Termômetro digital ou infravermelho: qual é mais preciso?

Quero um modelo confiável para uso frequente. As versões sem contato são realmente precisas?

5 curtidas

Os infravermelhos são práticos, mas não são tão precisos quanto os digitais. Eu uso o sem contato para medir rápido e, se der febre, confirmo com o digital.

5 curtidas

Dentro todos os tipos de termômetros, acredito que o digital tenha o resultado mais confiável. Mas segue um comparativo se você quiser buscar outras opções de acordo com seu uso:

Tipo de termômetro Precisão Tempo de medição Facilidade de uso Influência externa Indicação principal
Digital (axilar/oral) Alta Médio (30s–1min) Fácil Baixa Uso geral e acompanhamento
Infravermelho (testa) Média Muito rápido (1–2s) Muito fácil Alta (ambiente, suor) Triagem rápida
Infravermelho (ouvido) Alta (se bem posicionado) Rápido (1–2s) Média Média Bebês e crianças
Mercúrio (antigo) Muito alta Lento Baixa Baixa Não recomendado (obsoleto)
Chupeta (bebês) Média-baixa Médio Muito fácil Média Uso ocasional em bebês
5 curtidas

Infravermelho vale pela praticidade, principalmente com criança dormindo, mas não substituiria um digital como principal.

5 curtidas

Depende muito do seu uso.

Termômetros digitais

Os termômetros digitais (axilar/oral) ainda são considerados mais precisos para uso doméstico, principalmente quando usados corretamente. Eles medem diretamente o corpo e têm menos variação. São os mais indicados para acompanhamento mais confiável, principalmente em crianças.

Infravermelhos

Já os infravermelhos (sem contato ou de testa) são muito mais práticos e rápidos, mas podem ter variações dependendo de fatores como distância, suor na pele, temperatura do ambiente e até posicionamento. Eles são bons para triagem rápida, mas não são os mais precisos para confirmar febre.

Então, respondendo direto:

• Mais preciso: digital

• Mais prático: infravermelho

• Ideal: ter os dois, se possível

Sobre marcas, vejo muita gente confiar em:

• G-Tech → bom custo-benefício

• Omron → mais preciso e confiável

• Incoterm → intermediário com boa reputação

Eu uso o G-tech, funciona melhor com os meus filhos.

Se for escolher só um, eu iria de digital para garantir precisão.

6 curtidas

Eu uso um Omron digital e nunca tive problema.

Prefiro confiar mais nele do que nos sem contato.

5 curtidas