Sempre ouço falar muito bem da tinta Lukscolor, mas fico em dúvida se ela realmente é boa. Podem me ajudar dando suas experiências?
Eu trabalho com pintura há mais de 15 anos e já testei praticamente todas as marcas do mercado. A Lukscolor é uma das que mais me agradam em termos de acabamento e uniformidade da cor.
Ela espalha bem, cobre em duas demãos tranquilamente e não “puxa” tanto o rolo como algumas outras.
Prós que eu destaco:
-
Rendimento muito bom;
-
Seca rápido;
-
Não mancha com facilidade.
Contras:
-
O preço subiu nos últimos tempos;
-
Em paredes muito escuras, às vezes precisa de uma demão extra.
No geral, vale o investimento, especialmente se você quer durabilidade e um resultado mais profissional.
Olha, eu uso Lukscolor em vários projetos há anos e posso dizer que é uma marca muito confiável, principalmente nas linhas Premium e Fosco Total. A cobertura é ótima e o rendimento costuma ser fiel ao que vem na embalagem.
O que eu mais gosto é que ela não tem cheiro forte e seca rápido, o que facilita bastante quando o cliente precisa usar o ambiente logo em seguida.
Só deixo uma dica: a qualidade pode variar um pouco dependendo da cor e da base (fosca, acetinada ou semibrilho).
Aliás, antes de escolher, recomendo dar uma olhada também nas piores marcas de tinta de parede, porque tem umas que realmente não compensam o investimento.
Eu pintei minha sala e o quarto do meu filho com Lukscolor e adorei o resultado! A cor ficou exatamente como na amostra, e o cheiro não incomodou quase nada.
Achei que rendeu bem, e o acabamento ficou super uniforme.
Comparando com outras marcas que já usei, diria que está no mesmo nível da Coral, só que com um custo-benefício melhor.
Pra quem tá pesquisando, vi esse vídeo no YouTube com um teste comparativo de várias marcas, inclusive Lukscolor:
Vale assistir antes de decidir!
Gente, eu tive uma experiência muito positiva com a Lukscolor. Usei no quarto e no corredor, duas áreas de grande circulação.
O acabamento ficou lindo e a limpeza é super prática — basta um pano úmido, e a cor não sai.
Uma amiga minha usou uma marca diferente e o resultado foi desastroso, a parede ficou manchada em poucos meses.
A tinta Lukscolor é boa mesmo?
Sim, e eu posso afirmar isso com base em vários projetos que acompanhei.
A Lukscolor é uma marca nacional com um padrão de qualidade alto, que segue as normas da ABNT NBR 15079, voltadas para tintas imobiliárias à base de resina acrílica.
Essa norma avalia itens como aderência, cobertura, lavabilidade e resistência à alcalinidade, e a Lukscolor costuma ter bons resultados em todos esses critérios.
Cobertura e rendimento
Uma das maiores vantagens da marca é a uniformidade na aplicação. Ela cobre bem com duas demãos e, em paredes mais claras, muitas vezes apenas uma já resolve.
O rendimento médio é de 300 a 350 m² por lata de 18 litros (dependendo da linha e da superfície), o que é muito competitivo quando comparado a Suvinil ou Coral.
Além disso, o tempo de secagem é rápido, cerca de 30 minutos ao toque e 4 horas para uma segunda demão, o que agiliza bastante a obra.
Linhas e indicações
A Lukscolor tem várias linhas específicas, e escolher a ideal faz toda diferença no resultado final.
Veja este resumo prático:
| Linha | Tipo | Indicação | Principais benefícios |
|---|---|---|---|
| Lukscolor Premium Fosco Total | Acrílica | Quartos e salas | Disfarça imperfeições, toque aveludado |
| Lukscolor Super Lavável | Acrílica Premium | Áreas de grande circulação | Resiste a limpeza frequente sem manchar |
| Lukscolor Semibrilho | Acrílica | Cozinhas e banheiros | Alta resistência à umidade |
| Lukscolor Fachada | Acrílica com silicone | Áreas externas | Protege contra sol e chuva, evita mofo e bolor |
Durabilidade e resistência
Em obras residenciais e comerciais que acompanhei, a Lukscolor se mostrou muito estável ao longo do tempo.
Em um condomínio que pintamos há dois anos, usando a linha Lukscolor Fachada, o tom permaneceu praticamente inalterado, sem desbotamento visível e com ótima resistência à umidade e poluição.
O filme da tinta não craquela, não descasca e tem boa resistência à abrasão leve, o que é essencial para locais com tráfego de pessoas.
Comparativo técnico
Em testes de laboratório que já vi divulgados (não oficiais, mas bem conduzidos por profissionais da área), a Lukscolor apresentou resultados semelhantes a marcas como Coral e Suvinil, principalmente nas linhas Premium.
A diferença costuma estar no preço, já que a Lukscolor tende a ser um pouco mais acessível, mantendo qualidade semelhante.
Custo-benefício
De forma geral, é uma tinta que vale cada centavo, especialmente para quem busca equilíbrio entre qualidade e preço.
O único ponto de atenção é que em paredes muito escuras pode ser necessário aplicar uma demão extra para atingir a cobertura ideal, o que é comum, aliás, com qualquer tinta de cor intensa.
Eu diria que a Lukscolor é boa, mas não perfeita. A cobertura é ótima e a aplicação é fácil, mas o preço anda um pouco salgado.
A durabilidade me impressionou: pintei minha área externa há 2 anos e ainda parece nova.
A única coisa que eu mudaria seria o acabamento — o acetinado às vezes reflete mais luz do que eu gostaria.
Mas, sinceramente, voltaria a comprar sem problema.
Se você quiser comparar com outras opções do mercado, tem fóruns aqui mesmo discutindo Suvinil, Coral e Eucatex, vale dar uma olhada pra decidir com mais segurança.