem uma bancada pequena e outros eletros dividem espaço.
Facilidade de limpeza – Nota: 8,5
Manter a Pixie limpa é simples: tanto o reservatório de água quanto a bandeja de gotejamento e o compartimento de cápsulas usadas são removíveis e fáceis de lavar. Contudo, como o compartimento para cápsulas é pequeno, ele enche com frequência, exigindo atenção constante.
Ruído durante o uso – Nota: 6,5
Esse é um dos pontos que me incomodaram. A Pixie vibra bastante durante a extração e emite um ruído alto para o porte da máquina. Se você mora em um ambiente silencioso ou costuma fazer café de madrugada, isso pode ser um problema.
Sistema de cápsulas – Nota: 8,5
O grande atrativo aqui é a compatibilidade com a linha Original da Nespresso, que oferece uma variedade imensa de sabores, intensidades e aromas. Eu gosto especialmente da linha Ispirazione Italiana, mas há opções para todos os gostos.
Custo-benefício – Nota: 7,5
Embora a Pixie tenha muitas qualidades, o preço não é dos mais acessíveis e ainda exige o investimento em cápsulas premium, além de acessórios extras, como o Aeroccino, se você quiser bebidas com leite.
Durabilidade percebida – Nota: 9,0
A construção da Pixie passa uma sensação sólida desde o primeiro uso. O corpo em alumínio e os encaixes bem ajustados fazem parecer que ela vai durar anos e, de fato, muitos usuários relatam uso contínuo por mais de uma década em versões anteriores.
Funcionalidades extras – Nota: 6,0
Esse é o ponto mais fraco da Pixie. Ela entrega bem o básico espresso e lungo , mas não possui ajustes de temperatura, opções de espuma de leite ou receitas programáveis. Para quem busca um equipamento simples e objetivo, isso é suficiente.
Consumo energético – Nota: 9,0
A função de desligamento automático após 9 minutos de inatividade é um grande diferencial, principalmente em tempos em que o consumo consciente é tão importante. Além disso, o aquecimento ultrarrápido ajuda a evitar desperdício de energia, já que a máquina só fica ligada pelo tempo necessário para o preparo.
Variedade de bebidas – Nota: 7,0
A Pixie é uma cafeteira voltada para quem gosta de café puro. Ela prepara dois tamanhos: espresso e lungo. Não há outras variações, como cappuccino ou latte, a menos que você compre o espumador de leite separadamente.
Onde comprar?
Se você está decidida a adquirir a Nespresso Delonghi Pixie EN127.S, recomendo conferir as seguintes opções confiáveis tanto para o Brasil quanto para o exterior:
- Nespresso Brasil (loja oficial)
A loja oficial da Nespresso no Brasil costuma oferecer condições atrativas, como frete grátis, garantia de 1 ano e vouchers de desconto em cápsulas ao comprar a máquina ótimos incentivos para quem deseja começar com tudo.
- Amazon
É possível encontrar preços competitivos e entrega rápida dependendo do vendedor.