Sempre ouvi que jeans de verdade é Levi’s. Essa frase me acompanhou desde a adolescência, quando eu via meu pai falando com orgulho das calças Levi’s que ele usava na juventude. Mas hoje, depois de tantas marcas novas surgindo com propostas modernas, sustentáveis e cheias de estilo… será que a Levi’s ainda mantém o trono entre as melhores do mercado? Resolvi colocar à prova e compartilho aqui minhas impressões e experiências pessoais.
- Quais são as melhores marcas de jeans brasileiras baratas?
- Quais são as melhores marcas de jeans para revenda?
- Qual a melhor marca de jeans: Levi's ou Wrangler?
- Qual a melhor marca de jeans?
Minha história com a Levi’s: amor antigo?
Pra começar, preciso dizer: minha primeira Levi’s foi um investimento. Não foi barata. Mas quando vesti, senti algo diferente. O corte encaixou no meu corpo como poucas calças conseguiram até hoje. E o jeans? Aquele tecido encorpado, firme, mas que amacia com o uso, sabe? Não é aquele jeans que parece papelão, nem o que esgarça com três lavagens. Era o equilíbrio ideal.
Só que isso foi há uns 8 anos. Desde então, experimentei outras marcas — algumas ótimas, outras nem tanto. E claro, voltei a testar a Levi’s pra ver se ainda fazia jus à fama.
O que ainda faz da Levi’s uma referência?
A Levi’s tem pontos que continuam sendo destaque na minha opinião. Vamos por partes:
1. Modelagem certeira:
A marca tem cortes clássicos (como o 501) que atravessam gerações. Mas também inovou nos últimos anos, oferecendo opções mais ajustadas, cintura alta, mom jeans, wide leg… E o melhor: sem perder o caimento que valoriza o corpo.
2. Durabilidade:
Ainda é difícil bater a Levi’s nesse quesito. Tenho uma calça de 2017 que continua em ótimo estado. Só clareou um pouco, mas sem rasgar, abrir costura ou lacear demais.
3. Acabamento:
Botões firmes, costuras alinhadas, etiqueta com bom acabamento… São detalhes que mostram o cuidado da marca.
Onde ela perdeu espaço?
Apesar de tudo isso, nem tudo são flores. Eu sinto que nos últimos anos a Levi’s tem enfrentado concorrência pesada — e, em alguns pontos, ficou atrás. Olha só:
| Ponto avaliado | Levi’s | Outras marcas (Zara, Aramis, Reserva, etc.) |
|---|---|---|
| Preço | Mais elevado | Opções variadas (mais acessíveis) |
| Inovação em tecidos | Clássico, pouco elástico | Tecidos tecnológicos, toque mais macio |
| Sustentabilidade | Melhorou, mas discretamente | Algumas marcas mais engajadas |
| Ajuste moderno | Ótimo em modelos recentes | Algumas oferecem mais variedade para corpos finos |
- Quais são as melhores marcas de calça jeans masculina?
- As calças jeans da Colcci são bons?
- As calças da Zara vestem bem em homens mais magros?
- Qual marca tem as calças de sarja masculina mais confortáveis?
Vale a pena investir em uma Levi’s hoje?
Depende do que você valoriza mais. Se o foco for qualidade, durabilidade e tradição, a Levi’s ainda entrega um produto de altíssimo nível. Agora, se você busca algo com mais tendência, conforto imediato, ou está com o orçamento apertado, talvez outras marcas ofereçam um custo-benefício mais interessante.
Eu mesmo tenho usado Levi’s para ocasiões em que quero estar bem vestido com um jeans “de respeito”. Mas no dia a dia, às vezes opto por marcas nacionais com cortes mais modernos e preços mais em conta.
Minha dica pessoal pra quem quer comprar Levi’s
Se você está pensando em investir numa Levi’s, deixo aqui algumas sugestões:
- Experimente em loja física, se possível. A numeração pode variar de um modelo para outro.
- Prefira os modelos clássicos (501, 511, 512) se estiver comprando sua primeira.
- Fique de olho em promoções. No Brasil, o preço é mais salgado, mas dá pra achar boas ofertas em outlets ou em períodos como a Black Friday.
Pra mim, a Levi’s continua sendo referência em jeans, mas não é mais a única com esse título. O mercado se modernizou, e hoje temos muitas marcas fazendo bonito tanto em qualidade quanto em estilo. Mas se eu tiver que escolher uma calça jeans pra durar anos comigo, a Levi’s ainda está no topo da lista.