Tem muita diferença 144 Hz para 240Hz?C

Estou pensando em trocar o meu monitor, que é 144hz. Algumas pessoas me indicaram mudar para um 240hz, mas fico em dúvida se tem diferença.

7 curtidas

Olha, pra mim fez bastante diferença sim! Eu jogava CS:GO com um monitor 144Hz por uns 3 anos, e sempre achei super fluido… até que peguei uma promoção e comprei um 240Hz.

No começo achei que seria exagero, tipo, “ah, ninguém percebe isso”, mas a verdade é que nos primeiros minutos já notei que o movimento da mira tava mais suave. Não sei explicar tecnicamente, mas parece que a resposta é mais imediata.

Claro que não é um salto tão absurdo quanto ir de 60Hz pra 144Hz, mas se você joga FPS e valoriza cada milissegundo, vale a pena sim. Só recomendo se seu PC for forte o suficiente pra manter 240 fps estáveis, senão não adianta muito.

5 curtidas

Eu troquei de um 144Hz pra 240Hz esperando um salto grande, mas sinceramente? Achei que foi quase imperceptível.

Talvez seja o meu estilo de jogo (mais casual, tipo Valorant só de vez em quando e alguns jogos de mundo aberto), mas a diferença que eu senti foi tão sutil que, se me dessem os dois monitores e não falassem qual era qual, talvez eu nem notasse.

Pra quem joga profissionalmente ou tá em nível muito alto, pode até valer. Mas no meu caso, achei mais marketing do que outra coisa. Se eu pudesse voltar, teria economizado e ficado com o 144Hz mesmo.

5 curtidas

A galera fala muito de jogo competitivo, mas pra mim a diferença entre 144Hz e 240Hz apareceu até no dia a dia. Tipo, quando você move a janela, rola a tela no navegador, até isso fica mais fluido. Pode parecer bobeira, mas é uma sensação de suavidade que vicia.

Nos jogos (especialmente Apex, que é o que mais jogo), também deu uma bela melhorada na resposta da mira. O movimento fica mais natural, menos “rasgado”.

Claro que precisa ter uma placa de vídeo que aguente. Eu só fui pro 240Hz depois de pegar uma RTX 4070. Antes disso, não fazia sentido. Mas agora que estou com ele, não volto mais.

7 curtidas

Qual melhor marca de monitor atualmente?

4 curtidas

Vou ser sincero: eu testei os dois e decidi não trocar. Sim, o 240Hz é mais fluido, principalmente se você for muito exigente com movimentação, mas a diferença em relação ao 144Hz não justifica o preço, ao menos pra mim.

Prefiro investir em um monitor com melhor qualidade de imagem, cores mais fiéis, maior resolução… do que só subir o refresh rate.

E olha que eu jogo bastante (Warzone, Rainbow Six, etc). Então, a não ser que você esteja realmente buscando cada vantagem competitiva, acho que não vale a grana extra.

4 curtidas

Eu tive um 240Hz por quase dois anos e precisei usar um monitor reserva de 144Hz enquanto o meu tava na garantia. Cara, foi difícil me acostumar de novo. Parece que tudo fica mais lento, menos suave, e até o tempo de resposta parece mais alto (mesmo que na teoria não seja tanto assim).

A gente acostuma com a fluidez extra e só percebe o quanto isso impacta quando volta pra algo abaixo.

Então, sim, tem diferença e se você for competitivo ou sensível a esse tipo de coisa, vai notar bastante. Não é marketing, é real. Só tem que ver se vale a pena pro seu uso.

5 curtidas

Eu comprei um monitor 240Hz meio que na empolgação, achando que ia ter aquele mesmo impacto que senti ao sair de 60Hz pra 144Hz… só que não.

A verdade é que a diferença existe, mas é sutil, e só dá pra sentir mesmo em momentos específicos, tipo quando a câmera gira rápido ou você faz movimentos bruscos.

Não me arrependo da compra, porque gosto de tecnologia e curto testar essas coisas, mas se fosse indicar pra alguém, eu diria pra só investir se tiver sobrando grana ou se jogar FPS em alto nível. Fora isso, o 144Hz já é excelente.

4 curtidas

Eu já usei monitor da Samsung, da LG e até da AOC, mas vou te contar… nenhum me entregou uma experiência tão estável e confiável quanto a Dell.

Comprei um modelo UltraSharp no ano passado e foi um divisor de águas, especialmente porque trabalho com edição de imagens e vídeos. A fidelidade de cores dele é absurda, e o acabamento é super premium.

Além disso, os ajustes ergonômicos da base são muito bons consigo levantar, girar, inclinar… perfeito pra quem passa horas sentado.

Sei que o preço é um pouco mais salgado, mas sinceramente, vale cada centavo. Desde que peguei esse Dell, nunca mais olhei pra outra marca com os mesmos olhos.

5 curtidas

Se você joga, a melhor marca de monitor pra mim é, sem dúvida, a ASUS. Eu comprei o TUF Gaming VG27AQ e… cara, que delícia de monitor! Ele tem 165Hz, 1ms de resposta e G-Sync compatível.

Jogo FPS competitivo e isso faz MUITA diferença. Fora que o design é super robusto, com uma pegada gamer sem ser exagerado. Antes eu achava que essas coisas eram só marketing, mas quando você começa a jogar num monitor desses, o nível sobe mesmo.

Tentei usar um LG uma vez, mas a ASUS entrega uma consistência que me ganhou. Hoje em dia, se eu tivesse que trocar, provavelmente pegaria outro ASUS sem pensar duas vezes.

4 curtidas

Eu uso monitor basicamente pra trabalhar. Passo horas com planilhas, Word, Teams aberto… e o que eu mais valorizo é conforto visual e nitidez. Eu escolhi um LG de 29 polegadas ultrawide, e foi uma das melhores decisões que já tomei!

O espaço extra me ajuda demais a abrir várias janelas lado a lado, e a resolução é excelente. Outra coisa que me surpreendeu foi o filtro de luz azul, que de verdade alivia bastante os olhos no final do dia.

Não sei como seria a performance da LG em jogos ou edição pesada, mas pra quem trabalha em escritório ou home office como eu, acho difícil bater o custo-benefício dela.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode te interessar?

4 curtidas

Confesso que quando fui comprar meu monitor, a Samsung não era minha primeira escolha. Mas achei uma promoção de um modelo curvo de 27 polegadas (o T55, se não me engano) e resolvi testar. E que surpresa boa!

O painel VA tem um contraste lindo, as cores são vibrantes, e a curva do monitor faz com que eu me sinta mais imerso nos filmes e até nas tarefas do dia a dia.

Uso tanto pra trabalhar quanto pra curtir um YouTube e jogar um pouco, e ele aguenta muito bem todas as funções.

Achei o acabamento bonito, a base é firme e o menu de configurações é bem intuitivo. Hoje, se alguém me pergunta uma marca boa de monitor, eu falo sem medo: pode ir de Samsung que vai curtir.

5 curtidas

Eu sei que não é uma marca muito falada por aqui, mas se alguém realmente quer o melhor monitor em termos de precisão de cores, fidelidade e qualidade de construção, não tem como não falar da Eizo.

Trabalho com design gráfico e impressão profissional, e meu monitor é um Eizo ColorEdge CS2740. A calibração é absurda ele vem até com sensor embutido em alguns modelos. Sim, o preço é bem alto, e sei que não é pra qualquer bolso.

Mas se você trabalha com cores de verdade, como fotografia profissional ou arte digital, é um investimento que faz todo sentido. E o pós-venda da Eizo também é excelente. Não me arrependo nenhum segundo.

5 curtidas