Gosto de café forte, mas também me preocupo com o sabor. Qual marca vocês acham que tem o melhor custo-benefício?
Pra mim, o 3 Corações é o mais equilibrado. Sempre achei o Pilão muito forte, quase amargo demais, e o Melitta tem um aroma bom, mas o gosto, no final, não me agrada tanto.
Já o 3 Corações eu consigo tomar puro, sem açúcar, o que é raro pra mim. Acho que eles conseguiram achar um ponto de torra que realça o sabor do café sem pesar.
Aqui em casa, quando compro outra marca, a galera reclama. Então, virou tradição.
Olha, eu sou bem fã de café e já provei várias marcas. Na minha opinião, o Pilão ainda é o mais encorpado, com aquele sabor forte de café de padaria.
Mas confesso que o 3 Corações tem evoluído muito. O tradicional deles é bom, mas quando comprei o Gourmet, me surpreendi.
Achei mais suave e com um gosto menos artificial. Já o Melitta, pra mim, é o mais fraco dos três, parece aguado dependendo do preparo. Mas claro, tudo depende do gosto da pessoa, né?
Sinceramente? Eu acho que o 3 Corações ganhou mais nome por causa da propaganda e da variedade de cápsulas.
Mas o café coado deles, na minha opinião, não bate o Pilão no sabor. O Pilão tem aquele gosto de café forte de vó, que acorda mesmo.
O 3 Corações tem um gosto mais suave, parece que quer agradar a todo mundo, mas perde personalidade. E o Melitta é um meio-termo, bom pro dia a dia, mas não marca.
Gente como saber se o café é de qualidade?
Aqui em casa a gente só usa 3 Corações. Já testei Melitta, que achei até bom, mas nada memorável.
O Pilão, pra mim, é um café que dá dor de estômago de tão forte. O que gosto no 3 Corações é que mesmo o café mais simples deles, tipo o Tradicional ou o Extra Forte, ainda tem um sabor redondo, que não amarga.
Além disso, gosto de saber que a marca investe em cafés especiais e tem opções orgânicas. Acho que isso conta também.
Pra mim, escolher um bom café começa na origem dos grãos. Eu gosto de procurar cafés que mostrem a fazenda ou a região onde foram produzidos.
Geralmente, quanto mais específico, mais cuidado eles tiveram no processo. Já tomei um café do Sul de Minas que vinha com nota sensorial no rótulo dizia que tinha “toque de caramelo e frutas vermelhas”.
Confesso que achei meio frescura no começo, mas quando preparei no coador, veio aquele aroma doce e diferente… não era invenção, não!
Desde então, aprendi que café vai muito além do “forte ou fraco”. Hoje, dou preferência aos que são 100% arábica, torrados recentemente, e que vêm em embalagem com válvula. Ah, e se puder moer na hora, melhor ainda. Faz toda a diferença.
O que me ajudou muito a escolher um bom café foi entender o que eu gosto de verdade. Durante anos, achei que café bom era o “mais forte”, mas era só amargor.
Um dia, tomei um café especial numa cafeteria em BH e minha cabeça virou. Era suave, sem amargor, mas cheio de sabor.
Desde então, comecei a observar o tipo de torra (hoje prefiro a torra média), o método de preparo (uso prensa francesa em casa), e sempre que posso, compro café em grão. Eu também passo longe de cafés que não mostram quando foram torrados.
Se só vem a validade, já fico com um pé atrás. E olha, depois que comecei a usar balança e cronômetro, o sabor ficou ainda melhor. Café bom, pra mim, é aquele que respeita o grão e isso começa pela escolha.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interressar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de máquina de café espresso: DeLonghi ou Breville?
- Qual a melhor marca de máquina de café?
- Que máquina de café expresso tem o melhor custo-benefício?
- Nespresso ou Keurig são marcas boas de café em capsula?
- Qual a melhor marca de café em grãos?
- Quais são as melhores marcas de café?
- Qual a melhor marca de café?
- Qual é a melhor marca de café em cápsula?
- Qual é a melhor marca de café em pó?
Eu sou viciado em café desde a faculdade, mas só recentemente comecei a prestar atenção no que tava bebendo. Antes era tudo Pilão e pronto. Mas aí ganhei um pacote de café artesanal de presente e foi um outro nível.
O que mudou pra mim foi entender que o café bom não é necessariamente o mais amargo. Aliás, descobri que gosto de cafés com acidez mais evidente e notas frutadas, que antes eu nem sabia que existiam.
Hoje, escolho cafés com selo de café especial, olho a pontuação na BSCA (acima de 80 já é show), e dou preferência aos que informam ano da colheita e tipo de processo (via úmida, natural, etc). Pode parecer frescura no começo, mas o sabor final compensa. Não volto mais pros tradicionais não.
Eu vou muito pelo aroma. Quando compro café, sempre tento sentir o cheiro antes (quando dá, claro). Já acertei cafés maravilhosos assim.
Outra coisa que aprendi: nem todo café escuro é bom. Às vezes é torrado demais pra mascarar defeito. E outra: café barato demais é sempre um sinal de alerta.
Hoje eu invisto um pouco mais, compro de marcas que trabalham com pequenos produtores e sempre busco informações claras no rótulo.
Tipo: data da torra, origem do grão, se é blend ou microlote. A diferença no sabor é gritante. E um detalhe: guardar bem o café também faz parte. Uso pote hermético e deixo fora da luz. Café bom estraga rápido se não for bem cuidado.