Arranhador vertical ou horizontal: o que os gatos preferem?

Quero comprar um arranhador, mas não sei se meu gato vai usar. Existe tipo que eles costumam preferir?

7 curtidas

Olha, eu também fiquei com esse mesmo receio antes de comprar o primeiro arranhador aqui pra casa. Meu gato era super imprevisível, então eu achava que ele ia ignorar totalmente.

Mas pesquisando bastante e testando na prática, percebi que o formato faz toda a diferença. Aqui, por exemplo, o arranhador que ele mais ama é o de papelão ondulado, no chão mesmo.

Eu tentei um em formato de poste, bem alto e bonito, mas ele nem deu bola. A dica que eu te dou é: se for o primeiro, tenta um mais baixo e de papelão, que tem cheiro e textura que muitos gatos curtem.

E também vale colocar um pouco de catnip pra estimular. Aqui foi sucesso total depois disso!

5 curtidas

Eu tinha esse medo também e quase desisti de comprar. Mas fui convencida por uma amiga que entende bastante de comportamento felino, e ela me explicou que os gatos têm preferências individuais, mas muitos curtem os arranhadores verticais, que simulam o tronco de uma árvore.

Comprei um modelo com base firme e revestimento de sisal que é aquela corda grossa, sabe? No começo ele só cheirava, nem arranhava.

Mas aí um dia ele resolveu testar e… pronto, virou o território dele! Hoje ele nem chega perto do sofá, só usa o arranhador. Acho que o segredo é insistir um pouco, mostrar pra ele, brincar perto, e respeitar o tempo do gato.

5 curtidas

Comprei três tipos diferentes antes de acertar. Primeiro comprei um de chão, tipo caminha com papelão ele ignorou.

Depois tentei um de pelúcia, com brinquedinho pendurado ele só deitou em cima. Aí fui numa loja e a moça me mostrou um totem grande de sisal, bem firme, alto o suficiente pra ele se esticar. Aí sim, foi amor à primeira unha.

Ele passou a arranhar aquilo o dia todo! O que aprendi é que o arranhador tem que ter estabilidade e permitir que o gato se estique, porque muitos gostam disso. E outra: tem que ficar num lugar onde ele passa bastante tempo, senão não adianta.

7 curtidas

Gente esses brinquedos são seguros?

4 curtidas

Sabe o que funcionou aqui em casa? Observar onde ele arranhava naturalmente. O meu adorava o tapete e o braço do sofá.

Aí comprei um arranhador de papelão e posicionei bem ali, no lugar onde ele já tinha mania de arranhar.

Deu super certo! Depois que ele se acostumou, fui mudando o lugar aos poucos. Acho que não tem uma regra universal, mas entender o comportamento do seu gato é o primeiro passo.

Outra coisa: arranhadores com cheiro natural de papelão ou corda costumam chamar mais atenção do que os super coloridos, cheios de pelúcia. Menos é mais com gato, viu?

5 curtidas

Passei por isso recentemente! Comprei um arranhador todo chique, cheio de andares, túnel e pelúcia. Achei que ia arrasar… e ele nem olhou.

Depois descobri que ele gosta de arranhar horizontalmente, então o que funcionou foi uma simples placa de papelão com catnip em cima.

Acho que às vezes a gente compra pelo visual, mas gato é prático. Hoje tenho dois tipos: um de papelão no chão e outro de sisal vertical, e ele usa os dois.

Minha dica é começar pelo mais simples e barato, tipo os de papelão achatados, e ficar de olho no que ele prefere: altura, textura, posição…

4 curtidas

Eu também fiquei meio receosa no começo quando vi aqueles arranhadores e torres altas pra gatos. A minha gata, a Jujuba, é super curiosa e se joga de qualquer lugar, então imaginei que esses brinquedos poderiam ser perigosos.

Mas depois de pesquisar bastante e conversar com a veterinária dela, percebi que a questão é a estabilidade. Comprei um brinquedo vertical que tem boa base, bem firme mesmo, e prendi ele na parede com suporte.

Desde então, virou o lugar preferido dela! Ela sobe, desce, dorme lá em cima… e o melhor: sem nenhum acidente.

Claro que eu supervisiono no começo, mas depois que vi que ela dominou o brinquedo, fiquei mais tranquila. Então assim, se for bem instalado e estável, é super seguro sim.

5 curtidas

Tenho três gatos aqui em casa e posso te garantir que brinquedo vertical foi a melhor compra que já fiz. No início, confesso que tive medo deles caírem, principalmente porque um deles é meio estabanado.

Mas eu aprendi que o segredo está em escolher um modelo de qualidade. Tem uns por aí que são meio bambos, sabe?

Aqueles eu evito totalmente. Comprei uma torre de madeira robusta, com base larga e prendi na parede com buchas.

E mais: posicionei ela num canto onde, se rolasse um pulo errado, teria sofá e almofadas perto. Resultado: eles amam e nunca aconteceu nada de errado.

Então na minha experiência, brinquedos verticais são seguros desde que você pense na segurança na hora da montagem e escolha materiais bons.

4 curtidas

Na minha casa, tudo é adaptado pra minha gata, a Lili. Quando comecei a montar o “ambiente vertical” dela, pesquisei muito sobre segurança.

Vi relatos de gatos que caíram de móveis altos porque os donos colocaram prateleiras mal fixadas ou torres instáveis.

Então levei isso a sério: comprei uma estrutura que já vinha com instruções pra fixar na parede, e pedi ajuda pra um amigo marceneiro. Ficou perfeito!

Além de segura, ficou linda na sala. A Lili adora e gasta muita energia subindo e descendo. E sabe o que notei? Ela ficou até mais calma.

Brinquedo vertical, quando bem pensado, é não só seguro, mas também excelente pro bem-estar do gato.

5 curtidas

Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Eu tinha medo, de verdade. Meu gato é meio pesado (12 quilos!) e pensei: “se ele subir num brinquedo vertical e esse negócio tombar, pronto, já era.”

Aí fui atrás de um que aguenta até 20 kg por plataforma, com madeira forte e base larga. Além disso, fixei com fita adesiva de alta resistência na parede, e até agora (mais de um ano depois), zero problemas.

Ele dorme lá em cima todo dia. Também fico de olho se tem alguma peça solta, mas até hoje tá firme como novo.

Então sim, é seguro, mas exige responsabilidade na escolha do produto e manutenção. Não dá pra confiar em qualquer coisa barata que aparece por aí.

5 curtidas

Eu amo enriquecer o ambiente dos meus gatos e os brinquedos verticais são uma das minhas paixões.

No começo, morria de medo de eles se machucarem, mas fui entendendo que o medo vinha mais da minha falta de conhecimento.

Hoje, eu mesma instalo tudo: prateleiras, pontes, nichos. Só uso buchas e parafusos fortes e sempre testo a estabilidade antes deles subirem.

Já vi algumas quedas? Sim. Mas nada grave, e sempre foi porque eu testei algo novo sem observar bem o comportamento deles. Agora sou mais atenta.

É seguro, sim, mas como tudo na vida com animais, você tem que conhecer o seu gato e respeitar os limites dele.

5 curtidas