Testei o primeiro monitor OLED 500Hz do mundo: O que achei?

Desde que resolvi melhorar meu setup para jogar no nível mais alto, fiquei curioso com o Samsung Odyssey OLED G6 500Hz. O que eu queria era um monitor rápido, com boa fidelidade de cores e que não me deixasse na mão em jogos competitivos. Testei esse modelo por algumas semanas e vou deixar aqui minhas impressões.

Pontos Fracos

• O preço é bem salgado no Brasil
  • Precisa de uma placa de vídeo muito forte para chegar perto dos 500Hz
  • Brilho máximo de 1.000 nits, que é bom, mas já tem concorrente entregando mais
  • Mesmo com proteção contra burn-in, é algo que sempre preocupa em OLED

Pontos Fortes

• Painel QD-OLED de 27" com cores validadas pela PANTONE
  • Taxa de atualização de 500Hz
  • Resposta quase instantânea: 0.03ms GTG
  • HDR certificado (VESA True Black 500)
  • Compatível com NVIDIA G-Sync
  • Revestimento Glare Free que reduz reflexo
  • Sistema de proteção contra burn-in (OLED Safeguard+)
  • Estrutura em metal com design fino e bonito
  • Iluminação traseira CoreSync, que sincroniza com o conteúdo da tela

Experiência de Uso

Em jogos competitivos, a diferença é clara. A fluidez é absurda, cada movimento é liso, sem tearing ou ghosting. Em CS e Valorant, por exemplo, senti claramente mais precisão na mira.

Outro ponto forte é a imagem. O contraste dos OLEDs é muito bom, os pretos são profundos e as cores ficam muito naturais.

Agora, tem que ser realista: não adianta pegar esse monitor sem ter uma máquina de ponta. Para usar 500Hz de verdade, só com as GPUs mais novas e potentes.

Avaliação Final

O Odyssey OLED G6 500Hz é um dos monitores mais impressionantes que já testei. Ele cumpre o que promete: velocidade absurda, imagem de alto nível e recursos para proteger a tela.

Não é barato, e também não é prático para qualquer tipo de uso. Mas se a ideia é ter o melhor para jogar competitivo e aproveitar tudo que a tecnologia atual pode oferecer, vale muito a pena.

Tabela de Especificações

Característica Detalhe
Modelo Odyssey OLED G6
Tela QD-OLED, 27"
Taxa de atualização 500Hz
Tempo de resposta 0.03ms GTG
Brilho máximo 1.000 nits
HDR VESA DisplayHDR True Black 500
Cores 2.100+ cores e 110 tons de pele (validação PANTONE)
Sincronização NVIDIA G-Sync
Extras Glare Free, CoreSync RGB
Proteção Safeguard+, Modulação Térmica, protetor de tela
Estrutura Slim Metal
Ajustes Inclinação
Peso ~6 kg
Preço R$ 7.409 à vista / R$ 7.798 parcelado

Notas por critério

Critério Nota (0 a 10)
Fluidez 10
Imagem 9
Cores/HDR 9
Ergonomia 7
Proteção burn-in 9
Silêncio 8
Recursos extras 9
Design 9
Custo-benefício 7

Nota final: 8,5/10

Fluidez

Esse é o ponto mais forte. Os 500Hz combinados com 0.03ms de resposta entregam uma sensação de jogo que nenhum outro monitor que já testei conseguiu oferecer. Em jogos competitivos, a diferença é nítida.

Imagem

O painel QD-OLED tem contraste incrível e uma nitidez que impressiona. O único porém é o brilho máximo de 1.000 nits, que é bom, mas já existe concorrente oferecendo números bem mais altos no mercado.

Cores e HDR

A validação PANTONE e o HDR True Black 500 permitem que os tons de pele e gradientes, por exemplo, ficam muito naturais, e os pretos profundos fazem diferença em qualquer jogo ou filme.

Ergonomia

O monitor conta com um suporte ergonômico para inclinação, que ajuda a ajustar o ângulo da tela de acordo com a posição de uso.

Proteção contra burn-in

A Samsung fez um bom trabalho com o Safeguard+ e a modulação térmica. Essas soluções reduzem bastante a chance de burn-in, embora a preocupação nunca desapareça totalmente em OLEDs.

Silêncio

O sistema de resfriamento é eficiente e praticamente inaudível. Não notei barulhos que atrapalhassem a experiência, mesmo em sessões longas de uso.

Recursos extras

A iluminação CoreSync é um detalhe que acrescenta bastante imersão, sincronizando as cores com o que aparece na tela. É estético, mas dá um toque a mais.

Design

O acabamento metálico deixa o monitor bem estético. O visual slim combina bem com setups modernos e reforça que se trata de um produto topo de linha.

Custo-benefício

Não é um monitor acessível. Ele faz sentido para quem realmente vai explorar os 500Hz e aproveitar cada recurso. Para uso casual, o investimento não compensa.

Onde comprar?

O Monitor Samsung Odyssey OLED G6 500Hz está disponível em diversas lojas online confiáveis, com diferentes condições de pagamento e frete. Confira algumas opções:

• Samsung Brasil – Preço sugerido de R$ 7.409,00 à vista ou R$ 7.798,95 em 18x sem juros; site oficial, garantia da fabricante.
  • Amazon Brasil – Verifique preço, disponibilidade e opção de frete para sua região.
  • Mercado Livre – Ideal para comparar preços entre vendedores, garantia de reputação e leitura de avaliações de quem já comprou.
  • Magazine Luiza – Oferta de monitores da linha G6, com condições variadas de parcelamento e entrega.

Se você joga casualmente, esse monitor pode ser um exagero. Mas se a ideia é ter o máximo em velocidade e qualidade de imagem, o Odyssey G6 500Hz é simplesmente incrível.

11 curtidas

Cara, esse monitor parece um sonho pra quem joga competitivo. Só de imaginar CS rodando a 500Hz já arrepia.

Mas confesso que esse preço aqui no Brasil é puxado demais, dá pra montar quase um PC inteiro só com esse valor.

4 curtidas

Eu testei um G8 mais antigo e já achei incrível o contraste do OLED. Imagino esse G6 com 500Hz, deve ser surreal.

Só que concordo contigo: sem uma RTX 4090 ou equivalente, não dá pra chegar perto desse refresh rate.

5 curtidas

Esse revestimento Glare Free me chamou atenção. Tenho janela atrás do setup e reflexo sempre foi um problema com monitores glossy.

Se realmente entrega o que promete, já é um baita diferencial.

7 curtidas

Achei legal a Samsung ter colocado tantas proteções contra burn-in. Eu tinha receio em pegar OLED por conta disso, mas parece que eles estão conseguindo contornar bem. Agora, se vai durar mesmo a longo prazo, só o tempo vai dizer.

4 curtidas

Sinceramente? Pra mim é overkill. Eu jogo casualmente e acho que um 240Hz já atende de sobra.

Esse modelo é só pra quem realmente vive de competitivo ou faz questão de ter o topo da tecnologia.

5 curtidas