Vale a pena blindar um carro popular?

Moro em capital e penso em blindagem, mas o custo é alto. Para carros mais simples, compensa mesmo?

16 curtidas

Eu também já pensei muito nisso porque moro em capital. Hoje a blindagem mais comum é a nível III-A, que protege contra armas curtas como pistolas 9 mm e revólveres .44, que são justamente as mais usadas em assaltos urbanos.

O problema é o custo. Pelo que pesquisei quando cogitei fazer, blindar um carro popular costuma ficar entre uns 65 e 90 mil reais, dependendo do projeto e da empresa.

Na minha visão, vale a pena se você roda muito em áreas de risco ou trabalha com algo que te expõe. Agora, se o carro é muito simples, às vezes a blindagem acaba custando quase metade do valor do veículo. Aí já começa a ficar difícil justificar financeiramente.

17 curtidas

Eu pensei nisso recentemente também. No fim das contas, cheguei à conclusão de que depende muito do seu uso do carro. Algumas coisas que levei em consideração:

• Blindagem de carro popular costuma ficar na faixa de 65 mil a 90 mil reais;

• O nível mais comum é o III-A, que protege contra pistolas e revólveres;

• O carro fica mais pesado, então consumo e desempenho pioram;

• Pode afetar revenda e manutenção.

Se você mora em capital e pega trânsito todo dia, talvez compense pela segurança. Mas se o carro vale 70 mil e a blindagem custa quase isso, eu pessoalmente pensaria duas vezes.

15 curtidas

Vou falar da minha experiência. Eu tenho um carro popular e acabei blindando depois de um susto num semáforo. A sensação de segurança realmente muda bastante, principalmente em cidade grande.

Mas também tem os lados negativos: o carro fica mais pesado, o consumo aumenta e a manutenção pode subir. Além disso, o investimento é alto, porque hoje em dia a maioria das blindagens nível III-A fica entre 80 e 150 mil dependendo do carro.

Então, para mim valeu porque uso o carro todos os dias e rodo muito em bairros complicados. Mas se você usa pouco ou só em regiões mais tranquilas, talvez seja melhor investir em seguro e direção defensiva.

14 curtidas

Cara, vou ser sincero: eu já fiz as contas várias vezes e sempre fico meio dividido. Blindar carro popular às vezes parece tipo colocar um cofre dentro de um guarda-chuva. Não estou dizendo que não vale, porque segurança não tem preço.

Só que tem casos em que a blindagem acaba custando quase o valor do próprio carro. Enfim, vou deixar esse vídeo aqui, acho que pode te ajudar a decidir:

13 curtidas

Eu estava pesquisando blindagem também e cheguei exatamente na mesma dúvida que você. Pelo que vi em várias empresas de blindagem, o preço para carros compactos costuma começar ali perto de uns 60 mil a 90 mil reais, dependendo muito do projeto, do tipo de material e da marca da blindadora.

Uma coisa que me ajudou a entender melhor foi olhar os tipos de blindagem e níveis de proteção, porque muita gente fala de blindagem como se fosse tudo igual, mas na prática existem diferenças importantes:

Tipo de blindagem Nível de proteção Características principais
Nível II Baixo Proteção contra armas de menor calibre, hoje é pouco utilizada em carros civis
Nível III-A Alto Protege contra pistolas 9 mm e revólver .44, padrão mais comum em carros de uso urbano
Nível III Muito alto Proteção contra armas longas como fuzis, normalmente usada em veículos especiais
Blindagem parcial Variável Proteção aplicada apenas em partes do carro, como portas e vidros
Blindagem completa III-A ou superior Estrutura completa com aço balístico, aramida e vidros multilaminados

Depois que entendi isso, comecei a pensar mais no custo-benefício. Para quem mora em capital e pega trânsito todo dia, pode fazer sentido pela tranquilidade. Mas se o carro é muito simples e você não roda tanto em áreas de risco, talvez o investimento seja alto demais.

11 curtidas

Do ponto de vista técnico, a blindagem nível III-A é a escolha da grande maioria das pessoas porque oferece proteção contra praticamente todas as armas curtas usadas em crimes urbanos.

O custo varia bastante, mas em média um projeto desses pode ficar entre 70 mil e 120 mil reais, dependendo do veículo e dos materiais usados.

O que muita gente esquece é que blindagem não é só vidro: envolve aço balístico, aramidas como Kevlar e vidros multilaminados de cerca de 20 mm.

Por isso eu diria: em carro popular só vale a pena se você pretende ficar muitos anos com ele e realmente precisa do nível extra de proteção.

10 curtidas

Eu moro em São Paulo e vejo muita gente com carro blindado, inclusive hatch compacto. Na prática, a decisão costuma ser mais emocional do que financeira. Blindagem de carro popular hoje gira mais ou menos entre 65 mil e 90 mil reais, dependendo do projeto.

Dá uma olhada nesse vídeo aqui, pode te ajudar a entender melhor se compensa ou não:

8 curtidas

Passei por essa mesma dúvida ano passado e acabei pesquisando bastante antes de decidir. Na prática, acho que vale analisar alguns pontos antes de pensar em blindar um carro popular:

• Custo da blindagem: geralmente fica entre 60 mil e mais de 100 mil, dependendo da empresa e do projeto;

• Peso adicional: o carro pode ganhar mais de 150 kg, o que afeta consumo e desempenho;

• Manutenção: suspensão, freios e pneus podem desgastar mais rápido;

• Uso diário: para quem roda muito em cidade grande, a sensação de segurança pode compensar;

• Valor do carro: às vezes a blindagem chega a custar metade do valor do veículo.

No meu caso, acabei decidindo não fazer porque o carro era simples e eu não pretendia ficar com ele muitos anos. Mas conheço gente que blindou hatch compacto e diz que não abre mão depois que acostuma.

7 curtidas

Olha, eu também já me fiz exatamente essa pergunta. Moro em capital e passo bastante tempo no trânsito, então segurança sempre fica na cabeça. Só que quando comecei a pesquisar a fundo, percebi que blindagem não é só pagar e pronto. Tem todo o impacto no carro depois.

Além do investimento inicial alto, o veículo fica mais pesado e isso afeta consumo, desgaste de suspensão e até desempenho. Em carros populares isso aparece mais ainda, porque o motor geralmente não foi projetado pensando em carregar todo aquele peso extra.

Então, na minha opinião, vale a pena se você realmente sente necessidade por segurança ou se vive em áreas mais complicadas. Mas se a ideia é só “prevenir por via das dúvidas”, talvez o custo não se justifique tanto em um carro mais simples.

6 curtidas

Eu já pensei nisso também. O problema é que blindagem hoje pode custar 70 mil a 90 mil reais, o que acaba sendo muito para um carro popular. Em alguns casos, a blindagem chega perto de metade do valor do veículo.

Por isso comecei a pensar em outra coisa: às vezes vale mais trocar de carro. Inclusive muita gente acaba se perguntando qual SUV compacto tem o melhor custo-benefício hoje antes de decidir investir numa blindagem. Dependendo do caso, pode ser um investimento mais equilibrado.

5 curtidas