Quero um modelo confiável para uso frequente. As versões sem contato são realmente precisas?
Os infravermelhos são práticos, mas não são tão precisos quanto os digitais. Eu uso o sem contato para medir rápido e, se der febre, confirmo com o digital.
Dentro todos os tipos de termômetros, acredito que o digital tenha o resultado mais confiável. Mas segue um comparativo se você quiser buscar outras opções de acordo com seu uso:
| Tipo de termômetro | Precisão | Tempo de medição | Facilidade de uso | Influência externa | Indicação principal |
|---|---|---|---|---|---|
| Digital (axilar/oral) | Alta | Médio (30s–1min) | Fácil | Baixa | Uso geral e acompanhamento |
| Infravermelho (testa) | Média | Muito rápido (1–2s) | Muito fácil | Alta (ambiente, suor) | Triagem rápida |
| Infravermelho (ouvido) | Alta (se bem posicionado) | Rápido (1–2s) | Média | Média | Bebês e crianças |
| Mercúrio (antigo) | Muito alta | Lento | Baixa | Baixa | Não recomendado (obsoleto) |
| Chupeta (bebês) | Média-baixa | Médio | Muito fácil | Média | Uso ocasional em bebês |
Infravermelho vale pela praticidade, principalmente com criança dormindo, mas não substituiria um digital como principal.
Depende muito do seu uso.
Termômetros digitais
Os termômetros digitais (axilar/oral) ainda são considerados mais precisos para uso doméstico, principalmente quando usados corretamente. Eles medem diretamente o corpo e têm menos variação. São os mais indicados para acompanhamento mais confiável, principalmente em crianças.
Infravermelhos
Já os infravermelhos (sem contato ou de testa) são muito mais práticos e rápidos, mas podem ter variações dependendo de fatores como distância, suor na pele, temperatura do ambiente e até posicionamento. Eles são bons para triagem rápida, mas não são os mais precisos para confirmar febre.
Então, respondendo direto:
-
Mais preciso: digital
-
Mais prático: infravermelho
-
Ideal: ter os dois, se possível
Sobre marcas, vejo muita gente confiar em:
-
G-Tech → bom custo-benefício
-
Omron → mais preciso e confiável
-
Incoterm → intermediário com boa reputação
Eu uso o G-tech, funciona melhor com os meus filhos.
Se for escolher só um, eu iria de digital para garantir precisão.