Tô pensando em comprar uma casinha pro meu gato, mas não sei se ele vai se adaptar. Eles costumam preferir casinha fechada ou aberta?
Olha, aqui em casa eu também fiquei na dúvida quando resolvi comprar uma casinha pro meu gato, o Nico. No começo, eu achava que ele ia amar uma daquelas casinhas fechadas, tipo toquinha mesmo, com uma entradinha só, bem aconchegante.
Comprei uma super bonita, com tecido felpudo por dentro… resultado? Ele ignorou solenemente por uns bons dias.
Depois percebi que ele gostava mais de se esparramar em lugares onde ele conseguia ver tudo ao redor, tipo em cima do sofá ou no tapete da sala.
Então troquei por uma caminha mais aberta, tipo almofadinha com bordas. Aí sim ele começou a usar direto! Acho que vai muito do perfil do gato, sabe?
Se o seu é mais tímido e gosta de se esconder, talvez a fechada funcione. Mas se ele for mais curioso e sociável, pode ser que a aberta agrade mais.
Eu também tive esse dilema com a minha gata, a Filó. Ela sempre foi meio arisca, então imaginei que ela ia gostar de um cantinho mais fechado, que desse sensação de segurança.
E não deu outra! Comprei uma casinha tipo iglu e ela simplesmente adotou como o lugar favorito da casa.
Ela se enfia lá dentro e só sai pra comer e brincar. Inclusive, quando tem visita em casa, é pra lá que ela corre.
Então eu diria que, se o seu gato é mais reservado, vale muito apostar numa casinha fechada. Mas tem que observar o comportamento dele. Gato é cheio de personalidade, né?
Aqui em casa, a história foi meio engraçada. Comprei uma casinha linda, fechadinha, com janelinhas laterais e tudo. Achei que o Biscoito ia amar! Mas ele simplesmente usou como apoio pra deitar em cima.
Aí fui pesquisar e vi que muitos gatos preferem superfícies mais firmes, planas e abertas, porque eles conseguem se sentir no controle do ambiente.
Então improvisei uma caminha aberta com uma almofada mais baixa e pronto, foi amor à primeira deitada! Eu diria que vale a pena testar os dois estilos ou ver onde ele costuma dormir naturalmente. Isso ajuda muito a entender o que ele prefere.
No meu caso, eu montei um cantinho misto pra minha gata, a Mimosa. Fiz uma caminha aberta com mantinha e, ao lado, coloquei uma caixa de papelão com uma entrada cortada, tipo toca. Adivinha onde ela passa a maior parte do tempo?
Na caixa! Ela adora se esconder e se sentir “protegida”. Então depois disso, comprei uma casinha fechada, parecida com a caixa, e ela amou.
Mas o engraçado é que, nos dias de calor, ela prefere ficar mais estirada na caminha aberta. Acho que muda de acordo com o clima também. Ter opções diferentes ajuda muito!
Galera comedouro pra gatinhos é melhor normal ou de cêramica?
Tive essa dúvida quando adotei meu gato, o Fubá. No começo, ele dormia em qualquer lugar: em cima da geladeira, no cesto de roupa, até no meu colo.
Mas quando eu trouxe uma casinha fechada, ele ficou meio desconfiado. Demorou uns dias pra entrar.
Então coloquei dentro dela uma manta que ele já usava e deixei ela num lugar mais tranquilo da casa. Aí ele começou a usar.
Hoje em dia, é o cantinho preferido dele, especialmente nos dias mais frios. Então, se o seu gato for meio desconfiado, talvez ele precise de um tempo pra se adaptar. Mas não quer dizer que ele não vá gostar.
Eu passei exatamente por isso! Fiquei horas olhando modelos de casinha, e no fim comprei uma semiaberta, com uma cobertura tipo tendinha.
A minha gata, a Lua, é muito independente e gosta de observar tudo. Então uma casinha muito fechada ia deixar ela agoniada, tenho certeza.
Essa que comprei tem uma proteção em cima, mas os lados são bem abertos, então ela se sente “segura”, mas ainda assim consegue ver o ambiente.
Se você ainda tá na dúvida, recomendo começar por uma dessas intermediárias. Aí dá pra ir entendendo o que o seu gato curte mais.
Olha, eu usei comedouro de plástico por muito tempo porque era mais barato e fácil de encontrar. Só que comecei a reparar que o meu gato vivia com umas espinhas no queixo, tipo acne felina mesmo, sabe?
A veterinária comentou que podia ser o plástico acumulando bactérias. Troquei pro de cerâmica meio sem acreditar muito, mas foi batata: em pouco tempo, sumiu tudo.
Além disso, é bem mais fácil de limpar e não fica aquele cheiro esquisito. A única coisa é que tem que tomar cuidado pra não quebrar, mas fora isso, pra mim valeu muito a pena o investimento.
Eu sei que muita gente defende os comedouros de cerâmica, e até entendo os motivos, mas aqui em casa a gente continua usando o tradicional de plástico e tá tudo bem.
Lavo direitinho todo dia com água quente e detergente neutro, deixo secar ao sol, e nunca vi o meu gato ter reação nenhuma.
Ele come bem, não tem acne no queixo, e parece confortável. Acho que depende muito da rotina de higiene que a pessoa tem com o comedouro.
Se for preguiçoso pra limpar, talvez seja melhor o de cerâmica mesmo. Mas por aqui, o de plástico resolve.
Comprei um comedouro de cerâmica mais alto e me surpreendi. O meu gato é meio velhinho e estava comendo com uma certa dificuldade, meio de lado, como se estivesse desconfortável.
Li que quando o potinho é muito baixo, eles fazem muita pressão no pescoço e isso pode incomodar. Troquei por um de cerâmica elevado e ele começou a comer mais devagar, mais tranquilo.
A cerâmica também mantém o alimento fresco por mais tempo, então pra ração úmida, que ele adora, foi uma maravilha. Achei que era frescura no começo, mas hoje vejo diferença real.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
Tentei entrar na onda dos comedouros de cerâmica e comprei um bem bonito, pesadinho, parecia ideal.
Só que tenho três gatos, e eles são do tipo que gostam de correr pela casa como se fosse uma maratona.
Resultado: derrubaram o potinho várias vezes, e em menos de seis meses eu já tinha quebrado três. Desisti.
Voltei pro comedouro normal de plástico reforçado, que não quebra e é mais leve. Se um dia eu morar num lugar mais tranquilo ou conseguir ensinar esses doidos a comer com calma, talvez eu tente de novo o de cerâmica, mas por enquanto, prefiro praticidade.
A primeira vez que vi os preços dos comedouros de cerâmica quase desisti. Mas aí comecei a perceber que o meu gato não tava muito feliz com os potinhos de plástico: comia meio de má vontade, deixava resto, e quando eu pegava o potinho, tava sempre meio oleoso.
Comprei um de cerâmica bonito, mais pesadinho, e até eu fiquei com vontade de comer ali (risos). Ele começou a comer tudo, parou de derrubar o potinho, e a ração parece que fica mais “fresquinha”, sabe? Sem aquele cheiro velho.
Hoje tenho dois, um pra ração seca e outro pra úmida. Achei que era só estética, mas faz diferença mesmo.